COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

domingo, 25 de outubro de 2009

A busca do pó facial perfeito


Raramente eu vejo alguma coisa em blogs sobre pós, mas pra mim é uma coisa importantíssima, porque pode transformar uma maquiagem bem feita com produtos legais em tragédia total, ou dar aquele acabamento perfeito.


E pra que serve o pó, afinal? Até onde eu sei, pra fixar a maquiagem e tirar o brilho. Às vezes, também pra colorir ou dar um pouco de cobertura. 

 

No meu caso, não gosto de usar o pó pra colorir, porque já é uma dificuldade enorme acertar a cor da base e do corretivo, e se o pó tiver cor também, fico bege ou mudo a cor da base/corretivo. Não acho isso bom, a menos que eu tenha que corrigir a cor. Às vezes acontece, especialmente quando uso um corretivo que fica muito claro. Aí é só mandar um pozinho um pouco só mais escuro, e pronto! Consertado!

 

Mas no geral, uso o pó pra fixar a base e o corretivo, dar aquela suavizada na pele, e tirar o brilho que às vezes fica, por causa do protetor solar ou de alguma base mais brilhenta que eu possa ter usado.

 

E aí vem a encrenca toda. Os pós, por mais que sejam super finos, costumam deixar a pele com aquele acabamento aveludado, ‘acamurçado’ (inventei uma palavra?). E de algum jeito eles acabam aderindo na pele, de modo que eu muitas vezes não consigo remover os excessos totalmente. Em outras palavras, fico com excesso de pó grudado na cara.

 

E daí? Isso não é bom? Bem... é bom, suponho, porque a idéia é exatamente essa: aderir e matificar, dando acabamento aveludado. Mas pra mim isso não é bom.

 

Como eu odeio maquiagem, minha história de descontentamento com pós é longa (e chata, então nem vou ficar contando rs). Resumindo é isso que eu falei aí acima: geralmente quase qualquer pó me deixa com a cara bege, aveludada demais ou fosca, ou tudo isso ao mesmo tempo, é isso é tudo que eu não quero. 

 

Sei que esses são os objetivos de muita gente ao usar os pós, mas principalmente com relação ao acabamento aveludado ou fosco-total, pra mim é a ruína da maquiagem. Porque pele é transparente, não é opaca! Pele reflete luz, não é fosca que nem um papel! Pele opaca ou fosca demais me dá nos nervos, fica super artificial, detesto!

 

Então, na tentativa de ter o resultado mais natural possível, pra fixar a maquiagem e tirar o brilho excessivo, recorro geralmente aos finishing veils, que fazem isso mais graciosamente.

 

Como nem sempre o resultado era exatamente o que eu queria, comecei a observar as composições dos pós e percebendo os ingredientes que estavam presentes nas fórmulas que eu gostava, e também dos que estavam presentes nas fórmulas que eu não gostava, e qual era o propósito específico de cada ingrediente.

 

Foi assim que eu saí misturando os ingredientes na medida que eu achava ideal pra mim (menos ou mais matificante, menos ou mais aderente, com maior ou menor cobertura, com cor ou sem cor, etc.). Consegui fazer um pó na medida exata que eu preciso: que tira o brilho sem matificar, que fixa a base sem grudar nela daquele jeito grotesco, que fica transparente na medida certa, que não deixa minha cara parecendo um pêssego (é, eu sei que ‘pele de pêssego’ é uma expressão utilizada pra se referir a uma pele bonita, mas eu nunca vi uma pele naturalmente bonita que tenha aspecto de casca de pêssego, com aqueles pelinhos esquisitos).

 

Na Coastal Scents tem pra vender vários ingredientes pra fazer sua própria fórmula, e pra pós acho especialmente fácil, já que é só misturar, não tem truque. Também no website, cada ingrediente tem descrições sobre eles, explicando pra que serve, como se usa, etc. Aí vocês podem fazer o que quiserem, na medida que precisam. ;) 

E eis o pó perfeito pra mim: tira o brilho 'oleoso' mas não tira o brilho natural da pele; dá acabamento na maquiagem sem parecer que estou usando pó; não tem cheiro; não tem cor; pode ser customizado pra mudar qualquer uma dessas características. :)

Também tem outra coisa super útil:  em vez de usar só depois da make, eu também posso usar esse pozinho junto com o protetor solar, misturando, e aí o protetor fica sequinho! Se eu nem quiser usar nada depois, o acabamento já fica ótimo. E olha eu to falando de protetor oleoso pra valer. Misturado com o pó, fica seco, mate mesmo. E se rola maquiagem depois, já serve como um primer, porque um dos ingredientes do pozinho é siliconado. 

Gente, tirar foto de pó, quando tudo que eu tentei almejar misturando esse pó foi a invisibilidade dele, é quase ridículo. rs Mas pra mostrar como ele fica misturado com o protetor solar, tirando o brilho, acho que dá pra ver.

Pra tentar mostrar melhor como ficaria numa pele oleosa, eu passei óleo nas costas da mão, antes. Ficou puro brilho oleoso em tudo. Aí na parte da esquerda (primeira foto) passei protetor solar fps 60, e na parte direita (segunda foto) passei o protetor misturado com o pó. Será que dá pra ver?

óleo por baixo e protetor, à esquerda da mão (clique pra ampliar)


óleo por baixo e protetor misturado com pó, à direita da mão (clique pra ampliar) 


E vocês? Como é o pó que usam? Pra que usam? Conseguem o efeito que pretendem, ou ainda estão procurando um pó ideal?



36 comentários:

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Uau, uma verdadeira engenheira química!
Vou contar um segredo: depois que li a descrição do pó antibrilho da linha Capricho da O Boticário, e que ele foi feito para meninas de 15 anos - idade das espinhas e hormônios a mil - resolvi arriscar.
Embora na questão de cor, O Boticário não seja o exemplo, o corretivo mais escuro é o ideal pra mim que nem sou morena jambo, não dá pra confiar.
Só que ele aparentemente é translúcido. Não sei se o resultado em você seria o que deseja, mas no geral eu me sinto e muito satisfeita com ele.
Tanto é que só almejo mudar para o sonho de consumo que é o Blot da MAC.
Que tal dar uma passada na loja e experimentar?
Eu estou feliz, ponto.
Beijocas!

Rose Varela disse... [Responder comentário]

Olha, Renata, te falo pq já testei, mas a não ser que vc esteja a uma distância menor que até 15 cm de uma pessoa, você não vê os pelinhos do rosto não =) E mesmo assim, tanto pessoas com pele "boa" como "ruim" tem eles, se bem que só dá pra ver bem quando a pessoa tá sem make.

Eu também tô apostando no pó anti-brilho da Capricho Cores, vi reviews por aí que falam muito bem dele, e ele é translúcido mesmo.

=**

Cris disse... [Responder comentário]

Quais ingredientes e proporção que você usa?
Beijos ;*

Renata disse... [Responder comentário]

Carlinha, passei na loja semana passada e experimentei esse pó que vc falou, e não fiquei feliz rs

Roselany, o caso é o seguinte: eu sou super crica com esse negócio de pele, e pra mim, invisível quer dizer "eu olho a 5cm do espelho de aumento e não vejo". Esses 'pelinhos' que eu falo não são aqueles fininhos que a gente tem no rosto (esses é normal que sejam visíveis); falo de quando o pó gruda e fica parecendo uma camurça, saca? Bom, eu sou chata. rs

Cris, usei silica powder, mica and methicone powder, mineral foundation, sericite, e não lembro direito mais o quê (talvez mais alguma coisa). Fui misturando os pós que eu tinha aqui, mas não lembro as proporções.

Fiz um pedido agora na CS, e quando chegar vou misturar de novo, aí eu meço direito o que vai, em que quantidade, etc, porque dessa vez não usei medidas muito precisas.

Cris disse... [Responder comentário]

*O* Minha heroína! ;***

Cris disse... [Responder comentário]

Ah, por acaso você saberia algum lugar onde eu possa comprar lush? *O*

Mirna disse... [Responder comentário]

Oi, Renata, estou adorando o blog de vocês, recém-descoberto por mim... Quanto ao pó, tenho a mesma impressão que você. De todos os que já experimentei, o que mais gostei foi o SMASHBOX HALO HYDRATING PERFECTING POWDER. Tudo bem que ele tem uma corzinha, mas por ser hidratante, ele dá uma matificada sem tirar a luz natural da pele, pois não "suga" a água da pele, mas ajuda a mantê-la saudável. O efeito é lindo,e nem parece que você está usando pó. Na brigettes boutique tem pra vender por $ 27,50, menos da metade do preço da Sephora. Bjs!!!!

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Cris! Não tenho idéia, nunca comprei nada da Lush... :(

Mirna, ouvi ótimos comentários sobre esse pó! Fiquei com vontade de comprar, mas com relação a pós, eu tenho esse gosto específico rs Geralmente as resenhas exaltam pós que matificam a pele pra valer, e como não é isso que eu gosto, fico receosa de comprar. Mas você captou! E é bom saber que existe isso que eu procuro. Obrigadíssima pela dica! :-*

Ana disse... [Responder comentário]

Cara, vc traduziu perfeitamente a minha busca!!!!
Eu ABOMINO o pó, mas sem ele parece q falta alguma coisa...
Quanto vc cobra pra fazer um pra mim???? risos...é SÉRIO!
beijo

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa pirei com este post, vocês me surpreendem.
Esta história de fazer seu próprio pó, que coragem mulher!!!
eu tenho implicancia com pó e (só para variar) minha dermato falou que pó dá -argh!- espinha...
aí eu só uso para festa, dia a dia fico brilhando e uso aqueles papeizinhos anti brilho.
O que eu mais gostei até hoje é o Mac studio fix, aplico com pincel dual fiber bem de leve só para finalizar mesmo, a pele fica linda. Eu tenho algumas cicatrizes de acne - snifsnif :(- e acho que disfarça bem usando deste jeito. Com a esponjinha ou se passar muito fica aquele tipo camurça que você falou, então acho que a forma de aplicar é essencial!!!
Mas gostaria de saber a "sua formula" e que pós vc já usou e não gostou... estou pedindo muito?
Hehehe, e por último, o que é um finish veil? Não é somente um pó mais fininho?
Palmas para este blog!!!!beijinhos, Zica

ana sk disse... [Responder comentário]

Oi Renata,
eu também nao gosto de pó, e como você, pra mim maquiagem boa é maquiagem "invisível". Entao que nunca entendi a do pó, até que experimentei um da vichy, transparente/branco, é uma coisa de tao bom. Desaparece completamente na pele, e dá um efeito meio milagre, de "alisar" a pele. Eu uso por cima do filtro solar mesmo, ja que nao tenho hábito de usar base, e fica muito bom. Nao sei explicar, ele some, mas deixa a pele bonita ao mesmo tempo. Vale muito a pena, o pote nao é barato, mas dura horrores.
um beijo

Carol - Be Dorothy - disse... [Responder comentário]

Rê...pra mim o prep + prime da MAC consegue esse efeito "nasci assim" rsrs. É translúcido e muuito fino, por isso, imperceptível!Gosto muito!
Beijos e uma ótima semana!! :)

Renata disse... [Responder comentário]

Ana, posso até ver isso, porque eu comprei os ingredientes em quantidade suficiente pra fazer vários potes rs Mas deixa chegar primeiro, eu ver quanto vem, quanto custa, e aí a gente vê. Comprando em quantidades maiores dos pós, fica mais em conta que os pós normais, e por isso eu faço assim. Depois te conto. hehe

Zica, outra vantagem de vc misturar seu próprio pó: pergbunta pra sua dermato qual é o ingrediente que provoca as espinhas, e evita ele. Pronto! :D

O studio fix é mais pesado, é quase uma base! Na verdade, é uma base em pó, e não um finalizador, acho. Os finishing veils são, sim, esses pós mais fininhos, pra dar aquele acabamento na pele. "Véu" é uma palavra boa pra eles. Esse que eu misturei aí é assim, um finishing veil. Ele some na pele.

Ana sk, esse da Vichy é 10! Problema é o preço... rs Por isso também eu comecei a fazer o meu, porque eu uso bastante, e esse da Vichy é caaaaaaaaaaaaaro. Mas é mara!!!!

Ah, Zica, a fórmula eu não tenho precisamente, deixa eu fazer de novo e vou medir direito, aí eu posto aqui. Os que eu já experimentei e não gostei... Viiiiiiiiiiixe, uma lista! hahaha Dos nacionais, todos, menos da natura (que eu acho um desaforo de caro, e nem gosto dos produtos da Natura, e tenho bode dessa empresa). E sempre que vou a alguma perfumaria dou uma tascada de pincel em algum pó Givenchy ou Chanel que esteja dando mole no display, e não achei um queridinho.

Os finishing veils minerais ou os pós translúcidos (soltos) são os que dão resultado melhor.

Karina disse... [Responder comentário]

Eu to usando o studio fix sem a esponjinha....aplico com akele pincelzão de pó e fica mega suave... tentei passar com a esponjinha q vem junto e ficou uma mer**
BEIJOS

Sílvia disse... [Responder comentário]

Re

Interessou....
Eu odeio maquiagem meeessmoo.
Mas, como uso protetor com fator alto, todos ficam com aquele aspecto de 'brilho molhado', que não fica nada bem. Agora que está chegando o verão é um tormento. Tenho que passar protetor. Com o calor dá uma esquentada e uma transpiração, aí ja víu, né?
Brilho de escorrer. No momento estou usando um hidratante e por cima um pó da Sisheido com protetor e lógico com cor...
Escolhi a cor mais escura, então imagina que lindo que fica. Mas, como só vem uma casquinha na embalagem, logo vai acabar. E eu não ligo muito pra coisa, né?
Bom, tudo isso pra dizer que andei vendo que agora a onda é maquiagem mineral. Acho que a marca é Bare Scentuals, é isso?
Vou voltar com meu protetor em creme branco (e oleoso) e queria uma indicação de um pó translúcido de preferencia, só pra tirar o brilho, não pra compor make.
Minhas alquimias se reduzem a cabelo, ainda não chegaram a ponto de misturar pó. Lembrando que vou viajar, será que acho alguma coisinha fininha, soltinha, só pra tirar brilho mesmo? Se ficar acamurçada tb tudo bem....
Me dá uma idéia????

Obg

BJS

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Silvia! Tem um pó que é muito elogiado por aí, que é o High Definition Microfinish Powder, da Make Up for Ever, que quando foi lançado deu uma onda de comentários nos blogs falando que era maravilhoso, e em seguida uma onda contando que, sendo ele 100% 'silica powder', era melhor comprar na Coastal Scents e pagar 4 dolares pela silica, em vez de 30 dolares pelo pó da MUFE. Claro que eu não comprei o HD da Make Up For Ever, mas comprei o pó na Coastal Scents, e foi por aí que eu resolvi começar a misturar. Mas se tiver coragem, pode experimentar hehe É esse:

http://www.sephora.com/browse/product.jhtml?id=P210400&categoryId=C13402

Minerais são esses pós aí, misturados. Silica, Mica, óxido de zinco, titânio não sei das quantas... Tipo eles têm os mesmos ingredientes, em proporções que variam. Acho que o melhor é você experimentar por lá, porque tem trocentas marcas... Como eu não uso maquiagem mineral (só os pós finalizadores), eu não saberia dizer.

Quando você vai?

Unknown disse... [Responder comentário]

Comprei um pó ótimo na strawberry net! Ele é da marca Scott Barnes (linha de maquiagem lançada pelo ex maquiador de anos da JLO), e ele promete e dá um glow levinho na pele, sem ficar brilhante e fosca demais, na medida! Adoro! Agora tá até tendo uma promoção lá na Strawberrynet, 2 por 43 reais! Acho que vou lá aumentar meu estoque!

Bjos e fica a dica!

Cristiane F. disse... [Responder comentário]

Uau, protetor com pó...nunca pensei nisso! òtima idéia!!! Será que funciona adicionar pó à base Face & Body Mac para que ela fique menos brilhosa/molhada? Estou doida pra comprar essa base, mas não o fiz ainda justamente por ter a pele oleosa e detestar produtos que deixem a pele mais brilhosa do que ela já normalmente é. Essa base tem o acabamento lindo, não fosse por esse pequeno detalhe. Gostaria de tentar, mas por outro lado, tenho medo de "entupir" os poros fazendo essa mistura, vai que eu acabe criando um monstro comedogênico, né? rsrsrs...


Bjsss
Cris

Milena disse... [Responder comentário]

Hehe, eu gosto do acabamento aveludado. Lógico que sem exageros...

Acho que quem tem pele *realmente* oleosa, com eu, nunca vai ter uma pele totalmente mate. Pelo menos não por muito tempo.
Mesmo com blots e afins, o resultado que eu consigo após uns 45 minutos depois da make aplicada, é de pele saudável, nunca pele fosca. rs

Agora falta mostrar compactado... ;)

Renata disse... [Responder comentário]

Rebeca, obrigada pela dica! Adoro esse 'glow', e nem ia comewntar, mas uma outra coisa que eu faço é separar uma parte do pó e misturar com algum pó com efeito iluminador. Aí dá um lustro suuuuper na pele! Adoro!

Cristiane, não faço idéia! Eu fiz essa mistura meio por acaso, e funcionou. Só testando... Só um tiquinho de pó mesmo, e não sei se qualquer pó funciona, ou se só esses siliconados. Os pós geralmente têm um componente que faz aderir na pele - e é justamente isso que eu NÂO coloco, porque não gosto do troço grudado na minha cara. Mas talvez se misturar no protetor ou na base esses pós que grudam, tudo vire uma melequeira tipo reboco. Sei lá. rs

Milena, o problema também com esses pós que grudam é esse: se vc aplicar muitas vezes, ele vai ficando argamassa, em cima da pele oleosa. Me dá aflição.

Aaaah, compactar, compactar! Vou fazer essa semana! :D :D :D Depois, né, porque quarta é feriado.

Beijocas

Ass.: "A louca do pó" lkkkkkkkkkk

Ana disse... [Responder comentário]

Rê, SEM QUERER resolvi meu problema!
Tem um pó da Tracta chamado Pó Luxo Matte que é até bem conhecido na blogsfera, mas que, pra mim era anônimo. Pois bem...ele é semi translúcido...hein? Tem claro ou escuro, ou seja... tem uma corzinha, MAS não chega a fazer diferença na pele de tão pouco pigmentado que é.
Ele é fino, ULTRAFINO....então...nada de pelos acúmulos, cara de papel camurça!
E, por fim, o que achei mais incrível é o tal do efeito matte.
É, ele tira o brilho, maaas, não deixa a pele fosca com cara de reboco!
Se aplicar com o pó, ele não forma a massa corrida no rosto, sabe?
Enfim, tenho usado felicíssima sobre meu filtro solar!!!
Recomendo, experimente!
beijo

Ana disse... [Responder comentário]

Se aplicar com o PINCEL não com o "pó" como eu escrevi. Coisa de quem acha que é capaz de digitar enquanto fala, sabe???
Leve seu pincel de pó à perfumaria mais próxima e teste!
O preço? Em torno de 30 dinheiros!!!
beijos

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Ana! Eu tinha esse pó. Desapeguei dele no bazar. Achei que ficou aparente :S

O compacto da Contém 1g !!!) é bem mais discreto que esse Tracta. O novo da Avon também, o Ideal Shade (a cor mais clara, mesmo sendo bege quando se olha, não fica bege na cara rs).

Não falei que eu sou chat... digo, criteriosa pra pós? :D

Beijocas! :-*

Renata disse... [Responder comentário]

Ah, Ana, o pó translúcido do Marcelo Beauty também é bom. O compacto me deixa bege, mas o solto é bem melhor que o da Tracta. Já experimentou?

;)

Ana disse... [Responder comentário]

Ai que loucura Rê!!!! Esse novo da Avon, eu doei de tanta raiva que fiquei! Ele craquelava todinho no meu rosto e, ainda manchava nas fotos. Vai ver não soube aplicar direito, sei lá....A cor era boa, mas eu odiava a consistência!
O do Marcelo Beauty eu experimentei tb na loja, mas não achei a minha cor, sabe? O claro era claro demais e o que vinha em seguida, bege demais!
O da Contém não experimentei!
Esse da Tracta é bem discreto em mim...talvez seja pela cor né?
Enfim, obrigadíssima pelas dicas!
Beijão

Ana disse... [Responder comentário]

Como vc pode ver, vc não é chat...quer dizer, criteriosa demais não...risos!
Acho que a busca tem que ser por aí mesmo!!!!! Testando e se conhecendo!
Amo o blog de vcs!
Por sinal, fala pra Milena que a busca dela pelo corretivo está pra acabar! Experimentei o corretivo da linha nova do Duda Molinos (ainda não vi nas lojas) e, foi amor incondicional viu?
beijão

Renata disse... [Responder comentário]

Ana, minha vó sempre fala: "o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?" rs Engraçado, o que funcionou pra vc, não funcionou pra mim, e vice-versa... Curioso!

Sobre o corretivo DM, me conta! Onde vc achou??? :O

A Milena lê os comentários, às vezes demora pra responder, mas ela tá lá lendo. Ela sempre vai responder. ;)

E qual de nós duas é mais louca por corretivos é parada dura. hahaha Nós temos, acho, buscas diferentes: ela pela cor, que pra ela é mais difícil achar a certa, e eu pela cobertura, que preciso de muita.

Obrigadas pelas dicas, e não esqueça de contar pra nós onde achou o corretivo DM. Se der pra contar também como ele é, vamos gostar!

beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Ana, Ana... Não me tente! kkkkkkkk

Sabe que desde o último post até agora, a coleção já aumentou em mais um corretivo, né? E o produto tb agradou! Vou postar sobre ele em breve.

Vou ficar de olho no DM... Ai ai, rs.

Beijocas!

Mila disse... [Responder comentário]

HA!! Testado e aprovadissimo!!!! Quero o meu pra onteme mamis tbm!!!!

Bjs

Renata disse... [Responder comentário]

Noooooooooooossa, Camila, nem te conto! To testando agora um pra dar uma iluminada geral e um 'bronze glow' tipo pra branquelas (é MUITO difícil!) huhuhuh Tenho muito que testar.

Faz um favor pra mim? Como se comparou ao seu blot? Durou igual? Menos? Mais? Ficou esbranquiçado? Me conte-me mais! :D

Renata disse... [Responder comentário]

Opa! Agora que eu vi. O feedback completo veio por email. Legal!

Ainda queria aperfeiçoar as medidas, mas pelo jeito já ficou bom. rs

bjs!

Taty disse... [Responder comentário]

Oi Renata!
Bem, eu atualmente estou AMANDO o pó (véu) que comprei no Signature Minerals, inclusive comecei pedindo amostras como vi aqui num post!
Amei a base mineral e esse pó finalizador é minha paixão atual!
Adoro esse blog! Beijos, Taty

Renata disse... [Responder comentário]

Po, Carol, nunca experimentei esse pó da MAC, mas é caro pacas... Parece bom.

Taty, foi aí que começou minha inspiração. rs Olha no fundo do seu pote aí, do finishing veil da Signature Minerals. Vai ver que os "ingredientes" estão listados. Bem, O ingrediente! É sericita. Só. Vende sericita na Coastal scents, beeeeeeeem mais barato. Pronto! :D

Se quiser, dá pra misturar com o pó de silica, que é o ingrediente (puramente isso) do famoso veil da MUFE. Basicamente é isso que eu faço, adicionando depois alguma corzinha, se eu quiser um leve "up" na cara, sabe, quebrar a palidez? Ou um bronzer, pra dar mais carinha de saúde... Legal é ter essa liberdade de misturar. Divertido!

bjs

Renata disse... [Responder comentário]

Ana, vou comprar uma quantidade maior dessa vez, já que é pra mim, pra Camila e pra mãe dela. Fica mais barato. Me manda um email, pode ser no contato do Makeupalooza, posso fazer um pra você. Quer mesmo?
bjs

Sara Melo disse... [Responder comentário]

Olá, Renata!
Por aí nos posts vc fala do pó compacto da contém 1g,ele é bom?? Segura bem durante o dia?

Abraço!

Renata disse... [Responder comentário]

Sara, o pó da Contém 1g eu acho mais legal que os das outras marcas brasileiras porque é mais fino e mais discreto. Quanto a segurar a oleosidade, não reparei nada de mais nesse sentido, mas minha pele é mista, só brilha no nariz e no comecinho da testa, então não sou a melhor pessoa pra avaliar. Mas vc sempre pode passar numa loja e testar. :)

bjs

Related Posts with Thumbnails