COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sábado, 13 de junho de 2009

Sobre design de sobrancelhas


A idéia desse post é dizer especialmente o seguinte: quando vocês lerem nas revistas por aí que você pode achar seu formato de sobrancelhas usando a "técnica" de medir com lapis/pincel, acho melhor não tentarem. Vou tentar explicar (adio esse post há um tempão, porque explicar é complicado pra mim :S)

Bom, outro dia estava eu num salão cortando o cabelo, e sondei um pouco sobre como as designers trabalham lá. Uma descrição relativamente detalhada de como se faz foi feita pra mim, e eu vi os instrumentos que pareciam coisa de engenheiro, compasso, esquadro, régua, molde... Fiquei meio apavorada com isso.

Porque gente, isso pode até servir como referência em alguns casos, mas rostos reais são geralmente assimétricos (eufemismo, né, todo mundo é meio torto mesmo!), irregulares, e a coisa mais improvável que se pode ver num rosto comum de mortais como nós, depois da simetria, é a proporção. Rosto-olhos-boca-nariz proporcionais são exceção, e não regra.

Aí,considerando isso, olha o que acontece se você usar a técnica do lapis (desenhos toscos que eu fiz pra tentar ilustrar o que eu to tentando dizer):

"técnica" de medir com lapis

rosto proporcional

mais ou menos o que acontece se você usar essa técnica e tiver o nariz largo e olhos pequenos ou juntos, por exemplo

e mais ou menos o que acontece se você usar essa técnica e tiver o nariz estreito e olhos afastados, por exemplo

Pode soar estranho, mas eu acho a desproporção interessante, porque o que define a beleza individual, na minha opinião, é exatamente isso: a peculiaridade de cada um. Aquele olhão, bocão, etc, acabam marcando pontos pra quem porta a desproporção, se for valorizado.

Pra mim, aí entra o designer. Valorizando isso, quando deve ser valorizado, e amenizando, quando achar que deve ser amenizado (assimetrias, por exemplo). Isso, lógico, conversado com a dona da sobrancelha, né? Ela é a principal interessada.

Enfim, como eu faço? Olho, avalio, converso e faço. Ponto. Não meço nada e levo em conta isso que eu falei: amenizar o que deve ser amenizado, realçar o que deve ser realçado. Precisa, sim, ter um bom olho pra isso, e quem não tem, na minha opinião, não deve confiar em moldes e medidas, porque vai se enroscar, percebem?

Juízo, meninas, se forem fazer sozinhas. Vão devagar na pinça, tá? E bom senso vale mais que medida precisa. Confiar no que se vê no espelho não é melhor do que medir? ;)

15 comentários:

Milena disse... [Responder comentário]

Fora que tem sobrancelha que não ajuda, né? Tirar pelos ainda dá, mas botar...

Muito legais os desenhos!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

muito bom! finalmente um post sobre isso, porém mais realista. sempre achei que essa regrinha de "medir com lápis" era meio furada...

suzi

Let´s disse... [Responder comentário]

Parabéns! Primeiro pelo capricho na imagens e segundo por provar que uma das regras de ouro da maquiagem não serve para muita coisa. Toda vez que eu tentava aplicá-la, parecia que minhas sobrancelhas teriam que começar nas têmporas (devo ter os olhos mais para afastados). Desconfiei que era furada mas nunca tinha visto ninguém tb perceber isto.

Patty disse... [Responder comentário]

EXCELENTE POST! Quando fui numa esteticista e ela modelou minha sobrancelha medindo tudo, nossa, fiquei horrorosa! Depois disso passei a frequentar uma que diz que cada rosto é individual e que nao existem duas sobrancelhas iguais. Mais cara mas mais sensata!

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Depois que uma experiente acertou na base do olho mesmo, nunca mais troquei de profissional.
Meu nariz é largo, eu ia ficar com metade da sobrancelha apenas - e olha que medir não é meu problema, sou engenheira, rsrs!

Naiara Romero disse... [Responder comentário]

Morro de medo! heheh

Minha cabeleireira, que é quem faz a minha sobrancelha de vez em nunca (é que moro em outra cidade por causa da faculdade), faz 'de olho' e não usa essa infinidade de medições; olha que eu todo mundo que eu conheço e que faz lá, fica com a sobrancelha bonita.

Até que eu mando bem nas minhas, só tenho mesmo problema em cortar na parte mais próxima ao nariz - e sim, minha sobrancelha cresce, tipo cabelo mesmo, bastante.
No final do ano passado, com aquela correria de final de semestre na faculdade e a certeza que iria para minha cidade logo, resolvi deixar sem fazer para "acertar o desenho"... Sei que estive lá e não deu tempo de fazer, só consegui fazer mesmo agora em maio - imaginem se eu não fiquei querendo morrer com aquela coisa revolta acima dos olhos, até procurei uns lugares aqui e de última hora desmarcava, acabei ficando com medo.

Agora estou pensando se deve realmente considerar uma outra opção, é que tô achando que ela deixou minha sobrancelha direita (A problemática!) estranha. Unf

Ah! Estava lendo uma dica dessas de revista e atentaram para isso que você falou, que a pessoa deve marcar e levar em consideração seus traços porque a dica é "genérica demais".

Beijos
=*

Daniela Monteiro disse... [Responder comentário]

A Mi sabe que meu nariz não é exatamente um padrão de beleza, por isso essa regra de medir da base dele jamais poderia se aplicar a mim... :D
Eu mesma tiro, mas de vez em quando faço caca... Ainda vou procurar uma (boa) profissional pra consertar meus estragos!

Maga disse... [Responder comentário]

No Brasil quem fazia a minha sobrancelha (no singular, porque 'e uma MONOCELHA) era minha melhor amiga - que 'e maquiadora/esteticista profissional.

Gente, eu tinha depilacao, design de sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem, TUDO DI GRATIS! :D

Agora aqui nao tenho coragem de pagar uma fortuna pra alguma gringa maluca fazer caca, e acabo eu mesma cagando minhas sobracelhas sozinha, em casa, e sem custo.

Nao 'e a melhor solucao, mas 'e o que tem pra hoje... :(

Maga disse... [Responder comentário]

Ai, fui eu que deletei o comentario acima, acabei postando a mesma coisa duas vezes.

hahahaha aloka

Renata disse... [Responder comentário]

Calma, Magali, você não vai ser banida porque apagou um comentário hahahahahah E outra coisa, fofíssima: vocâ acabou de ganhar um super prêmio! Você foi sorteada! Nossa designer (eu) vai fazer suas sobrancelhas totalmente grateeeeeeeees, na sua residência! Uia!
*Entre em contato conosco por email para confirmar seu endereço. Outros serviços serão cobrados à parte. Despesas de deslocamento dos nossos profissionais, fora da Grande São Paulo, serão por conta do cliente.

Nai, vou defender aqui sua designer. Os pêlos das sobrancelhas caem, tipo cabelo mesmo, e depois nascem de novo. Se renovam. Se caiu um daqueles "críticos" (isso acontece mesmo, principalmente se você tem os pelos longos, sabe como?) o desenho pode ter ficado estranho, e nem ser culpa dela. Já aconteceu isso comigo, é chato pacas.

Beijos! :-*

Renata disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigada mesmo pelo feedback. Ainda bem que vocês acharam o post válido, porque sim, deu um trabalhão fazer esses desenhos! rsrsrsrsrsrs

Eu ia pedir pra Milena fazer, que sabe tudo de desenho, mas ela tá super enrolada, cheia de trabalho, então eu me virei. Fiquei contente que deu pra ter uma idéia do que eu estava querendo ilustrar. hehehe

Google salva, né? Pra quem ficou curioso, o Google me levou ao Ultimate Flash Face, e eu simulei os rostos ali. Quem quiser brincar, confere lá:

http://flashface.ctapt.de/

beijocas!

Maga disse... [Responder comentário]

Re, obrigada! Adoro ganhar promocao! Segunda que vem te mando as passagens.

Classe executiva serve?

Hahahahaha

Anônimo disse... [Responder comentário]

Gurias, me digam uma coisa: tem q deixar a sobrancelha crescer pra poder ir num "designer de sobrancelhas"??
Pq eu vivo tirando a minha, não tô gostando e por isso quero ir num... Mas tenho q esperar crescer um pouco antes disso? :F

Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Não, Natasha. Eu acho muito mais fácil ir a um designer antes. Ele vai aparar o que está sobrando, mas sabe onde não aparar. Não vai ficar muito bonito, porque ele vai deixar alguns pêlos ali que você pode achar estranhos, mas eles são parte da suas futuras sobrancelhas!É assim que eu sempre fiz com minhas clientes. Sem dúvida vai ficar MUITO mais fácil pra você ir modelando sem se estressar.

beijocas!

Anônimo disse... [Responder comentário]

ME INDIQUE UM SALAO QUE FÇA DESIGNER DESOMBRACEHLAS BARATAS

Related Posts with Thumbnails