COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sábado, 3 de julho de 2010

Toda vez a mesma coisa. T-O-D-A V-E-Z!

 

vult_blond X vult_liss

Ok, eu gosto dos produtos da linha Vult Hair Repair Blond, para cabelos loiros e com reflexo. Já falei isso aqui. E pra confirmar, eu já estou no segundo frasco de shampoo da linha, coisa rara em se tratando do meu cabelo, que enjoa rápido.

Isso dito, PQP, que ÓDIO que eu tenho da identidade visual babaca dessa linha. A embalagem é legal, mas pensem comigo: a linha Blond é para cabelos loiros, aquele shampoo ROXO. Ok. O shampoo é ROXO, a embalagem é um cinza nhé com letras ROXAS. Até aí, normal, né?
Se vc tiver que pensar no produto, vc vai associá-lo com que cor? ROXO, né? Pois é, essas é a associação automática que meu cérebro faz. Bem óbvio.

Aí, o que a Vult faz? Dentre todas as cores existentes no mundo, ela escolhe que cor pra fazer a identidade da linha Liss? Vamos ver se vcs adivinham.

Pausa… Suspense…

Tcharam! Quem pensou ROXO, acertou!!! Êêêêêê!!!! \o/

Não é o máximo (NOT)?
Cara, eu não sei quem foi o idiota “gênio” que teve essa idéia maravilhinda de fazer uma outra linha ROXA quando uma delas já tem as letras em ROXO e um shampoo ROXO.

Eu não sei as outras pessoas, mas eu gosto de “reconhecer” meus produtos na prateleira de forma rápida, tipo bater o olho e pá: tá lá. Sem erro. Inconfundível.
Mas toda vez – TODA VEEEEEEEEEEEEZ – que eu vou comprar a porcaria do shampoo, meu cérebro faz a associação MEU SHAMPOO = ROXO e eu vou na porra do shampoo errado. TODA VEZ.

Porra, já é tanto produto nessa vida… A gente tem mil tipos de desodorante, mil tipos de shampoo (um pra quem tem cabelo mais ou menos oleoso com ponta dupla, outro pra quem cabelo oleoso com ponta mais ou menos dupla, e etc etc etc), que já é um suplício a gente achar AQUELE produto, o seu, que combina contigo. Pra isso a gente gasta horas fuçando perfumarias e alas de supermercado, lendo zilhões de rótulos, separando o joio do trigo… Um saco.
Aí, quando eu acho, eu ainda vou ter que ficar lendo rótulo pra garantir de trazer o certo? Porque a MESMA MARCA fez questão de colocar, na MESMA LINHA, embalagem roxa no shampoo incolor e letras roxas no shampoo roxo? PQP, viu! Que ódio!!!

Eu sou designer, e digo: isso é uma falha grosseira de projeto. Galera não pensou 2 cm à frente. Dois produtos diferentes da mesma linha com cores semelhantes? PRA QUÊ? Acabaram as cores disponíveis no universo, foi isso?
E tem mais: se eu confundo, com certeza outras consumidoras devem confundir, porque eu não sou a pessoa mais distraída que existe.
Consumidor hoje em dia quer rapidez, praticidade. E a competição é feroz. A embalagem do produto tem que ser, além de eficaz e bonita, facilmente identificável. Porque a última coisa que vc quer é o seu consumidor comprando outro produto por engano.

A brincadeira já perdeu a graça, e hoje eu fiquei puta com essa história.
Da outra vez eu resolvi aproveitar o incidente e experimentar o shampoo da linha LISS. Não gostei, deixou meu cabelo ressecado e sem brilho. Então nem pra isso serviu.

17 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Rafa
Olha Milena, eu acho legal seu blog, to sempre por aki..mas implicar com cor de frasco de shampoo?? As letras sao bem grandes "LISS"..
desculpa a sinceridade, mas nada a ver o post!

Carol Prince disse... [Responder comentário]

Isso é um saco mesmo! Eu uso a linha Herbal Essences para cabelos lisos, que é rosa. E uma outra linha deles, sei lá pra que tipo, é praticamente idêntica! Tenho que ficar lendo todas as vezes que vou comprar!!!!

ÓDIOS

Beijos!

Futil Pero No Mucho disse... [Responder comentário]

As vezes ate dentro da mesma linha dah problema (tipow, shampoo e condicionador com a mesma identidade visual)...Canssssei de comprar condicionador pensando que era shampoo e vice-versa...Aconteceu recentemente com um desses da nova linha Seda e eu fiquei mtooo P da vida!

Eh uma solucao tao simples e algumas empresas nao se ligam nisso neh...

E mais, acho q vc esta certissima em colocar a boca no trombone, pq o que eh um blog senao nossa valvula de escape pra relatar nossas agruras do dia-a-dia?

Dáfni disse... [Responder comentário]

Milena,

Vai ver que eles tinham um estoque de embalagens da mesma cor, e de tinta roxa, e quiseram economizar... (rs)

Mas sério, acho que eles podiam ter feito este esforço de mudar a embalagem. Não custa nada!

Beijos

Day Rumim disse... [Responder comentário]

Pantene são todas iguais...
Falta de criatividade né?

Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Mi, eu vou ter que discordar de vc, e olha que eu acho que a Vult realmente caga nas identificações dos produtos (como no delineador de lábios que eu comprei e gostei e não sei a cor porque provavelmente estava gravada no lacre).

A questão do design aí e identificação do produto é a seguinte, e muito interessante, por sinal: em várias linhas, as cores são assim, de modo que vc já identifica a linha que precisa pro seu tipo de cabelo pela cor, mesmo se você é nova consumidora daquela marca. É típico que as embalagens roxas sejam pra cabelos crespos/alisados/frisados - por convenção, uso mesmo, que eu saiba-, e as prateadas/lilases/roxas pra cabelos com luzes - porque o conteudo geralmente é roxinho mesmo, pra combater o amarelamento (e isso lá é palavra??), neutralizar a cor. Isso é assim, do mesmo jeito que geralmente vc compra chiclete com embalagem verde na certeza de que é de hortelã.

Então, Mi, por favor não fique puta comigo, mas... realmente, tá escrito, e grande. Pensa comigo: se vc comprar um chiclete verde e ele for de tutti frutti, vc vai ficar puta também. Sei lá...

:/

Milena disse... [Responder comentário]

Rafa

Bom, vc tem direito de discordar, claro. Essa é a MINHA opinião, longe de mim achar que todos têm que concordar comigo.

Talvez a questão me irrite mais do que irrita a quem pensa como vc porque eu, como designer, sei que uma das primeiras regras em design de embalagem é evitar que essas confusões aconteçam.
É uma falha mesmo de projeto, não prever que algo assim possa acontecer. A gente é treinado pra pensar nesses possíveis problemas.

Além do mais, um bom trabalho de marketing com certeza ia fazer o gancho de associar a cor roxinha do shampoo com uma embalagem roxinha. Faz o produto bem mais fácil de ser memorizado pelo consumidor.

E as letras podem ser grandes, mas são discretas. Na correria do dia-a-dia, com mil coisas na cabeça, vc estica a mão na prateleira e pega seu produto conhecido. O ideal é fazer disso um hábito automático pro consumidor, sem que ele precise pensar muito.

Uma boa equipe de marketing/design que tenha experiência com ponto de venda tira isso de letra.
Por mais que eu tenha sido distraída (e sim, eu fui), eu considero uma BAITA cochilada dos profissionais responsáveis pela linha.

Afinal, não é como se não existissem milhares de cores disponíveis prontas para serem usadas como opção, né?

Bjs

Milena disse... [Responder comentário]

Re

Existem chicletes verdes de melancia. E azuis, e até pretos, de hortelã. Até aí, convenções podem ser seguidas ou não.
No caso dos chicletes, a grande maioria segue. E eu acho ótimo. É um sinal de que nesse caso a identidade visual funcionou de forma eficaz, e é obedecida na maioria dos casos.

Mas, discordando de vc, eu vejo muito pouco essa "convenção" em shampoos e condicionadores de perfumaria. E olha que eu fuço muuuuuuuuuuuuuito perfumarias em busca de shampoos legais porque troco meu shampoo todo santo mês, e "estudo" novas opções todo santo mês.

Pode ser que seja usual em shampoos profissionais, mas na perfumaria eu vejo shampoo pra cabelo liso em frasco verde, em frasco bege, em frasco rosa, em frasco transparente... Depende mais da marca do que o tipo de shampoo.

De qualquer forma, se uma dessas convenções vai ser seguida (aliás, se a própria convenção determina que a mesma cor seja usada para produtos de fins diferentes, ela mesma já é confusa, mas enfim), e a identidade visual vai ser bem diferenciada para cada linha da marca (eles têm uma linha amarela, uma verde, uma vermelha, etc), eu REALMENTE não vejo motivo para eles fazerem 2 linhas com tons de lilás.

Eles poderiam ter feito a de cabelos loiros apenas cinzas ou prateadas, sem detalhes roxos (o que é desnecessário). Nesse caso, ficaria improvável a confusão.

Milena disse... [Responder comentário]

Carol

Essa linha Herbal Essences é fogo tb. Eles têm 2 tons de rosa praticamente idênticos! Muito fácil de confundir.
E como a Vult, o engraçado é que o resto da linha é super colorida, com tons super vibrantes de diferentes entre si.
Isso treina o consumidor a comprar reparando na cor do frasco, mais do que em qualquer outra coisa. Quando a linha é toda da mesma cor como a Pantene, vc pelo menos sabe que o frasco em si não é parâmetro pra nada, e é "treinada" para reparar no rótulo.

Mas fazer tudo colorido e depois 2 cores que sçao quase réplicas tb é mancada, na minha opinião.
Mas o shampoo em si (Herbal Essences) é muito bom.

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Everyn

Essa dos condicionadores é engraçada tb, hehe. Algumas marcas estão fazendo os condicionadores diferentes, já reparou? Mesmo quando a cor e o rótulo são idênticos, o frasco é daquele tipo de "cabeça pra baixo". Aí fica mais fácil distinguir.

Outra coisa que os supermercados estão fazendo, é colocar os condicionadores em outra gôndola, longe dos shampoos. Acho que muita gente confundia, assim fica mais fácil comprar o certo. ;)

Milena disse... [Responder comentário]

Dáfni

Sabe o que é pior? Eu gosto da embalagem! O tamanho é bom de pegar, de guardar no box... Ele fica em pé sem ficar caindo, a tampa é legal, o plástico é de boa qualidade.

Realmente não entendi. Pequenos detalhes que confundem, e que se fossem mudados fariam uma diferença danada.

Milena disse... [Responder comentário]

Day

Eu acho a embalagem da Panete bem feinha, hehe. Apesar de ser funcional, ok.
E com elas não tem jeito, é só no rotulo mesmo... rs.

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Juro que eu ri, até porque só hoje me dei conta que estou quase acabando com um desodorante Garnier Fruits versão MEN. Não mudou minha vida, mas na pressa é um saco ler embalagens... Igual escolher absorventes, ter que ler, reler para se certificar que a birosca tem abas e cobertura suave e chegar em casa e ver que pegou exatamente o contrário.
Eu fico com dó mesmo são das pessoas mais simples, o quanto são enganadas só pelas embalagens, e não é num shampoo.
Embora eu tenha desvirtuado seu post com meu comentário, porque não custava nada mesmo ter mudado a cor. Eu também associo, mesmo sem usar, embalagem roxa para cabelos loiros.

Julia disse... [Responder comentário]

po, ta escrito enorme LISS... é só dar uma olhadinha pro produto que você tá na mão antes de comprar né!

Milena disse... [Responder comentário]

Carlinha

Nem me fala sobre absorventes... Às vezes eu juro que tenho saudade daquela época simples onde só existia shampoo pra cabelo seco, normal e oleoso e absorvente de um tipo só. Quando vc queria outro tipo, comprava de outra marca e pronto. rs

O pior de escolher absorvente é que o tipo que eu quero quase nunca tem. Eu encontro trocentos, mas o que eu prefiro mesmo, quase nunca. E isso depois de ficar meia hora em frente à gôndola lendo. Um saco.




Julia

Bem, eu não disse que eu não fui distraída. Eu fui.
O ponto da minha "reclamação" não é esse. É justamente eu não entender PORQUE, em meio a todas as cores que deus nos deu nesse universo infinito, a marca fazer questão de ter 2 embalagens parecidíssimas.
Uma das regras mais básicas em deign de embalagens é fazer com que ela seja facilmente reconhecida pelo consumidor.
E na boa... Na hora da pressa, não é difícil confundir.

Vai dizer que vc NUNCA, nunquinha, comprou nada errado por engano? Se a resposta for "não", dê tempo ao tempo, que até vc chegar à minha idade vc vai comprar, hehe. Aí vc vai lembrar do conselho que me deu. :P
Acontece, hehe. Eu só estou dizendo que se a marca fosse MINHA, eu faria de um jeito que não desse pra ninguém confundir. Pra que dificultar se pode simplificar, certo?

Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Mi, não lembro onde vc escreveu que estava pensando em tirar as letrinhas de verificação. Bom, sou a favor! De tirar, digo. AAAAAAaaaaai, letrinhas chatas! rs (eu sei, evita spam, mas... )

Anônimo disse... [Responder comentário]

Achei muito pertinente o seu post sobre embalagens de cosméticos semelhantes, se for da mesma linha então é um verdadeiro pesadelo achar o produto que queremos.
Parabéns

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