COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

terça-feira, 3 de março de 2009

Argila

Para quem tem pele oleosa como eu, ou para quem gosta de fazer AQUELA limpeza profunda de vez em quando, as máscaras de argila são excelentes. Vc faz tudo em casa, custa pouco, é rápido e o resultado é ótimo.

Uma vez a cada 15 dias eu faço uma mistura de partes iguais de argila verde + argila branca, misturadas com água mineral. Espalho no rosto (evitando a região dos olhos) e deixo agir por pelo menos 20 minutos. 
Quem tem tendência a acne, pode aplicar a máscara semanalmente, para ajudar a controlar a oleosidade excessiva e tornar a pele mais homogênea e equilibrada.

Como a argila resseca a pele, o ideal é aplicar um hidratante depois (afinal, vc quer retirar o excesso de oleosidade da pele, não virar uma uva passa).

Depois de enxaguar, eu finalizo aplicando a máscara de argila rosa da Tracta (que contém hamamelis e arnica). Essa também é uma mascara para peles oleosas e acneicas, mas ao contrário da mistura de argila pura com água, ela não resseca – pelo contrário, deixa a pele bem macia e sedosa.

Detalhe: enquanto estiver com a mascara, evite falar, sorrir ou fazer caretas, para que a argila não vinque nem craquele.




Saiba mais sobre as propriedades da argila

Basicamente a argila é um ativo que absorve óleo na sua superfície, portanto é bacana para tratar a pele oleosa, para remover impurezas graxas da pele ou cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente. A argila é fundamental nas máscaras de limpeza e secativas ou shampoos e produtos para cabelos oleosos. Resumindo, a presença da argila num produto cosmético pode melhorar a limpeza, esfoliar a pele, clarear manchas superficiais, acalmar inflamações ou até mesmo ativar a circulação superficial e melhorar a vitalidade.


Tipos de argila

A argila verde é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonita. Tem ação tonificante, absorvente, adstringente e estimulante. Combate edemas, é secativa, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Indicada para peles oleosas e acneicas.

A argila branca contém o maior percentual em alumínio, caolinita. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. 

A argila Rosa é ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata. A Argila Rosa é mistura das argilas branca e vermelha, e é a mais suave de todas as Argilas. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes.

A Argila Vermelha é uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas.

A argila preta tem a maior quantidade de matéria orgânica e enxofre, e é a mais ácida. É indicada para peles oleosas, tem ação anti-seborréica e antioxidante.

A argila dourada apresenta a maior concentração em sílica (Si) - Bentonita. Mais plástica e untuosa que as outras, é indicada para peles maduras e cansadas, e tem ação tonificante.

Dados técnicos: resumo e adaptação dos textos encontrados aqui e aqui.
 

3 comentários:

Dani disse... [Responder comentário]

Eu gostava das máscaras frescas da Lush, tinha uma de alface que era divina. Pena que não tem mais Lush no Brasil :(

Milena disse... [Responder comentário]

Pô, essas eu não conhecia. Eu gostava daquelas bombas efervescentes para banheira.
A Lush era tão cara que chegava a ser intimidante...

Dani disse... [Responder comentário]

Pela qualidade e pelo tempo que os produtos demoram pra acabar, nem era tão cara não...
Trouxe um monte de coisa da Lush lá da gringolândia, só pq estava com saudade dos produtos... :)

Related Posts with Thumbnails