Tenho que começar a parte II explicando minha demora pra escrever essas continuações. Acontece que eu trabalhei com isso uns doze anos, e atualmente uma coisa que eu não gosto muito é voltar a falar desse assunto, porque falei tanto, mas tanto, nesses anos todos, que saturei! rs
A questão é que eu sei que esse tipo de post costuma gerar uma enxurrada de perguntas – a maioria delas que seria muito melhor respondida por um cabeleireiro que estivesse olhando o cabelo em questão, outras que são complicadas demais pra responder, outras que são casos únicos, e assim por diante.
Imaginem minha resistência a escrever esse post, sabendo que viriam dezenas de perguntas sobre o assunto, que eu muitas vezes não vou poder responder direito, ou não tenho tempo, ou não gostaria de comentar…
Não tem como. Pra cobrir mais ou menos esse assunto, eu teria que escrever centenas de páginas! E não dá, e nem é a idéia. O propósito é só falar de algumas coisas que podem facilitar a compreensão das colorações de cabelos, o mínimo sobre como funciona.
Eu sei que parece antipático, mas o que eu vou escrever aqui é o mais básico do básico. Coisas além do que eu escrevi realmente são as que provavelmente devem ser perguntadas para seu cabeleireiro, ele é que pode avaliar e responder.
É por isso, gente, que eu decidi que, excepcionalmente neste post, não vou responder a comentários, um a um, como costumo, ok? Sejam compreensivas, tá? :)
Ao assunto, então.
Sobre as cores:
As tinturas de farmácia sempre têm umas cores com nomes estranhos tipo “louro siberiano” ou “chocolate creme”, que não dizem nada sobre a cor em si. As profissionais seguem numerações que são bem fáceis de ler, e essa numeração é quase um padrão. Varia um pouco de marca pra marca, mas basicamente é como numeração de roupas: dá pra prever com bastante segurança, mesmo que nem sempre. Mesmo quando a numeração não é exatamente a mesma, nunca tem só o número, sempre tem o nome da cor também, mas no caso das profissionais o nome é sempre descritivo. Irisado, cinza, acobreado, etc. Não é muito mais fácil? (Às vezes as de farmácia também têm números assim.)
E como funciona isso? Seguinte:
O número que aparece antes da vírgula/ponto/barra é a cor de base. São neutros e naturais, tipo “castanho natural” ou “louro natural”. Não são dourados, nem acinzentados, nem avermelhados; são neutros. É uma cor chamada de “gris”. E quanto mais alto o número, mais clara a cor. Começa no número '2', por algum motivo misterioso o '1' não existe.
* Todas as fotos foram retiradas do site beautyriot.com, que eu nem conhecia mas é super inspirador ;)
2 - “preto” – Não é castanho escuro, é preto urubu. Pense Dita Von Teese… Preto natural é raro.
3 – castanho escuro – É o que muita gente confunde com preto. Cabelos de orientais, por exemplo.
4 – castanho médio
5 – castanho claro
6 – louro escuro
7 – louro médio
8 – louro claro – Já começa a ser raro encontrar cabelo todo de uma cor só quando passa do “6”. Geralmente ficam naturalmente mechados - quanto mais claros, mais mechas.
9 – louro claríssimo – Pense na Michelle Pfeiffer ou Cameron Diaz
10 – louro exageradamente claro
Bom, aí as tinturas geralmente têm umas numerações malucas, tipo 7,89 ou 8/44 ou 2,2… Assim: o número antes da vírgula/barra/ponto/qualquer coisa é a cor básica, do mais escuro ao mais claro, como as fotos acima.
O número depois da vírgula/barra/ponto/qualquer coisa é a cor dentro daquele tom. Algumas pessoas chamam de “cor fantasia”, embora ocorram na natureza as mais diversas dessas cores. Esses números NÃO SÃO PADRONIZADOS. Cuidado! Nem todas as tabelas seguem os mesmos números, portanto é bom consultar a tabela de cada marca. O que é “7”=verde em uma linha ou marca, pode ser “7”=marrom em outra.
Mas é muito comum ver esses números significando essas cores, especialmente o “0”, que sempre é “natural” ou neutro, como as fotos acima. Assim:
[número].1 - Geralmente corresponde ao cinza. Significa que é o tom antes do ponto (louro, castanho, etc., com cor inclinando para o acinzentado. Do mesmo modo com as seguintes:
[número].2 - Geralmente corresponde ao irisado, ou lilás. Bom pra cabelos que tendem a ficar amarelados ou alaranjados quando tingidos
[número].3 - Geralmente corresponde ao dourado
[número].4 - Geralmente corresponde ao acobreado (aquele ruivo mais alaranjado)
[número].5 - Geralmente corresponde ao vermelho (vermelho fogo)
[número].6 - Geralmente corresponde ao bordô, ou um vermelho mais pro violeta
[número].7 - Geralmente corresponde ao marrom (dourado + vermelho)
[número].8 ou 9 – Aqui já complica. Às vezes pode ser bege, às vezes pode ser irisado, às vezes pode ser verde (pra neutralizar vermelhos). Depende da marca.
Perceber as combinações pode parecer complicado, mas entendendo isso, não é difícil.
Por exemplo:
2.2: 2= preto; .2= irisado (ou azulado) portanto 2.2= preto azulado
Do mesmo jeito:
4.6 = castanho médio bordô
6.7 = louro escuro marrom
8.4 = louro claro acobreado
10.1 = louro ultra claro acinzentado
9.3 = louro claríssimo dourado
8,2 = louro claro irisado
6.5 = louro escuro vermelho
Deu pra captar?
E dois números depois da vírgula/ponto/barra? :O Calma, sem desepero. O primeiro número depois da vírgula predomina, o segundo dá um ‘toque’, um leve acento de cor.
Vejam se dá pra perceber:
8,4 (louro claro acobreado)
8,43 (louro claro acobreado dourado)
8,34 (louro claro dourado acobreado)
Deu pra entender? Complicado? Bom, tomara que ajude. Pelo menos vocês não vão mais comprar às cegas, né? :D (maior post que eu já escrevi por aqui, provavelmente)
17 comentários:
Olá!! Sempre leio,nunca comento,enfim...=)
Mas esse post é incrível,acho que vou imprimir até!!
Sempre faço umas artes cabelísticas(beijo Marina),mas agora assim será beeem mais fácil.
Este post ficará pra posteridade!! hahaha...
Me desculpe ,mas vc é phoda msm,todas suas dicas valem ouro em pó!!
BeijoOo
Cristina
Que legal! Antes eu maníaca por tinta de cabelo, tinha coleção! rs
Meu cabelo é (ou era antes de pintar) bem claro e era muito mechado, não sabia que era normal. Eu pensava que era por eu ficava muito no sol.
Muito obrigada pela disposição de fazer o post mesmo sem estar com muita vontade. ^^
Post bapho total!
Apesar de não tingir meus cabelos, adorei.
Kisss^^
Eu queria ter lido um post como esse quando tinha 15 anos, e não só agora, que tenho 31.
Excelente mesmo.
Renata, deve estar entre os melhores posts que escreveu também! Quero guardar pra sempre! :)
Beijos
Meninas, fico contente que gostaram.
Ó, a Milena me perguntou uma coisa e editei o post explicando. O número 1 não tá faltando, é que não tem mesmo.
bjs!
Re, muito bom mesmo seu post, esclarecedor.
Beijo
Carol
http://coisinhascarolina.blogspot.com
Boa tarde.
Muito esclarecedor esse post.
Adorei o "chuta que é macumba" e endosso a bicada na Julie Hewett, apesar dos produtos maravilhosos.
Embora não comente muito, sempre visito o blog. A razão do comentário é que comprei ontem o pincel da Coco Beau.
Estou aqui aguardando feliz minha aquisição e assistindo vídeos no You Tube e dei de cara com uma das gêmeas Pixiwoo usando o The Big, Fat, Firm Foundation Brush no último trabalho delas. Bjs e um ótimo final de semana. Maria Eugenia
Renata,
Melhor que isso, só vc dando a preciosa dica: onde compro tintura Keune, no RJ?
Adorei o post!
Valeu!
BJss.
Post muito bem explicado. Obrigada!
Finalmente percebo alguma coisa de tintas para cabelo :)
Mto bom este post, deu pra esclarecer e entender mtas coisas, ótimas informações.
Desde mto nova eu pinto o cabelo, já pintei de todas as cores possiveis e com várias tintas diferentes, hoje em dia to loira (com uma raiz gigante mas que eu gosto) decidindo ainda se me mantenho loira ou se já volto pro castanho u ja me atiro em outra cor.
Tenho dificuldade para confiar em cabelereiros, nunca fico satisfeita.Tinta ou corte.
Daí prefiro fazer eu mesma, sempre tem uma amiga pra ajudar tb.
Inclusive este post maravilhoso.
;)
Renata, só responde uma coisa...
HAHAHAHAH... BRINCADEIRA!
Agora sério... adorei o post! Se vc sabe tanto sobre cabelos, podia dar uma forcinha pra nós, né? Coloca posts de vez em qdo pra gente aprender!! Acho que todo mundo gosta...
Tb não confio em cabeleireiros... ou são mto caros ou são mto ruins... ou os dois.
Uma vez fiz luzes que detonaram tanto meu cabelo que só sairam cortando. Não teve Keune, nem Avlon, nem Alfaparf...
Depois q cresceu fiz mechas trocentas vezes em casa e nunca detonou, sempre resseca e eu recupero...
bjso, parabéns!
Olá! Adorei o post!
Me diz uma coisa, genericamente, para conseguir um louro bege a gente usa qual número? Ou mistura um acizentado com dourado (se sim, quais)?
Tô estudando como chegar nesse tom, mas tem cabeleireiro que diz que é 9,1 + 9,3, já vi tintura profissional com núumero de 9,4 dizendo que é louro claro bege...
Desde já, agradeço :)
@LuLu, obrigada! Como eu disse, é impossível dizer, especialmente nesses casos (loiros). Porque depende de onde você parte (cor atual) e de onde quer chegar (cor final). Sem saber isso não dá nem pra ter idéia. Só vendo.
A numeração pode variar, sim, entre as marcas. O que eu escrevi é uma base. Por exemplo: você pode usar roupa 38 em quase todas as marcas, e em uma em particular usar 36 ou 42. Não tem uma norma, é uma base adotada pela maioria, por convenção e conveniência.
De novo, melhor o cabeleireiro dizer, se estiver na dúvida, porque cada um conhece os subtons das marcas que trabalha.
Boa sorte. ;)
bjs
Enta.li e reli um site q dizia pra fazer uma base num tom chocolate, umas mechas com tom ambares ou avermelhados.....como seria? E qual as numeraçoes exatas pra isso dar certo?
Meu cabelo tem base natural de 6 a 7
Oi , queria pintar o meu cabelo tipo o da Rihanna , mas não consigo encontrar essa coloração (castanho médio bordô 4.6)? Onde posso comprar , até mesmo pela internet pode ser !
Esse .2 está errado. O .1 que é o acinzentado, o .2 é violeta. Se você for comprar um preto azulado sempre vai notar que é 1.1 e não 1.2. ;*
Postar um comentário