COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tons de pele - Qual o seu, e como escolher sua base?

Quando eu tinha meus 18 anos, eu comprei minha primeira base. Entrei no corredor de maquiagem da Walgreens (farmácia dos EUA), e fiquei completamente maluca - e perdida! - com a quantidade de acabamentos e cores diferentes. Eu escolhi a que parecia mais promissora, e a que pelo vidro era mais parecida com a minha pele.
CLARO que a cor não ficou boa... Se comprar base sem testar já é um big no-no, imagina sem saber que tom de pele eu tinha, ainda por cima.

E levei um tempão comprando bases de cores erradas. Ora eu ficava cinza, ora eu ficava amarela... Até o dia que eu descobri, lendo algumas dicas numa revista, que minha pele era neutra. Descoberta que muito me espantou porque, pelos vidrinhos, na hora de escolher, eu jurava que os tons neutros não tinham nada a ver com a minha cor. Depois dessa revelação, minha vida ficou bem mais fácil.

Ainda assim, a gente não está livre de erros, porque não são todas as marcas que classificam/informam se a cor é quente, fria, neutra, etc. Simplesmente tacam um nome lá e beleza. Vc que se vire.
Mas depois de um tempo a gente pega a manha, e existem algumas dicas que nos ajudam a descobrir nosso tom e até a reconhecer os tons da base. Vamos a elas?


FRIA (Cool)

São consideradas frias as peles com fundo rosado ou levemente avermelhado. A cor do cabelo pode variar de preto a vermelho escuro até a loiro bem claro. A cor dos olhos normalmente é clara, como azul ou verde. Para as de pele negra, os olhos podem ser castanhos-escuros, quase pretos. Peles frias normalmente queimam logo e podem levar bastante tempo até bronzear. Algumas simplesmente não se bronzeiam. Se vc olhar as veias na parte de baixo do seu braço, elas são azuladas. Peles frias combinam melhor com adereços prateados, branco em vez de marfim, e cores fortes próximas ao rosto.


NEUTRA (Neutral)

Se vc tem pele neutra, ela tem fundo bege com leves toques de rosa e/ou amarelo. Os cabelos e os olhos podem ser de qualquer cor. Vc fica bem com adereços dourados ou prateados, e tanto com branco quanto com marfim. Se vc puxa pro amarelo, cores quentes tendem a ficar melhores em vc. Se puxa para o rosa, tons frios combinam mais com sua pele.


QUENTE (Warm)

As peles de tom amarelado, avermelhado ou puxadas para o pêssego, são consideradas quentes. A cor do cabelo pode variar de castanho escuro a loiro escuro, até o castanho avermelhado. Os olhos normalmente são castanhos, cor de mel ou azul escuro. A pele bronzeia bem e geralmente não queima. Se vc checar a parte de baixo do seu braço, vai notar que suas veias são meio esverdeadas (isso se vc conseguir vê-las). Vc fica melhor com roupas em tons quentes, adereços dourados, e marfim em vez de branco.
Várias cores têm “warm” ou “natural” no nome. Exemplo: “warm beige”.


Essas são as 3 cores básicas de fundo. Mas existem algumas dicas mais específicas, que ajudam a identificar certas tonalidades com mais precisão ainda:


DOURADA (Golden)

É a pele de fundo amarelo. O cabelo pode variar do castanho médio/escuro até o loiro claro. Os fios mais claros do seu cabelo puxam para o dourado. Os olhos podem ser azuis, cor de mel, verdes ou castanhos claros. Esse tom de pele se bronzeia facilmente, sem se queimar. Se vc pegar um pedaço de papel e colocá-lo próximo à parte de baixo do seu braço, ele deve refletir um tom amarelado. Vc com certeza fica melhor com adereços dourados do que com prateados. E talvez note que usar preto junto ao seu rosto tira um pouco da sua cor e faz vc parecer apagada.
Geralmente as cores têm “golden” no nome. Exemplo: “golden tan”.


"OLIVA" (Olive)

Pele com fundo amarelado e sub-tons esverdeados. Característica dos biotipos latino e asiático. Tanto o cabelo quanto os olhos de quem tem pele oliva costumam ser escuros. Olhe a parte de baixo do seu braço e o seu pulso, e vc vai notar que as veias provavelmente são esverdeadas. Vc se bronzeia facilmente, mas não se queima. Vc fica muito melhor com cores fortes do que em tons pastéis. E já deve ter reparado que muitas cores de base deixam sua pele cinza ou rosada.


Uma olhadinha na tabela da Graftobian mostra que se vc não souber qual o tom de fundo da sua pele, escolher a base certa é tarefa complicada.




Lógico que a escolha da base ideal não passa apenas pela cor de fundo da sua pele. Para achar a cor perfeita, vc precisa ver se sua pele é clara, média, bronzeada, escura... Mas se vc já começa sabendo por onde procurar, fica bem mais fácil.

Outro aspecto a ser levado em consideração é o seu tipo de pele. Peles secas pedem bases mais hidratantes, por isso as líquidas são uma boa opção. Quem tem pele oleosa pode optar por bases com acabamento em pó, ou formuladas especificamente para controle de oleosidade.

E por aí vai... O resto é pesquisa e (pelo menos no meu caso) diversão.

Espero ter ajudado. :-)


Parte do texto foi retirado da excelente seção de FAQ do site da Everyday Minerals.

9 comentários:

★Vivian★ disse... [Responder comentário]

Menina é a mesma sensação que tive ao entrar na CVS pela primeira vez para escolher uma base e nao pode testar, sabe o que faço agora, ABROO mesmo e deixo la a testada...kkk, devriam deixar de teste como as outras lojas fazem né!
Axei muito interessante seu post, adoreii mesmo!!

Bjos

Grace Rangel disse... [Responder comentário]

Gostei muito do seu post, ele demosntra que para a cor perfeita vários fatores devem ser levados em consideração, o que torna a tarefa mais trabalhosa, mas tb faz com que a gente se conheça melhor. Eu até hoje não achei a base perfeita, por isso tenho 2 bases da loreal uma mais clara e uma mais escuro que eu misturo até chegar a cor do meu rosto. É ruim pq vc gasta mais, mas corre menos risco de ter uma cor muito diferente da sua.
Ai eu queria muito poder experimentar todas essas cores da graftobian, acho que ali naquele meio existe uma base para chamar de minha =D.
bjs!!!!!!

Maga disse... [Responder comentário]

Eu nao uso base... nao consegui acertar meu tom, e todas as vezes que eu apliquei, fiquei com uma camada de reboco terracota no rosto, tipo uma mascara...

Culpa da falta de tecnica + falta de conhecimento do tom certo pra minha pele.

Mas me viro bem com o corretivo.

Ai, eu queria muito entrar numa farmacia/loja de cosmeticos com milhares de corredores muito loucos, pra me sentir na Fantastica Fabrica de Maquiagem do Willie Wonka.

Chrís Wéiss disse... [Responder comentário]

Oii Mi =) !
Muito bom esse post, adorei, gostei muito das suas explicações,para mim foram bem objetivas e esclarecedoras.
Analisando a minha pele, creio que ela se encaixa no perfil da FRIA.
Essa paleta da Graftobian, ajuda bastante na hora da compra!
Lindo dia
Beijos estrelares

Renata disse... [Responder comentário]

Mi, muito útil esse post. Essas paletas eu namoro, viu? Já coloquei até uns links ali no Shopaholic Corner de duas lojas que têm essas paletas (e também outras do gênero, profissionais e de alta cobertura), e acrescentei agora o próprio link pra Graftobian, que... entrega no Brasil! Uia!

Renata disse... [Responder comentário]

Magali, acho que a gente é irmã, sabia? Incrível como a gente tem experiências [patéticas] semelhantes, com maquiagem. XD
bjs

Milena disse... [Responder comentário]

Oi meninas!

Vivian, eu fiquei doida com a variedade... Dava vontade de sair correndo e pegar tudo, rs.
Mas acho um absurdo eles terem aquilo tudo de base pra comprar, e não terem testers, né.

Grace, interessante isso que vc disse de se conhecer melhor, e é verdade. Concordo. Vc passa não só a conhecer o tom de sua pele (impressionante como a gente ACHA que sabe, e depois descobre que não), mas também como ela reage, e o que funciona melhor pra vc.
E eu não acho mais meu tom na Loreal... Não trazem mais. Eles reduziram consideravelmente a quantidade de cores.

Maga, será que vc não está tentando bases escuras demais? Tons mais escuros que o da nossa pele evidenciam os poros, as linhas de expressão e deixam a aparência pesada.
Tenta uma base líquida de cobertura suave...Aí tem Almay? A Almay tá com uma base que quando vc passa ela fica branca, mas depois vai se adaptando à sua cor... Não sei se funciona, mas a proposta é interessante. E é bem levinha, segundo ouvi dizer.
Se eu fosse chutar o tom da sua pele, eu diria que é warm ou olive... Medium light (olha eu cagando regra... rs).

Chris, se vc tiver alguma base que vc gosta e fica boa, conta pra gente? Acho que o pessoal de pele fria sofre um pouco mais aqui no Brasil pra achar bases e pós.

Re, essas paletas... Afe. Eu nem penso nelas, rs.

Renata disse... [Responder comentário]

Mi, pode ter certeza disso: quem tem tom frio de pele no Brasil sofre MUITO! E pele muito clara também. Até pouquíssimo tempo atrás, até pó era complicado comprar. Tudo ficava bege. E por incrível que pareça, continua assim na indústria brasileira. Só importados e nossa preciosa (a gente fala mal mas é porque gosta!) Contém 1g, que só de pós claríssimos tem uns 5 tons e tipos, ou mais, dá pra escolher precisamente o que fica melhor. O resto acha que todo brasileiro toma um solzinho na praia todo dia.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adoreei, o problema é que eu não sei direito, é pq eu vivo em picsina então sou bronzeada, só que não tanto, minhas veias começam azuis até um ponto e depois elas ficam meio verdes, e depois na parte do braço q eu não pego sol voltam a ficar azuis, meus olhos são verdes, meu cabelo loiro escuro e ondulado então como sou ''misturada'' não sei o q fazer

Related Posts with Thumbnails