COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Seguro morreu de vellho…Tenha cuidado com certas dicas!

6a00e551008f2f883301156f9b08d0970b-320wi

Ok, eu já comentei que vejo muitos vídeos de resenhas no YouTube. Acho que vejo mais o YT do que leio blogs, na verdade. Não que eu passe sem a minha leitura de blogs, mas vídeos não exigem minha atenção completa e eu posso deixar algum rolando no fundo enquanto faço outras coisas e vou ouvindo.

Daí que eu assino vários canais para estar sempre por dentro das novidades. Já até fiz uma indicação das minhas gurus favoritas aqui no blog.
Mas, como sou curiosa, acabo assinando não só os canais que eu gosto muito, como também uns que eu gosto “mais ou menos”, e outros que até nem gosto tanto.
Por quê? Bem, isso me dá a oportunidade de de repente dar de cara com algo interessante. Não me custa nada porque caso algum vídeo não desperte meu interesse, basta apertar o “X” e pulá-lo na lista.

Isso posto, volta e meia eu me deparo com alguma coisa bizarra. Ou com informações erradas. Ou com descrições falhas de um produto. Ou com indicações de produtos cuja qualidade deixa a desejar. Fora algumas maquiagens que me fazem parar e pensar “será que eu tô maluca e ninguém mais vê que isso é um absurdo?” (mas como é questão de gosto pessoal, nem vou entrar no mérito).
Tudo isso é chato e pode te levar a gastar dinheiro num produto que não seja legal, mas o pior mesmo é quando alguém dá uma dica irresponsável, que pode prejudicar outras pessoas.

Este post foi motivado por algo que eu vi, que me chocou.

11-lime-lemon-400x4001

Não vou citar nomes, mas outro dia assisti um vídeo de uma guru famosa sugerindo máscara facial a base de suco de limão, sem alertar para o fato de que limão mancha a pele em contato com o sol.
Alô-ou!!! Como fica se a menina que está assistindo o vídeo faz a tal da máscara e depois vai pro sol??  Gente, isso é assunto sério!! E ok, talvez a grande maioria das pessoas saiba disso, mas pode ser que alguma adolescente não saiba e vá na onda achando que vai ficar com uma pele lisinha. E aí, como fica??? Quem vai responder pelo estrago depois?

Por isso eu aconselho sempre a ficar com um pé atrás com as dicas de produtos/tratamentos caseiros e “naturais”, ok? SEMPRE desconfie.

Pensa comigo: as maiores indústrias do mundo gastam rios de dinheiro em pesquisas que duram ANOS. E acho que ninguém discorda que hoje em dia as pessoas têm uma pele e uma aparência mais jovem e saudável do que há várias décadas atrás, certo?
Produtos anti envelhecimento, de proteção solar, de hidratação, de controle de oleosidade, de limpeza de impurezas… Tudo isso foi melhorando ao longo do tempo. Então por que seria melhor fazer uma papa grosseira de limão e açúcar mascavo do que comprar um esfoliante de uma marca confiável, próprio para seu tipo de pele?
Sabe-se lá qual o PH daquele limão, por exemplo? Ou como sua pele vai reagir? Essa esfoliação caseira serve assim para qualquer um, seja pele jovem, madura, com acne, com manchas, oleosas, secas, sensíveis? Hm. Sei.

montagem_diy_cosmeticos

Essa foi a pior “dica” que eu vi, mas já vi gente falando coisas como “FPS 40 significa que vc tem que reaplicar o protetor a cada 40 minutos”.
HEIN???
Gente, o número do FPS não é o número de minutos que a proteção dura na sua pele! Tá, esse é o tipo de informação errada que não vai prejudicar a pele de ninguém, mas custava pesquisar um pouquinho antes de falar algo assim? Porque pode não prejudicar a pele, mas vai causar desperdício de produto.

Então, este é um alerta genérico (apesar de citar um exemplo específico) para que se tenha cautela com informações sobre esses cosméticos ditos caseiros e naturais. E com dicas de internet como um todo, principalmente aquelas sobre PELE e tratamentos, proteção solar, etc.

Afinal, se a sua pele está legal e vc até agora não precisou desse “tratamento”, pra que se arriscar e mexer em time que está ganhando? E se sua pele NÃO está legal, a situação é mais delicada ainda! Pra que arriscar e de repente ficar pior? Só vai tornar a recuperação ainda mais difícil e custosa.
O mesmo vale para seu cabelo. Tá, cabelo cresce. Mas demooooooooooooooooora, né? Será que vale a pena fazer algo que pode prejudicar os fios, ou até estragar a tintura, etc?

Pele e cabelos são coisa séria, e valem o investimento em produtos também sérios. Pra começar, nem todo produto bom é caro. E se vc precisar daquele produtinho específico que custa mais, pode ser que mesmo assim compense a longo prazo. Muitas vezes o barato sai caro… Sem contar que nem sempre dá pra consertar o estrago, né.

Apesar de hoje termos praticamente qualquer produto à disposição da gente na esquina de casa, eu entendo o apelo de cosméticos naturais/orgânicos, sem conservantes, sem produtos químicos, etc. Porque além de ser “natural”, tem toda a parte divertida de fazer em casa com as próprias mãos, né? Eu mesma já dei dicas de produtos caseiros aqui, como lip balm feito em casa.

aloe_vera

jojoba-oil_p jojoba-oil

Aloe Vera

Azeite de Oliva

Óleo de Jojoba

Acima, 3 ingredientes amplamente utilizados em cosméticos. E claro, não há nada de errado com eles. Mas pode ser que sirvam para determinadas funções, e não para outras.
A questão está em utilizar ingredientes seguros e de forma adequada, e nem sempre dá para ter certeza se esse é o caso da “receita” que vc viu em uma página ou vídeo. Antes de qualquer experiência do tipo pesquise os ingredientes, certifique-se de que são inofensivos no caso do uso proposto.

E, na dúvida, não arrisque. Ok? ;)

15 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa, essa do protetor solar merece ir para o Guiness Recorde da Burrice!

Beijos

Lu Oliveira disse... [Responder comentário]

Menina, adorei tudo por aqui. Um charme seu blog.

Tô seguindo!

Xero!

Karen Lommez disse... [Responder comentário]

UI! Cada dica heim? Ainda bem que não costumo buscar esse tipo de solução para meus problemas! Que meda! bj

Dáfni disse... [Responder comentário]

Nossa Milena, pior dica do século! Se tem uma coisa que eu tenho o maior cuidado é limão, e encho o saco dos outros também, para lavarem as mãos com cuidado, porque pode manchar... esta pessoa é uma irresponsável!!!!

É, eu não tenho esta paciência de fazer em casa, portanto este tipo de dica não tem apelo comigo...

Beijos

Vicky MundoAfora disse... [Responder comentário]

Olha, eu tenho a maior implicancia com o site Make Up Alley justamente por causa de reviews desinformadas. Tem algumas marcas que eu conheco muito bem, porque já trabalhei pra elas e também porque uso os produtos, entao eu tive o treinamento específico para ele. Como alguns sao caríssimos, fiquei curiosa de ver se usavam de forma adequada. Nada. Tem gente que tem a coragem de pagar $500 num pote de creme sem saber para o que ele serve. Tem um que é específico para pele de quem está sobrendo alguma flutuacao de hormonios: gravidez, menopausa, problemas endócrinos, etc. Ora, se uma mulher saudável de 30 anos compra aquilo só vai ter um hidratante normal, nada além disso. E pessoas com essas características escreveram resenhas para reclamar disso. Se querem um primer, comprem um e veja se funciona na sua pele, nao adianta reclamar que o hidratante nao é um bom primer. Ou se um hidratante diz que dá uma iluminada na pele, como querer que ele tenha um acabamento matte? Acho que quando estamos interessadas em determinado produto devemos ler a descricao no website do fabricante e depois ler as resenhas, já que nem sempre é possível encontrar consultoras da marca se for compra internacional. E leia resenhas com cuidado, tenha senso crítico e procure perceber se a pessoa usou direito, entendeu a funcao do produto, etc. Já vi resenhas negativas porque a embalagem chegou torta. Nao dá, né?

Rita Lima disse... [Responder comentário]

Tenho uma amiga que fez uma máscara de limãop, há muitos anos atrás, e saiu no sol. Ela era adolescente, viu essa dica em algum canto (jornalzinho de bairro, eu acho) e lá não dizia que o tal esfoliante deveria ser feito à noite. Conclusão??? Uma queimadura de primeiro grau na bochecha, muuuitas manchas e 2 anos de tratamento rigoroso para consertar a cag$#@!$%* !!!!!!! Por isso, CUIDADO MESMO com essas coisas. Essa amiga tem cicatrizes até hj. Poucas, mas tem. E dá-lhe corretivo e tratamentos de manutenção! Absurdo!

Lis disse... [Responder comentário]

Menina, você realmente disse tudo, em muitas palavras, tem muita gente louca por ai, sendo chamado de guru da beleza e coisa e tal, temos que ter muito cuidado mesmo...Agora a do protetor solar kkkk!!
Beijos Milena!

Naiara Romero disse... [Responder comentário]

Cada coisa, né meninas?

Esses dias eu vi uma fulanina famosa, uma dessas orientas da vida, que aparecia no vídeo dizendo que algas eram ótimas para a pele e blablabla. Busquem no youtube, o título é algo como "sushi para o seu rosto" ou "sushi no seu rosto", não lembro agora.

Daí que a bonita aparecia comendo um sushi, falava sobre, DESENROLAVA UM SUSHI, colocava a alga na água (acho que era na água mesmo, não lembro agora) - juro que vi até um arroz boiando, e deu esfregava no rosto.

Pra começar que... Se queria passar uma alga no rosto, que pegasse uma que não virou receita, né? rs
Depois, minha filha, o máximo que aquilo ia fazer era uma esfoliação, porque não acho que as propriedades fossem penetrar a pele e chegar até as camadas mais profundas.

De qualquer forma, esse foi um dos mais hilários e tolos que já vi, mas tem uns tensos e perigosos também.

Bjs
=*

Boudoir de Beauté disse... [Responder comentário]

=O
Mi, eu sei que video é esse e quando o vi fiquei me perguntando que diabos de receita era aquela e como uma pessoa poderia sair indicando isso do limão!
Bizarro...
Adorei o post!
Beijos
Nane

Camila - Be Dorothy disse... [Responder comentário]

É impressionante como o povo fala absurdo.
Gostei do novo visú do blog.
Bjs

Hellen disse... [Responder comentário]

Isso é muito sério!
E a maioria das dicas é mito!

beijos
Hellen
http://bonitete.blogspot.com/

Julee disse... [Responder comentário]

Hoje em dia é muito fácil criar um blog/vlog e começar a ditar tendências, resenhar produtos e dar sugestões. As pessoas se esquecem de se responsabilizar por tudo aquilo que postam e comentam. Falta experiência e conhecimentos primários para algumas. É interessante conhecer sites novos blogs e tutoriais, mas não dá pra seguir tudo o que neles é falado ao pé da letra.

O tom, tipo de pele, varia, as reações alérgicas existem e cada caso é um caso - pena que nem todo mundo tenha esse cuidado ao ler as coisas que encontra na net, trocando informações errôneas, subjetivas e perigosas.

Ótimo post para alerta.

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Rachel

Não é? Pior vc não sabe... Alguém tinha postado explicando como realmente funciona o SPF, e a guria não só manteve o que disse como ainda falou que quem explicou assim foi o dermatologista dela, que já tinha ido na Oprah.
É mole? ¬¬




Oi Lu

Obrigada, seja bem-vinda! :)




Oi Karen

Tem cada coisa que vc não acredita, hehe.
Melhor apostar nas marcas sérias, né?




Oi Dáfni

Eu tb morro de medo... Não tomo nem caipirinha em churrasco.
Quanto às dicas caseiras, eu até gostaria de fazer certas coisas, mas confesso que também me falta paciência. Nem pra prensar meus pigmentos eu tenho saco... rs.




Oi Vicky

Eu já vi algumas pessoas reclamando que se dão mal com certas dicas de bases e cremes no Makeup Alley.
Mas eu recorro a ele mais pra saber de pigmentação/cores de sombras, duração de determinados produtos, etc... Pra isso eu acho que ele é muito bom.
No mais, é aquele lance, né... Temos sempre que ter em mente que o que funciona pra gente pode não funcionar pra outras pessoas. Nenhuma resenha é 100%. ;)




Oi Rita

Ai, que dó... Ainda bem que com o tempo a sua amiga melhorou.
Ao ver o vídeo, juro que fiquei imaginando alguém passando por isso, por causa da irresponsabilidade da tal "guru".
Me deu até nervoso.




Oi Lis

A do protetor solar foi só burrice mesmo. rs




Oi Nai

Aaaaaaaaaaafe, eu vi esse vídeo também! Era da Michelle Phan.
Putz, achei tão nojento! Como vc diz, PRECISAVA pegar a alga que já estava na comida??? Podia ter pelo menos comprado no mercado, né?
Acho que chega uma hora que falta coisa pra inventar, sabe. Aí galera sai fazendo essas coisas. Lamentável...




Oi Nane

Vc tb viu? Pô, então tá de prova que eu não tô exagerando, né? hehe
Bizarro é uma boa descrição!




Oi Camila

Obrigada! Fico contente que tenha gostado da carinha nova do blog, hehe.




Oi Hellen

Tem muita dica estúpida por aí, mas acho que essa foi mesmo a mais séria que eu vi até hoje.




Oi Julee

Concordo com o que vc disse. A Internet fornece muita informação, mas também é fácil qualquer zé "passar informação". É um dos contras, né...



Beijos, meninas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu ví o video do limão...nossa, na hora dei um pulo e falei "mas limão queima a pele se saimos ao sol" e cai na risada, uma dica simplesmente infeliz e desnecessária. Depois fiquei preocupada porque realmente uma menina inexperiente vai acabar fazendo e se dando mal. As pessoas deveria primeiro pensar antes de sair falando e fazendo videos por aí.
Ótimo post !
Beijos

Giselle disse... [Responder comentário]

Sei que o post é antigo, mas como 'caí' aqui outra pessoa também pode...

Gente, essa dica do limão é criminosa. Sério. Mamãe, sempre branquela mas na juventude louca por praia como todo mundo era fez máscara de esfoliação com limão e açúcar. No dia seguinte fois desfilar em Copacabana e tem marcas das manchas de queimaduras até hj, aos 62 anos. E isso pq já fez peeling químico na dermato que melhorou MT! (antes parecia uma 'máscara' escura e manchada no rosto, a gente nem comentava, rs)

Um professor meu de biologia estava feliz a fazer caipirinhas num churrasco. Claro, tem que cortar um monte de limão. Lavou as mãos, comeu e um tempo depois foi pra piscina curtir. Queimaduras de 2º grau e aulas de mão enfaixada (óbvio que todas as turmas a-ma-ram tirar onda com o coitado...)

Essa história de 'natural' não dá problema... A quantidade de pessoas que fica com cabelo todo c*g*do depois de passar babosa...

Related Posts with Thumbnails