Eu não sei direito como escrever isso. Se eu escrevo resenha sobre um corretivo, me sinto relativamente segura, porque já experimentei um monte deles. Mas complica quando eu vou falar sobre um pó iluminador, porque eu não usei muitos. Ao contrário, cheguei perto de alguns e não gostei, nem comprei. Alguns eu comprei e não consegui gostar.
Mas como eu não desisto nunca, principalmente porque eu fujo daquela cara de pancake, como disse a Duda, li quatrocentas resenhas pra ver se alguém recomendava algum iluminador decente que eu não gastasse uma fortuna pra comprar – afinal eu não sabia se ia me adaptar a um artifício tão complicado de usar.
Eles sempre me encantaram, mas eu tenho muita dificuldade com eles. Me fascinam as imagens com aquele brilho legal, de saúde, mas entre ver isso em fotos e videos e usar no meu rosto, vai uma distância daqui à lua.
Pensei em comprar um pra ir brincando e quem sabe encurtar essa distância. Então, encurtando a conversa, o que eu comprei foi o Revlon ColorStay Mineral Finishing Powder na cor Brighten, que é iluminador, e na cor Sunkiss, que é um bronzer. São baratos, em torno de 12 dolares cada um. Comprei na Brigitte’s Boutique.
As dezenas de resenhas que eu li diziam que o iluminador é ‘brilho do bem’, que não tem glitter, não é aquela cintilância feiosa e carnavalesca, e sim um iluminador bem sutil, com um brilho suave, mas luminoso, etéreo. Apostei, pra ver se dava uma turbinada na vitalidade da pele depois de passar umas bases mais ‘fechadas’, opacas, e foscas.
As fotos acima não representam o produto como ele é ao vivo, nem passam perto. E tentar descrever iluminador e bronzer é absurdamente difícil, como é difícil também fotografá-los. Sendo pós, pior ainda. Mas eu tinha que tentar! :D Afinal, foram as resenhas e as fotos que eu cacei nos blogs por aí afora que me ajudaram a entender como eles eram, mesmo não sendo precisas, deu pra eu ter uma idéia.
Pra começar, os pós são super compactados, difícil até de tirar com pincel. Vai ver até é de propósito, pra minimizar o risco de usar uma quantidade maior do que a ideal – e realmente é facinho, facinho passar da conta com esse tipo de produto.
O brighten, o iluminador, é bastante brilhante. Eu gostaria que fosse menos, acho, mas estaria entrando, provavelmente, na categoria dos beauty powders. Acho até que gosto mais desses, mais discretos, e tal, mas o legal dos iluminadores é que dá pra fazer mais estrepolias, misturando com outras coisas.
Como eu contei, é um brilho “do bem”, bonito mesmo. Na embalagem, o pó é rosado, com veios brancos (ou quase) e de um rosa mais escuro, queimado. Na pele, não tem cor nenhuma. Pura luminosidade, mesmo.
Pra quem gosta desse efeito, achei lindo. Acontece que pra mim, pelo menos por enquanto, é demais. rs Tenho que me adaptar, talvez? Ou seria um erro me adaptar? Bom, não sei. Sei que achei um jeito que fica ótimo: uso antes da base. Só naquelas áreas mesmo típicas, o “C” perto dos olhos, nariz, e tal. Depois eu aplico a base, e o efeito fica bem legal. Se eu tentar explicar, não vai sair nada inteligível, então se vocês nunca fizeram isso, tentem! Principalmente pra quem tem medo de iluminadores, como eu, é uma solução super interessante. É o efeito que eu esperava do iluminador, só desse jeito fica muito mais discreto, mesmo olhando a pele bem de pertinho.
O sunkiss, que é o bronzer (dã), é uma mistura de um marrom claro meio rosado com veios champanhe. Na pele, o brilho é bem menor e mais sutil que o do brighten. Aplicado de leve, ele dá uma aparência linda, saudável, à pele. Tira aquela palidez e tira o aspecto “chapado” que a base às vezes deixa. Gostei muito mesmo, e acho que vai durar uns 15 anos, porque a quantidade que eu uso é mínima. Se usar muito, imagino que fique horrível, como qualquer bronzer fica se usado em excesso – ou seja, em qualquer quantidade maior que umas levíssimas pinceladas. A quantidade de brilho é ótima, equilibrando a cor.
Camada pesada, com o dedo, pra mostrar como ficam aplicados em quantidade absurda:
Abaixo, aplicados de leve, com pincel, mas ainda assim em quantidade pra lá de generosa, pra dar pra ver nas fotos:
É isso. :)
Quem tiver dicas de como usar iluminadores, fique à vontade pra comentar, eu vou achar ótimo.

Eu uso o iluminador igual vc falou, antes da base. Mas o meu é em creme. Uso quase como um primer e o efeito é lindo!! As fotos que tirei com a pele preparada assim ficaram lindas lindas!! Bjos
Oi, Rê, eu também não tenho muita experiência com iluminadores. Recentemente comprei um, mas ainda não o usei. Mesmo que alguns sejam menos brilhantes que outros, a meu ver, eles só servem para ser usados em produções mais elaboradas (pelo menos pra mim). Não consigo me imaginar passando um iluminador no dia-a-dia e as pessoas vendo minha cara com aqueles brilhos sem pensar: "Nossa, essa se empenhou na maquiagem"! Rs!! Bjão!
Interessante vc passar o iluminador antes da base, Re! Vou testar pra ver se eu gosto do efeito. Aliás mto bonito esse Brighten!
Eu esqueci de citar dois produtos da MAC que as meninas nos blogs por aí usam como iluminadores: Cream Color Base Shell e Paint Pot Bare Study. Ambos são multiuso e cremosos, mas ainda não testei nenhum pra ver se gosto e me adapto a esse tipo de produto.
Sobre iluminadores líquidos, tem uma resenha do Strobe no Frescuras de Mulher, vc já leu? A Tami compara o resultado dele com o do Eyeko Cream: http://frescurasdemulher.blogspot.com/2010/02/review-mac-strobe-cream.html
E no The Makeup Blog tem um tutorial onde a Letícia usa um pigment pra fazer as vezes de iluminador: http://www.makeup.blog.br/makeup/?p=1144
Ufa! Acho que chega né? rs.
bjos.
Eu tb do engatinhando nesse mundo de iluminadores. Aliás tinha esra horror mesmo. Mas esse efeito que vc falou tb acho o máximo!
Outro dia na MAC, depois da base a maquiadora, passou em mim. Ficou lindoo, um rosado, bem sutil, não lembro o nome.
Mas acho que entendi bemmm o que vc procuro, eu ando atrás tb, rs.
Alguma coisa que se eu errar a mão, não saia por aí com cara de quem acabou de sair de um baile de carnaval.
Ah DUDA, os links que vc pos aí ajudaram muito viu? Brigadinho!
"MakesNau", qual é o que vc usa? Eu não tenho nenhum em creme / líquido que eu goste...
Fer, embaixo da base dá certo. Tenta!
Duda, obrigada pelos links, foram super úteis. Inclusive ela comenta o que eu achei do eyeko cream: é seco, é meio esquisito. Talvez pra pele oleosa seja melhor. As fotos do Strobe estão ótimas, namorei! rs
Laura, vamos trocando informações, eu ando experimentando e o pessoal tem soltado dicas ótimas nos comentários. A gente vai se achando hehe
bjs
Uso o iluminador do Duda Molinos, ele tb tem que pegar bastante produto pra começar a aparecer. Eh bom mesmo que não dá pra errar. Mas não tenho experiência nenhuma! Só usei ele na vida.
eu adoro iluminador depois que aprendi a usar nao largo mais claro que nao uso todo santo dia mas eu acho que se usado de maneira certa da um up na make eu uso o da tracta da natura diversa candeia e o da nyx adoro os tres beijos
Estou fazendo uma rifa do batom MAC VIVA GLAM GAGA lá no meu blog! A blogueira que divulgar a rifa terá direito a um número! Passa lá!
As leitoras que quiserem participar é só irem lá no blog e se inscreverem!! Custa só R$2,00!
http://cosmetiquisses.blogspot.com/
Beijinhos
Renata, dá para misturar com a base, se vc conseguir raspar um pouquinho. Fica legal. bjk
To atrás de um iluminador sem mto brilho tbm. Não gostoi de brilho
Fofa, passa lá no blog p conhecer. Tem uma r retrô como o seu.
Beijos Pin UP
Me sinto uma alien! rsrsrs...Nunca usei um iluminador! Preciso comprar um now!! rsrs..
=1
Eu uso o creme iluminador 3em1 da Eyeko e adoro, é super fácil de aplicar e não tem erro ;)
Beijinhos
*blog-da-beleza.blogspot.com*
Lanny, sabe que eu experimentei esse do Duda Molinos mais de uma vez, nas lojas, de tanto que falam, mas não gostei? Achei muito 'glitter'. Pra mim, pelo menos, não é exatamente do tipo que eu gosto.
Luciana, tem da NYX? Qual? :O
Karen, confesso que eu pensei nisso, mas não tive coragem! rs Vou tentar! Obrigada pela dica, me encorajou a misturar mais coisas hahaha
Gonzales, iluminador sem brilho é mais fácil. Duro é achar o brilho certo rs E bem.. .não entendi o que tem "uma com o meu" no seu blog. :?
Ligadona, não se sinta alien. Tem tantas coisas que a gente nunca usou! rs
Filipa, sabia que eu não consegui me dar bem com esse creme da Eyeko? Eu tenho ele aqui, testei de vários jeitos e não consegui resultado legal. Ele é meio seco, esquisito! Como vc usa? No final? Eu tentei assim e não rolou, agora fico com medo de tentar de novo e ter que tirar toda a maquiagem! rs
bjs
olá!
adorei seu blog!
estava procurando swatches dessas coisinahs da revlon, faz tempo quero comprar e graças ao google, achei vc, rsrs!
o iluminador é irmão do iluminador do duda molinos.
o bronzer é irmão do blush mosaico cafe da nyx.
pronto, não vou comprar nenhuem deles, rs!
beijosss
tô seguiindo!
Postar um comentário