COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

terça-feira, 1 de março de 2011

Maquiagem de carnaval

garota_flor

Não, o post não é sobre sombras coloridas, glitter, nem cores neon. É o oposto disso, na verdade. São algumas idéias para tentar ajudar quem pretende pular o carnaval ou ir pra rua durante os dias de festa, e não sabe bem o que fazer para não desmontar no meio da farra. :)

Deixo registrado aqui que adoro os tutoriais coloridos e acho que carnaval é uma época ideal para brincar com cores extragantes sem medo de ser feliz! Mas uma montação dessas, apesar de divertida, nem sempre é prática, né? Principalmente sob o sol e com o calor que faz nessa terra.
Aquele olhão cheio de glitter e postiços fica lindão pra ir a um baile, ou uma baladinha com os amigos. Mas e o pessoal que vai atrás de bloco, trio, ou vai à praia e vai pular, dançar, suar e derreter? Comofas?

Minha sugestão é: proteção + leveza. É o clássico caso de “menos é mais”.

Se vc sair toda lindona e colorida pra dançar atrás de um trio, capaz de chegar toda derretida e manchada no final da aventura, coisa que ninguém quer, né? :/
Se, mesmo sem abrir mão da folia, vc também não quer sair de cara lavada, calma que tem opção. :)

 

Pele:

Em primeiro lugar, proteção. ALTA. Provavelmente não haverá tempo de ficar reaplicando protetor, e talvez nem tenha onde/como. Então o ideal seria um protetor de 50 pra cima. De preferência os que dizem ser resistentes ao suor.

Se vc não se sente confortável de sair sem nenhum tipo de camuflagem, existem algumas opções.
Eu evitaria bases de alta cobertura, pois elas ficam muito evidentes sob a luz natural e dão um aspecto pesado. Vc vai estar sob luz direta, bem próxima às pessoas e provavelmente vai estar suando. Quanto mais natural for sua aparência, melhor.
Acho que as duas melhores escolhas seriam:

- Um protetor solar tinto (existem boas opções, como Adcos, Anthelios, etc).
- ou usar corretivo, apenas nos lugares do rosto onde se precisa de correção (olheiras, marcas de acne, etc).

Claro que se vc tiver alguma base de efeito natural que não vá te deixar na mão (derreter, transferir, etc), tudo bem... Mas só sugiro que vc faça isso se estiver acostumada e já tiver usado o produto antes. Senão, essa não é a hora de testar um produto novo!!! Já pensou, vc lá jogando charme pro gatinho com o rosto manchado e o top todo sujo de base? :O

A idéia não é fazer uma máscara de perfeição, e sim corrigir falhas que te deixam insegura, para que vc possa brincar à vontade.
Suar vc vai mesmo, então relaxa, porque não vai ser a única brilhando… Pode ter certeza! Mas, mesmo suada, vc pode ficar tranquila com manchinhas e marquinhas disfarçadas. :)

 

Olhos:

Na ausência de um lápis ou delineador que não borre, o melhor é pular esse passo (na dúvida, também não é hora de testar…). É só usar um rímel à prova d’água que fica tudo bem. O rímel já é o suficiente para destacar e dar definição ao olhar.

Quanto às sombras, depende se vc faz questão.
Eu, Milena, optaria por ir sem sombra. Como minha pele é oleosa, eu não duvido que em questão de poucas horas as sombras estariam acumuladas na pálpebra e – no caso de cores cintilantes - eu teria brilho espalhado pela minha cara toda (not in a good way), mesmo usando primer por baixo.
De qualquer maneira, é escolha pessoal.

Pra minimizar as chances de dar qualquer problema, pode-se evitar cores vivas e optar por tons mais neutros, tipo um champange, douradinho, etc.

Uma boa alternativa podem ser as sombras cremosas de alta fixação. Elas duram bem e são mais difíceis de sair deixando resíduo pelo rosto.
Eu tive boas experiências com os paint pots da MAC e com as sombras de bisnaguinha da Vult. Verdade que nunca os usei em condições extremas, por isso não dou garantia de que são à prova de fogo. Mas acho que o risco é menor do que com sombras em pó.

 

Lábios:

A mesma lógica se aplica. Se o batom borra ou escorre, mais fácil alguém notar se ele for vermelhão do que se for um tom mais próximo da cor dos lábios, né?
E, em meio a tanta gente e ao calor, o mais comum é a gente toda hora beber alguma coisa. Por isso, vale lembrar que nem todo batom vai saindo de forma homogênea e bonita. Alguns, mesmo não tão escuros, vão manchando os lábios e acumulando/desbotando de forma esquisita.
Minha escolha seria um batom cor de boca que fosse hidratante e que eu pudesse levar e reaplicar sem precisar olhar no espelho nem ficar me preocupando se está borrado.

Os lip balms são outra boa opção. Existem várias versões coloridas que deixam os lábios bonitos e naturais. E até mesmo os incolores já dão um “up” no semblante, deixando a boca hidratada.
Se o produto escolhido tiver FPS, melhor ainda!

 

Acho que esses passos são os básicos pra gente sair mais segura e tranquila de casa, preparada pra curtir a festa. E sem ter muito trabalho, né?

Se quiser incrementar a produção, não tem problema. Dá pra acrescentar um pouquinho de blush, iluminador, aí vai da vontade da foliã. :)

 

PS: Eu não pulo carnaval (detesto, rs), mas usei muito esse tipo de maquiagem durante as férias, quando passava o dia inteiro passeando sob o sol. Deu muito certo, e as fotos mostram uma pessoa com um mínimo de dignidade. rs

5 comentários:

Ilonna disse... [Responder comentário]

Realmente Milena, por mais que o carnaval seja uma ótima época para abusar de cores e brilhos, tudo tem que ser usual! Como só vou brincar a noite, fico mais tranquila quanto a produção,rs!

Bjos!!

Sheila disse... [Responder comentário]

Milena, super dica! Não tem nada pior que você se produzir toda, e voltar toda borrada e desmontada pra casa! Seja no carnaval ou em qualquer outra ocasião!

Adoraria receber sua visita em meus blogs ;)
http://phdemseilaoque.com
http://agiteantesdeusar2.blogspot.com

Estou te seguindo! ;)
Beijo

Dáfni disse... [Responder comentário]

Oi MIlena,

Também detesto carnaval... (rs)

Mas essas dicas são ótimas pro verão, com certeza!

Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Pois é, meninas! A dica parece óbvia, né, mas nas férias eu demorei até me tocar que era mais prático usar um tiquinho de corretivo só onde eu precisava do que fazer uma make elaborada que derretia de qualquer jeito...

Beijos e bom carnaval pra vcs! :)

Priscila Lopes disse... [Responder comentário]

Oi Milena! Não pulo carnaval, mas acho que suas dicas estão certíssimas. Proteção e rosto leve é a melhor coisa.. se eu curtisse carnaval, faria exatamente o que vc disse. Me dá nervo só de imaginar aquelas maquiagens super pesadas derretendo no sol. Acho lindo makes coloridonas nessa época, mas só se for pra usar a noite! debaixo do sol não rola.. beijinhos

Related Posts with Thumbnails