COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sábado, 4 de abril de 2009

Base mineral Contém 1g e o Bismuto - Update

Infelizmente agora a base da Contém começou a irritar a minha pele. Se uso num dia, no outro a pele amanhece avermelhada, irritada e até notei o surgimento de algumas espinhas. Tudo isso sempre relacionado com o uso do produto.

Uma pena. Por esse motivo, eu vou parar de usar, apesar de gostar da aparência dele na pele. Quando comprei e vi a relação dos ingredientes presentes na fórmula, eu vi que continha o tal do Bismuto (o que chamo de Bismuto, como forma de abreviar, é na verdade o composto Bismuth Oxychloride, que é uma combinação de bismuto + cloro + oxigênio).

Não dei muita importância a ele, porque achei que o que se falava sobre a substância fosse exagero.

Bem, não é. Pelo menos não para mim e para a minha pele. Já tive a oportunidade de testar outras bases minerais livre de bismuto, e não tive problema com elas.

Aqui tem um vídeo de um maquiador inglês, e ele explica um pouco sobre a origem do bismuto usado nos cosméticos e como ele é responsável por alguns casos de vermelhidão, alergias, coceira, etc.

Explica também que ele é uma substância sintética, e portanto um produto cuja fórmula tenha o composto não pode ser considerado natural e muito menos puramente mineral. Que isso na verdade trata-se de uma jogada de marketing das marcas que utilizam bismuto na composição de seus produtos, pois a maquiagem mineral ganhou "fama" justamente por se tratar de algo 100% natural.



Não entendo de química e não sei como é feita a classificação a respeito do que é sintético e o que é natural. O composto pode até ser natural, mas pouco importa: o fato é que minha pele sofreu com o produto.

Fica o alerta.

8 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

nossa eu tb tive essas reações. minha pele estava legal sem make então passeando pelo shopping resolvi testar essa base mineral da contém 1g minha pele ficou bacana, mas depois de alguns minutos começou a pinicar, quando horas mais tarde lavei o rosto estava irritado, no dia seguinte coberto de pequenas pustulas de pus e extremamente irritado. ainda bem que não comprei pois ia comprar os 3.
o corretivo, a base e o pó

Bebel disse... [Responder comentário]

Oi! Cheguei ao seu blog através da sua resenha no VNF? Eu também estou doida por uma base mineral, minha pele é muuuito oleosa, e tenho acne, apesar dos meus 25 anos. O Roacutan foi excelente até um mês depois que parei de tomar, e agora minha pele tá... écati!!! =( E pra completar, minha pele é super sensível! Tenho medo de usar qualquer produto na minha pele justamente por certas reações, vermelhidão exagerada, ardência... Interessante saber sobre o bismuto, vou procurar me informar sobre a composição dos produtos que eu comprar. Pesquisando, vi que a marca Mary Kay também possui uma linha mineral, será que é boa? E será que é mineral mesmo? rs É mais barata que a da contém 1g, o preço sugerido no site é R$38,00 e o pincel pra aplicar custa R$20,00 (mas ninguém é obrigado a comprar o pincel né...). Achei que maquiagem mineral fosse a solução pra minha pele sensível e muito oleosa, agora já não sei mais... Obrigada pelas suas informações, são muito úteis. Um beijo

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Bebel!

A da Contém ficou impraticável pra mim. Tinha gostado do efeito, mas não aconselho MESMO ninguém a comprar.

A da MK eu já ouvi falar bem, mas nunca testei. E não sei sobre a composição. Vale pesquisar isso.

2 bases minerais boazinhas que não contém o tal do bismuto são as da Signature Minerals e a Joppa Minerals.

As da Signature são mais leves, não têm muita cobertura. É quase como um pó facial um pouquinho mais pigmentado.

A Joppa tem algumas de maior cobertura. Cobrem mais, mas ressecam mais a pele também. Pra quem tem pele oleosa, talvez não seja problema. Mas é bom tomar cuidado com a áera ao redor dos olhos.
A Joppa inclusive tem uma base que é indicada para peles acneicas.

Nehuma dessas 2 marcas têm bismuto na fórmula. ;)

Vc encontra links pra essas 2 marcas de make mineral no nosso Shopaholic Corner, na Pinup do quadradinho verde, ali na coluna do lado. -->

Espero ter ajudado!

Bjs!

Bebel disse... [Responder comentário]

Oi Milena!
Comprei a base da Mary Kay, ontem rs Vamos ver no que dá! Não vi bismuto na fórmula, e tbm não sei se tudo é mineral, enfim... A fórmula é a seguinte: talc, zea mays starhc zinc, stearate, dimethicone, boron nitride, zeolite, methylparaben, ethylene/methacrylate copolymer, sorbic acid, propylparaben, tetrasodium, EDTA, isopropyl titanium triisostearate, BHT, Cl77492, Cl77491, Cl77499, Cl77019. Pode conter: Cl77891 (esse Cl acho que é Cl, ou CI, deve ser pigmento...)
Eu não costumo comprar pela internet, e no caso da base, não teria como saber se era a cor certa, então resolvi comprar a da MK mesmo. Por enquanto, tudo OK, a cobertura é bem fininha, inclusive no folhetinho diz que se quiser maior cobertura tem que passar várias camadas finas. Enfim, é isso. Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Bebel!

Que legal! Acho que não tem o tal do bismuto mesmo.

Se vc tiver mais impressões depois do uso contínuo e quiser passar pra gente, esteja à vontade! Se quiser mandar e-mail com fotos, inclusive, a gente publica e dá o crédito! Que tal? ;)

Beijos e obrigada pelo retorno!!!

Boa sorte e parabéns com a nova base. :D

Cristiane Linhares disse... [Responder comentário]

Meninas,de fato a base da Mary Kay não contém bismuto e é muito, muito boa.Sou estudante de Farmácia e como entendo um pouquinho de química, posso dizer que o conteúdo da base é bastante parecido com o de pós compactos "normais", mas possui, sim, em sua composição componentes de origem mineral pra fazer jus ao nome de mineral e fazer bonito sua função.

Assim como a Bebel, eu a uso como um pó enão tenho tido nada a reclamar.Até minhas clientes (eu também sou maquiadora)tem achado bacana o acabamento dela.

Agora, se vocês quiserem investir em sombras minerais, por favor, passem longe das da Mary Kay!!!Exceto por algumas cores, como Cristalline, Sienna, Sweet Plum, Amber Flaze(pra mim, a cor mais linda que eles tem!), Navy Blue e Cinnabar, as outras cores parecem talco colorido com anilina em pó, simplesmente não combrem nadinha de nada, além de ser preciso passar camadas e mais camadas pra aparecer (o que acaba sendo tosco,por que quando você vai realçar a camada de baixo, o pó é tão fino que você acaba tirando a camada passada antes. Aí o negócio é MOLHAR,eu disse MOLHAR o pincel e passar no olho pra que você veja uma ínfima amostra da cor)!!!

E aproveitando, parabéns Milena e Renata pelo blog.Acabei encontrando vocês por acaso-sei-lá-onde, mas agora o blog já está nos meus favoritos,aceso todos os dias e fico esperando por novidades.
Um beijo!

Renata disse... [Responder comentário]

Cristiane, obrigadas pelas dicas valiosas. Aliás, bom lembrete, eu preciso mesmo fazer um update aqui no blog sobre bases minerais.
Legal que vc gosta do blog! Um beijão!

Marcella Prata disse... [Responder comentário]

Putz, eu detestei o pincel tb... achei que estava fazendo um super negócio pq é lindo e tem aparentemente super pratico... enfim...
Eu também tive reação de vermelhidão e algumas espinhas... e pior que comprei pq minha pele é oleosa e na embalagem diz que é livre de óleo... então achei que pudesse ser algum outro produtinho que estava usando, mas com essa sua reação tenho certeza que a culpa é dela!!

Related Posts with Thumbnails