COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uniformizando a pele – mais difícil do que parece

Eu tô há bastante tempo querendo fazer um post sobre isso, e sem saber direito como começar. Porque já é difícil a gente conseguir ENXERGAR a nossa cor real e entender a nossa própria pele. Imagina ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo!
Então vou tentar explicar da melhor maneira que eu posso, e talvez eu seja um pouco prolixa, e o post seja longo… Peço desculpas se for o caso. Mas espero conseguir passar a idéia.

Bom, em primeiro lugar, ninguém tem o rosto de uma cor só. Muito provavelmente vc tem mais pigmentação em alguns lugares, e pele mais clara em outros.
Tem gente que tem a pele mais pigmentada nas bochechas. Ou no nariz, ou na testa, ou no queixo, ou qualquer combinação dessas áreas. E descoloração em tantas outras.

Pra vc identificar qual o seu “mapa” de cor do rosto, o ideal é vc se olhar de frente e sem maquiagem, de preferência sob luz natural. Fotos ajudam bastante, também. Nas fotos a gente vê muita coisa que ao vivo não percebe. É cruel, mas nesse caso pode ajudar.

Essas são fotos de mim sem maquiagem. Eu saio de casa sem make, muitas vezes. E estou OK com isso. Mesmo porque, a maioria das pessoas na rua não tem uma pele muito melhor. A gente tem muita autocrítica, mas a verdade é que ninguém é perfeito. Ainda mais sob a lente e o flash de uma câmera, com a pele nua.
Então, cá estou em toda a minha glória:



Os swatches acima foram (grosseiramente, claro) tirados de cada foto. Mas mesmo sendo um esquema tosco, dá pra ver direitinho a diferença entre as partes do rosto em cada diagrama, né? Onde é mais escuro, onde é mais rosado…

Se for como eu, vc tem a pele mais escura ao redor dos olhos, a cor predominante na testa/nariz/queixo e a pele mais clara na região lateral, na linha divisória com o pescoço. Minhas bochechas também são um pouco mais claras e rosadas.

Baita diferença para a pele depois de corrigida, aqui.


O pré-requisito mais importante pra uma boa pintura é uma boa “tela” de base. E para ter uma tela perfeita para a maquiagem, vc precisa uniformizar a sua pele.

A melhor saída parece uma base que cobre tudo, certo? O que acontece é que como ninguém tem uma pele totalmente homogênea, muitas vezes as bases de alta cobertura (mesmo quando têm textura fina e delicada) ficam artificiais… Porque “pintam” tudo de uma cor só, tirando a profundidade natural e deixando o rosto chapado.
Então o objetivo não é exatamente apagar qualquer vestígio de sarda, nem ficar toda monocromática. E sim amenizar a diferença brusca de tons, de forma que fique o mais natural possível.

Eu sempre prefiro bases de cobertura média, e corretivo pra ajudar nos lugares mais críticos. A base cuida de dar o tom da pele “predominante”, e as demais imperfeições que sobrarem a gente corrige com o corretivo.

Agora vem uma parte interessante: o corretivo que vc escolhe - e como/onde aplica - faz TODA a diferença.

Algumas dicas que eu acho legais:

  • Ter pelo menos 2 corretivos.

    Acho que é uma boa. Eu, por exemplo, não posso usar no rosto o mesmo que uso nas olheiras, porque a cor não bate.

    Aí vc pode perguntar: “ué, mas se vc está uniformizando o rosto, como a cor não bate?”

    Bom, pois é. Na verdade essa uniformização, como eu disse acima, não vai me fazer toda da mesma cor. Ou seja, o rosto vai continuar mais escuro/claro em alguns pontos, mas essa passagem vai ser bem mais suave e discreta.
    Portanto o corretivo que eu usar nos olhos ainda vai ser escuro demais para a região lateral do meu rosto, por exemplo. E, como de vez em quando a gente quer disfarçar marquinhas/espinhas/etc, eu acho que é bom ter um corretivo para essas áreas também.
    Resumindo: um para olheiras, outro para o rosto.

  • Escolher um corretor da cor certa.

    Um mito que toda novata em maquiagem acredita é “corretivo bom pra olheira é o amarelo”.
    Pode ser e pode não ser. Vai depender do seu problema e do que vc tiver que corrigir.

    Vou falar uma coisa que provavelmente vai fazer algumas pessoas chiarem e virem me corrigir. Mas whatever.
    Seguinte: eu acho muito bonitinha a teoria do disquinho de cores, ok? E sim, eu sou designer e conheço o assunto muito bem. Mas quer saber o que eu acho quando vejo essa teoria aplicada à correção de pele? Acho uma bela b*sta.

    color-wheel

    Ok, o verde funciona para disfarçar vermelhidão. Mas o amarelo também, muitas vezes até melhor que o verde.
    E as pessoas que têm olheiras roxas e azuladas e ficam com a pele esverdeada ao usar corretivo amarelo. Alguém já reparou?
    E que sentido faz na roda de cor usar corretivo lilás? Alguém tem olheira laranja, por acaso? Ah é, dizem que corrige o marrom. Ok, pelo diagrama da roda, até faz sentido. Mas será? Bom, eu tenho olheiras marrons e pra mim não serve.
    Alguém vê o Salmão fazendo oposição ao marrom na Color Wheel? Não? Pois é. Mas essa na maioria das vezes é a melhor cor pra disfarçar olheiras marrons.

    Comecei no mundo da maquiagem obedecendo ao mantra do corretivo amarelo. E eu ficava… Amarela.
    Então meu conselho é pra desencanar de “regras” fixas e testar. Fuçar. Encontrar o que funciona pra vc. E nem sempre parece fazer sentido mesmo… Tem gente de olheira roxa que fica bem com corretivo amarelo, e gente que não.
    Talvez dependa dos tons de fundo da pele… Eu realmente não sei. Mas acho que a melhor maneira é testar e descobrir na prática o que funciona. Muito melhor do que se apegar a uma regra e sair de olheira verde…

  • Escolher um corretivo no TOM certo.

    Sei que se conselho fosse bom a gente vendia, não dava. Então cada um usa o tom que quiser. Mas por mim, eu baixava uma lei obrigando todo mundo a usar corretivo do mesmo tom da pele. rs

    Corretivo claro demais deixa a região acinzentada, ou seja, destrói aquela coisa de aparência “saudável” que a boa make dá. Essa discrepância na tonalidade da pele em alguns casos envelhece a aparência, e em outros fica só muito feio/esquisito mesmo.

    Dá pra fazer o efeito “iluminador”, se vc fizer questão. Mas escolha um corretivo não muito mais claro que seu tom de pele… Please. :/

    Uma dica legal é fazer a aplicação em formato de “V” abaixo dos olhos, indo até as maçãs do rosto. O efeito é bonito e é uma forma mais segura de aplicar. Diminui o risco de ficar com 2 círculos mais claros em volta dos olhos, como se fosse uma máscara invertida.

    woman_face

  • Analisar com cuidado ONDE vc precisa de corretivo.

    Parece bobo, né? Mas normalmente o pessoal pensa “CORRETIVO NA OLHEIRA”. E ponto.
    Ok, um pouco de corretivo da cor e tom certos abaixo dos olhos ajuda a dar um ar de descanso ao olhar. Mas já vi meninas praticamente sem olheiras que usam quilos do produto, ou corretivos super claros e, no final, o que elas obtém é um resultado desfavorável que faz justamente o oposto do desejado.
    Muitas vezes essas mesmas meninas ignoram regiões onde têm problemas. O que, em conjunto com o corretivo no lugar onde não é necessário, só piora tudo.

    Um exemplo: se a bonita tem um nariz bem mais pigmentado que a região dos olhos e das bochechas, ela só vai piorar a situação “iluminando” o olhar. Vai fazer o nariz parecer ainda mais escuro e os olhos claros demais.
    Não seria melhor se ela usasse um corretivo normal nos olhos, e corrigisse o nariz com uma base da cor do resto do rosto? Eu acho que o resultado seria bem mais harmonioso…

    O ponto principal é evitar grandes discrepâncias, fazer os diferentes tons da sua pele se fundirem de maneira fluida, suave.

Quanto a cores de bases:


É difícil encontrar alguém que tenha o rosto da mesma cor que o corpo e/ou do pescoço. Então, o que vc vai buscar em uma base vai depender do que vc prefere.

Se vc prefere igualar o rosto com o corpo (eu prefiro), o ideal é avaliar a base de acordo com o seu colo, não seu rosto. Na hora a gente acha muuuuuuuuuuito estranho, e quando aplica a base no rosto a primeira vez, acha que está estranha/amarela/fake, etc. Mas quando vc olha o conjunto todo, tudo se encaixa. Acho que essa opção é a melhor para fotos.

Se vc prefere casar a base com a cor do seu rosto, tudo bem. Afinal vc é assim naturalmente, certo? A única dica que eu dou é estender um pouquinho da base para o pescoço, na hora da aplicação. Assim a gente evita a linha divisória que forma a temida “máscara”. Em fotos, a diferença entre o rosto e o corpo fica um pouco evidente. Mas se vc acertar o tom do seu rosto direitinho, no dia-a-dia mal se nota.


Essas são dicas que eu aprendi dando muita cabeçada, tá gente? E tirando milhõõõõões de fotos, e olhando milhõõõões de makes, e reparando em tudo. Eu sou detalhista, sou cri-cri, sou curiosa… Mas não sou maquiadora profissional, nem tenho a pretensão de ditar o que é certo e errado para todo mundo.

Então, tudo que está aqui é só a minha opinião, e se alguém não concordar… Tudo bem. :)

24 comentários:

Boudoir de Beauté disse... [Responder comentário]

Mi, seu post é utilidade pública!!!
Amei!

Ainda não encontrei todos os produtos ideais para minha pele, mas testando a gente chega lá, né? :)
E confesso que essa parte também é legal rs

Beijinhoss
Nane

N disse... [Responder comentário]

Não entendi nada! Oo
HAIuhiuHA
Brincadeirinha flor... *-*
Amei o post, supercompleto até salvei ele nos meus favoritos, para rever na hora das compras!!!
Muito maraa!!!
Beijinhos
Passa lá no Viver Maraa!!!
http://vivermaraa.blogspot.com/

Aretha Alencar disse... [Responder comentário]

Hoje tinha um post no Coisas de diva com uma entrevista com a maquiadora sênior da MAC desvendando as bases. Ela falou exatamente isso, que é melhor casar a cor da base com o resto do corpo.

Gostei muito das dicas! Tentar aplica!
Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse post é um curso avançado sobre bases e corretivos! Adorei! Tirou muitas das minhas dúvidas e me fez desacreditar de algumas verdades!
Muito bom!
Beijos!

Vicky MundoAfora disse... [Responder comentário]

Bem, além de encontrar a base correta tem também um problema adicional: como aplicar a base. Eu nunca gostei muito de usar foundation e adiei muito a compra da primeira. Fui a MAC e pedi ajuda. Os céus deviam estar e, festa aquele dia pois achei um vendedor simpático que chegou a conclusao que meu tom era NC ou NW alguma coisa, igual para corretivo e base. Comprei os dois, mais os pincéis para aplicacao. Nao teve jeito de eu reproduzir a cobertura linda que tive na loja, tudo o que eu fazia em casa me deixava de máscara, marcando os poros e as linhas dos olhos. Horrível. Aí comprei uma base La Prairie (paguei com os olhos da cara e um rim) e resolvi aplicar com os dedos. Pronto! Minha pele parecia ter passado por uma sessao de photoshop. Dei os produtos MAC para uma amiga tao branca quanto eu, e a base nova durou 4 anos. Agora me falta coragem pagar full price por um outro vidro.

Dáfni disse... [Responder comentário]

Nossa Milena, que post super útil! Daqueles que a gente deixa guardado nos favoritos pra sempre!

Me matei de rir da história do círculo de cores... pra falar a verdade, tirando as correspondências até as cores secundárias, o resto eu boio. E corretivo amarelo também não deu certo pra mim, e nem o verde pra vermelhidão - fiquei com a cara verde! (rs)

Beijos

lu disse... [Responder comentário]

Milena,

Post ótimo!!! Adorei, parabéns.

Acho que a regra, para make, é que não existe regra e para a preparação da pele, mais ainda.

Outra coisa que faz toda diferença na make é conseguir fazer o côncavo no lugar que favoreça a gente (mas não significa que eu já consigo!), porque nem todo mundo tem o mesmo formato de olho.

Hellen disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas!!!
Vou prestar mais atenção no corretivo!! rsrs

beijos
Hellen

Renata disse... [Responder comentário]

ótimas dicas!

Eu, por exemplo, consigo efeito fantástico com corretor verde. Mas... Não todos os verdes. Acho isso engraçado, alguns somem com minhas olheiras e iluminam, fica perfeito, outros me deixam... verde rs

Sabe que eu gosto de algumas bases de alta cobertura justamente por isso? Dá pra usar nas áreas que se precisa e só "esticar" uma camada fininha e transparente onde preciso de pouco.

Tem um corretivo da MUFE que é mara pra fazer isso, também, dá pra usar só ele e nada de base, é tããão legal!

Isso é outra coisa que se fala muito por aí e que acho meio difícil entender: usar MAIS base de cobertura menor onde vc precisa de mais cobertura, em vez de usar MENOS corretivo/corretor/base de alta cobertura onde vc precisa MENOS. Mais produto = mais artificial. Sei lá...

Tem muitas coisas, muitas mesmo, que eu vejo nos blogs/youtube/MUA que me ensinam muito, mas outras que já me liguei que funcionam, pra mim, ao contrário do que deviam. rs

Basicamente vc está super certa, e as dicas são ótimas; infelizmente não dá pra acertar sem bater cabeça muito até conhecer melhor o que a gente precisa x tutoriais.

Por outro lado, é uma delícia quando a gente descobre o que funciona pra nós, não é? :D E não sei vc, mas eu ainda não parei de descobrir!

bj

Clara disse... [Responder comentário]

Post excelente!!

Já falei que esse é o melhor e mais orinal blog de maquiagem que já encontrei? Pois é.

Bjos e obrigada, meninas!

Lis disse... [Responder comentário]

Eu não tenho nem mais o que falar néam? Agora é só salvar essa utilidade pública e tentar aplicar no dia-a-dia. A propósito que sobrancelhas lindas você tem viu?
Beijos!

Amandinha disse... [Responder comentário]

MILENA!
que post maravilhoso!
gostei da diva de fazer um V no abaixo dos olhos! Vou testar!
bjs
amandinha

Diana D. disse... [Responder comentário]

Muito bom o post! :)
A dica do V é boa. Eu faço em mim um tiquinho diferente... faço triângulo reto, com ângulo reto sendo formado no meu olho com nariz... Acho q assim deu para entender o formato.
Ocorre q eu tenho sardas (q nem tento esconder pq eu gosto) e a parte do meu rosto q é mais pigmentada é ao redor do nariz, além de ter muiiita olheira. Esticando o corretivo no formato do triângulo reto eu amenizo a hiperpigmentação e só com isso já deixo meu rosto bem mais uniformizado. Eu uso um pincel de esfumar sombra bem gordinho, o Lancome #17.
Então, meninas, se alguém aqui tb tiver a pele mais escura ao redor do nariz, acho q isso funciona muito bem mesmo.

Stylosophy | Lisi disse... [Responder comentário]

Nossa, os comentários estão muito legais, uma aula do que as meninas gostam ou não. Todos super alto nível.
Mas como eu disse pra Carlinha, o blog de vocês está very much far away miles from os que eu lembrei, seu blog é limpo, organizado e principalmente, vocês usam o modo leia mais por um motivo específico e necessário. Além disso, boa parte do post aparece, a gente se interessa e clica numa boa. Tem uns agora que aparece um quadradinho, justamente porque tem muito anúncio ocupando espaço e aí é o problema.
Eu também dei uma sumida da Palooza de vocês por falta de tempo. Agora estou em casa respondendo tudo e todos! Oba!
Bjins.

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse... [Responder comentário]

Milena, cheguei aqui, através do blog da Lisi, olha ela ai acima rsrsrsr, menina que aula, eu sou um zero à esquerda em questão de make, faço o básico mesmo, ainda porque onde moro não dá para usar muita coisa, muito calor, bjs, Va.

Stylosophy | Lisi disse... [Responder comentário]

Ah, esqueci, as vezes que perguntei algo acho que umas 3 vezes ninguém respondeu, e eu sabia que eram meninas que respondem no blog delas e voltava...nadinha. Teve uma que eu até perguntei de novo e...nadinha...Deixei pra lá, ainda sigo mas não pergunto nada.
Outra coisa é falar que cometi e cometo erros, mas a gente vai tentando melhorar sempre.
Tenho montes de produtos pra falar, comprados há meses mas só falo depois que uso muito, as vezes até esqueço, quando vou falar todo mundo já falou...kkk. Ou seja a novidade é zero.
Bjins e obrigada por visita r e comentar!

Stylosophy | Lisi disse... [Responder comentário]

Só agora li o post com bastante atenção, parabéns, eu sempre achei que tinha algo errado na roda de cores...acho que é por causa dos subtons de cada pele mesmo. Uma vez eu ia fazer um post falando sobre isso e percebi que em mim não funcionava, achei que era porque estou aprendendo, não usava direito.
Mas é pele né. Não dá pra definir em 0 e 1.
Ótimo post.
Bjins.

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Nane

Sou obrigada a concordar que, por mais que encontrar o produto ideal seja ótimo, a busca também é divertida. :)




Oi Nikyta!

Que bom, espero que ajude. ;)




Oi Aretha

Acabei lendo o post no Coisas de Diva, obrigada pela dica!
É, eu sempre achei que o efeito final fica mais natural, quando é assim.




Oi Camila

Que bom! Eu tentei abordar algumas dúvidas que eu mesma tinha, no começo.
E ainda estou aprendendo!




Oi Vicky

Depois de passar por experiências parecidas, eu aprendi a só comprar base no dia seguinte. Primeiro eu volto pra casa, me olho no MEU espelho, e vejo como ficou... E vejo duração, como fica na minha pele oleosa, etc.
Aí, se eu gostar mesmo do resultado, é que eu volto pra comprar.




Oi Dáfni

Afe, esse círculo de cores sempre me irritou. Eu TINHA que falar algo a respeito. rs




Oi Lu

Que bom que gostou!
O côncavo na verdade é definido pelo osso, mas vc tem razão: nem sempre seguir esse desenho é a melhor opção.
Em quem tem olhos caídos, pode piorar a situação. Nesses casos, o legal é dar uma levantada no canto externo.
Em quem tem olhos separados demais, fica bom ir com a cor até quase encostar no nariz. E por aí vai, cada caso é um caso...
O ideal é a pessoa saber seus pontos fortes e fracos. O que ajuda nessas horas é tirar bastante foto... Impressionante como uma foto de frente faz vc olhar pra si mesma de forma totalmente diferente do que no espelho! Vc vê sombras e contornos que não notava...




Oi Hellen

Corretivo é a estrela da maquiagem, na minha singela opinião, hehe.




Oi Re

Pois é, a base de alta cobertura precisa ser aplicada de uma forma especial. Se vc sair rebocando pra cobrir tudo fica esquisito, mas aplicada de formas diferentes em lugares diferentes, o resultado é outro.
Acho que as pessoas optam por usar mais bases de menos cobertura por não saberem aplicar, mesmo. E por achar que vc PRECISA cobrir TUDO no rosto todo... Quando na verdade não é o caso.
E eu acho que a gente nunca para de descobrir... :)




Oi Clara

Puxa, obrigada! É muito legal ler um comentário, assim... Bota um sorriso no rosto da gente. :)




Oi Lis

Obrigada pelo elogio! :D
Quanto às dicas, depois que vc pega o jeito do seu "mapa" de cor, vc nem pensa mais... É automático. E o resultado é super bacana!




Oi Amandinha

Essa dica é muito bacana mesmo. Faz a diferença na hora de aplicar um corretivo que vc acreditava ser claro demais pra sua pele. Já salvei vários com esse truque!




Oi Diana

Entendi, sim. Às vezes faço assim também! Pra falar a verdade não sinto muita diferença no resultado, mas é porque não tenho muita pigmentação do lado do nariz, aí não muda muito.
Boa dica!




Oi Lisi

Esses dos quadradinhos eu tb me desanimo de ler... Mas eu ainda quero deixar a home mais leve... Estou estudando opções! ;)
Eu tb demoro às vezes para fazer certas resenhas, até porque gosto de testar bem, e tirar muitas fotos. É o preço que a gente paga por ser detalhista... rs.
E eu achei que fosse a única que não achava essa teoria da roda de cores a oitava maravilha do mundo... Não me sinto mais só, hehe.




Oi Va

Tudo bem? Seja bem-vinda! :D
Entendo o que vc quer dizer... No calor não dá vontade de usar NADA mesmo, né? Afe!

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Mi, como você, no desejo de ser detalhista, demoro pra escrever algo (li os comentários também), justamente por querer mostrar tudo, inclusive com fotos.

Meu problema são os auto retratos.

Sem falar naquele lance do macro da máquina causando um efeito de olho mágico, fico com fuça de cachorrinho cabeçudo do MC lanche feliz. Tenho dois ou três posts de maquiagem que já tirei as fotos, mas, lamento, não vão sair.


Tudo isto que fugiu do assunto principal do post é porque muitas vezes sou assim, detalhista também nos comentários alheios, prefiro escrever na hora que vou ter tempo de dizer algo relevante.

Dizer "adorei o post" soa tão mal educado. Por isto, às vezes, demoro, mas já tinha lido e gostado.

O primeiro item que me fez ver que um corretivo só não é suficiente também está relacionado com você. Adorei o NW30 nas olheiras, mas nas manchas ele não funciona e fica destacado, mais escuro que o resto do rosto. Sei lá, as vezes uso, mas tenho que maquiar em cima com um pó potente. Faço mais isto qdo vou ser fotografada.

No dia a dia estou aprendendo que deixar certas manchinhas aparecerem fica mais natural. Como diz a Rê, também nos comentários, menos muitas vezes é mais. Já me vi com visual fake e tive vergonha. Corrigindo um problema ganhei outros.

Hoje estou tentada mais a brincar com coberturas de disfarce optico, Météorites e similares, o problema é que brilham e não cobrem, mas é fazendo experiências que descobrimos se algo funciona ou não. E este negócio de luzes, cores lilás e afins não são pra iluminar e disfarçar? Como gente que acredita nos cosméticos, sigo tentando...

E, por fim, corretivo colorido, só tenho um da Contém 1g, e ainda estou tentando usar mais uma camada de reboco no rosto sem parecer muito "massa corrida". Até agora não consegui. Então nem é com tabela de cores que encano, meu caso tem mais a ver com a camada a mais de revestimento em cima da mesma superfície!

Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Carlinha, pode escrever "adorei o post" que não soa mal educado, não, a gente gosta! hahaha

Ó, quanto a corretores e camadas, eu uso corretores e acho que muitas vezes o corretor verde nas minhas olheiras (que são vermelhas) deixam tudo muito mais fácil, porque aí uso uma camada bem fininha de corretivo. Mas como vc disse, experimentar, experimantar, experimentar.... rs

bjs

Geovana disse... [Responder comentário]

Nossa, a sua cor é quase idêntica a minha. Que corretivo e base vc usa ? Conta vai...

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Geovana!

Todas as cores que eu uso estão descritas aqui no blog, num post que está sempre sendo atualizado.

É só clicar no ícone "cores que usamos", lá em cima, na coluna da direita. ;)

Bjs!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Florrr que post sucesso! Mtas dicas legais! =)
Te seguindo!
Bezo e ótimo fds!

Anônimo disse... [Responder comentário]

O post mais perfeito que já vi sobre o assunto!!

Mandou muito bem!

Beijos

Liss

Related Posts with Thumbnails