COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Correios: osso duro de roer

 

No post da Milena sobre os péssimos serviços dos Correios, surgiu uma pergunta que me chamou a atenção (boa, Fefeh!): além de ficar reclamando nos blogs e fazendo barulho, o que a gente pode fazer de fato, pra melhorar isso?

Bom, eu acho que infelizmente reclamar entre nós não resolve nada, certo? Nem reclamar com os Correios, que de várias maneiras desprezam o consumidor e seus direitos.

Curioso outro comentário no post, sobre os correios já terem sido uma empresa referência mundial de bons serviços, e ao longo dos anos ter virado essa porcaria. Bom, o que houve pra isso ter acontecido não vem ao caso, não tanto quanto o fato de que vai continuar acontecendo se a gente não reclamar efetivamente.

 

Penso que, em primeiro lugar, quem se sentir lesada tem que ir ao PROCON. Esses registros de reclamações, quando em número relevante, podem fazer uma diferença, ainda que não faça pra você individualmente. “Ah, reclamei no PROCON e não adiantou nada.” Pode até ser, mas em primeiro lugar, se você não registrar sua reclamação não vai dar a oportunidade ao órgão de intervir e sanar o problema efetivamente. Em segundo lugar, esses registros formam um volume de reclamações significativo, e pode até dar causa pra um processo maior, como a gente tem visto com a Telefônica, por exemplo:

 Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital em face Telefonica, visando indenização de todos os assinantes-consumidores em decorrência das diversas falhas na prestação de serviços. (clique no texto rosinha pra ler a íntegra. O texto é grande, mas interessantíssimo, e é o que a gente precisa fazer como cidadão: conhecer!)

“Vícios de qualidade e quantidade de produtos ou de serviço” é um dos temas prioritários das Promotorias de Justiça do Consumidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, então o volume de reclamações faz diferença, sim.

Além disso, acho que é cabível uma ação indenizatória, quando for o caso, e dá pra fazer isso sem advogado nem nada, nos Juizados Especiais Cíveis. Acho, mas não sei. Provavelmente é, mas não posso dizer com certeza. Vejam, por exemplo, aqui:

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL - SERVIÇOS POSTAIS - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT - ATRASO NA ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIA - DANOS MORAIS - RESPONSABILIDADE CIVIL - POSSIBILIDADE DA INDENIZAÇÃO - DECADÊNCIA – INOCORRÊNCIA (veja o texto: link)

Ou aqui:

Correios devem indenizar usuário por danificar encomenda

A ECT — Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deve indenizar usuário que teve encomenda danificada durante o transporte. (veja: link)

 

E como a gente vai saber? Tem um jeito bem descomplicado. Caso vocês não saibam, toda cidade tem Promotores de Justiça pra ajudar as pessoas comuns que precisam de orientação legal. Não confundam: um Promotor de Justiça não vai advogar pra você; ele vai te orientar sobre meios de fazer com que seu direito seja garantido, inclusive te informando quando a intervenção de um advogado é necessária, e quando não é.

As Promotorias de Justiça atendem ao público geralmente em dias e horários determinados, telefone pra Promotoria do seu município pra saber. Tem os endereços e telefones aqui no portal.

*A Carol lembrou bem, nos comentários, que também existem as Defensorias Públicas. Infelizmente não há em todas as cidades, mas vale a pena conferir se onde você mora tem. (Obrigada, Carol!)

E enche o saco, mesmo, esse tipo de coisa de ter que ir a PROCON, né? Mas tem que ser assim pra fazer funcionar. Tem que reclamar nos lugares certos, concordam?´

Tudo isso é muito chato, mas necessário. Quem tem serviços bons, tem porque mereceu, reclamou, esperneou, foi à guerra com os prestadores de serviços, teve trabalho, roeu o osso pra só então desfrutar o que sempre teve direito. Infelizmente é assim no mundo todo, suponho.

 

Isso não é sobre nossos produtinhos de beleza; é sobre cidadania.

 

**

Um comentário sobre o que eu vi na agência dos Correios um dia desses e que me deixou boquiaberta. Um folder que dizia mais ou menos o seguinte (vou pegar lá um pra ver exatamente o texto): “Se é Sedex, pode confiar”. A própria empresa está te dizendo que o sistema de entrega deles, se não for sedex, NÃO PODE CONFIAR. Quer absurdo maior?

14 comentários:

Grace Rangel disse... [Responder comentário]

Adorei o post Renata!
Infelizmente só "rodando a baiana" e reclamando muito é que conseguiremos alguma coisa.
Os serviços prestados pelas empresa precisam melhorar não dá para ficar assim.

bjs!!!!

Lis disse... [Responder comentário]

Digo a vocês (tanto do blog) quanto a comentarista Grace, eu sou baiana e nem me rodando os Correios cumprem seu papel. Estou super decepcionada e como a Renata escreveu, precisamos agir não só falar no blog, procurar o PROCOM, a Promotoria sei lá, estou aguardando os cinco dias úteis que eles me pediram e depois disso vou correr atrás dos meus direitos. Empresa mais cara de pau comprei umas coisas em um blog mara e os Correios além de demorar de entregar 15 dias depois disseram que meu produto fora extraviado. Eu aguento?
Beijos!

Carol Branco disse... [Responder comentário]

Olha, também há a possibilidade de orientação nas defensorias públicas.
Fui duas vezes já pedir orientação e aprovo!
Fica a dica!
abraços!

Carol disse... [Responder comentário]

Renata, não sei se vc viu meu comentário no último post contando uma história que aconteceu com a minha mãe e o SEDEX. não, NÃO se pode confiar nem em SEDEX. e aprendi isso da pior forma possível. Lê lá :***

Hellen Tavares disse... [Responder comentário]

Renata, achei muito interessante e muito sério as idéias q vc nos deu... eu nunca havia pensado em ir ao procon. De agora em diante vou fazer isso mesmo... afinal, nos pagamos pelo serviço!!!

beijos
Hellen Tavares

Shirley Stamou - Garotas Modernas disse... [Responder comentário]

Adorei o post!
beijos,

Dáfni disse... [Responder comentário]

Rê, é verdade, a gente tem que reclamar, e incomodar. Mas que dá preguiça dá, né?

Mas se não fizermos, vai continuar tudo na mesma. Afinal de contas, a "impunidade" dá a sensação de que eles podem fazer o que quiser que nunca serão incomodados...

Beijos

Fefeh disse... [Responder comentário]

Mto bom esse post, tb acho que é mais doq questão de consumismo, é questão de saber exercer o nosso direito de ter um sistema público de correio que preste, ainda mais com os preços absurdos dos serviços de envio e com os IMPOSTOPRURESTAVIDA que a gente paga todo dia em toda santa coisa.

Enfim...

Ah, eu tb rachei o bico com o que a Lis disse, hahaah!

Penélope C. disse... [Responder comentário]

A ECT tem obrigação sim de indenizar o REMETENTE quando o objeto é extraviado / roubado ou sofre atraso na entrega. Mas estejam atentas que a ECT apenas devolve o valor pago na postagem, exceto para o SEDEX que já tem um seguro embutido. Portanto, ao enviarem algum objeto de valor, declarem o valor do mesmo, para que em caso de roubo/extravio vcs recebam o valor do produto. É um serviço mais caro, mas vale a pena.

Erika disse... [Responder comentário]

Olha, acho que atualmente não dá pra confiar nem no SEDEX, viu? Já tive SEDEX extraviado, pena que faz tempo e eu era o destinatário e como era meio que um presente o remetente teve preguiça de ir fazer algo a respeito (e eu não ia cobrar, né?). Mas se acontecer algo do tipo novamente, com certeza vou tomar providências.

Ana disse... [Responder comentário]

tudo bem, são só umas pequenas dicas com base nas dúvidas que eu vi aqui no blog, já que vcs me dão tantas dicas de maquiagem, posso dar algumas de direito,né?

1- sim, é possivel propor ação contra os correios sem advogado, todavia vc não vai pro Juizado especial cível, mas sim pro juizado especial federal.

2- se você comprovar que teve prejuizo com os serviços dos correios, por exemplo qdo se faz a compra sem rastreamento, poderá PESSOALMENTE pedir a reparação dos danos, e não apenas através do remetente.

3-junte todos os dados da compra, como a data, data do envio, fatura do cartão, valor pago pelo frete, etc. qto mais provas do serviço defeituoso prestado pelos correios melhor.

4- a melhor dica de todas é que caso vc perca a demanda não vai pagar custas ou honorários de sucumbência. tb não precisa pagar nada pra propor a demanda.

se vc não quiser ir para a defensoria e nem se sentir segura para montar a peça inicial sozinha tem diversos advogados nos foruns que cobram só a peça inicial. aqui no rio tá por volta de 50 a 100 reais, mas vc pode fazer sozinha tb sem problemas.

espero ter ajudado, bjs

Renata disse... [Responder comentário]

Carol, vi seu post, sim. Na verdade o correio é obrigado a garantir todas as entregas, uma vez que vc pagou os serviços. Mas será que tem alguma norma interna tipo: 'pode meter a mão à vontade, mas não no Sedex?' Algum funcionário abusadinho andou driblando a regra básica? :O

Grace, o ponto é esse que a Dafni falou. Dá preguiça, mas o caminho é rodar a baiana e EXIGIR reembolso, ir atrás, não só rodar baiana nos blogs. ;)

Penélope, devolver só o valor pago pelo frete é estranho. Sinceramente, não duvido que eles façam isso mesmo, mas duvido que isso seja legal.

Ana Paula, amei as dicas de direito! Sério! Por que essa é no especial federal?

Eu só entrei uma vez com uma ação desse tipo, contra uma empresa de telefonia. Acho que pra escrever inicial sozinha é melhor ter uma ajuda, sim. Claro que dá pra fazer, mas um apoio de quem entende é ótimo. Procurei seu email mas não consigo visualizar seu perfil. Se puder, entre em contato comigo por email ("contato" na barra lateral), eu poderia colocar um post complementar com as informações que você pode nos dar sobre isso, acho super importante. Se vc quiser participar, me avise!

Um beijo pra todas!

Ana disse... [Responder comentário]

oi renata,

estou super disposta a tirar qlqr dúvida. inclusive já respondi pelo email ali do lado.

bjs,

Renata disse... [Responder comentário]

Ana Paula, vc é um anjo! Te respondi por email.

bjs!

Related Posts with Thumbnails