Eu não entendi. Se alguém tiver alguma idéia de como e por quê isso acontece, me ajuda, por favor.
Tô lá eu fuçando no Strawberrynet por pura diversão enquanto tomo meu café, e namorando o batom Chanel Rouge Coco. E vejo lá o preço: US$32.
Aí fui mudar a moeda, no site, pra ver quanto ficaria exatamente em reais, já que, lógico, uma idéia aproximada eu já tinha. Mudei pra reais, e o valor mudou pra R$71.
Fiquei com aquela cara de "ué" e fui conferir o câmbio pra ver se tinha acontecido alguma reviravolta na economia que tivesse feito o valor do dolar disparar de um dia pro outro como eu nunca vi na vida, levei até um susto pensando que tinha perdido alguma notícia sobre um evento de dimensões enormes, pra ter causado essa alta, e que nada! Evento é essa conversão estranha do Strawberrynet.
Tentem:
Chanel Rouge Coco em dolar americano
Confiram a conversão, hoje estaria dando R$56,15.
(Aqui, inclusive, vou deixar a dica pra vocês converterem mais rápido. Sei que tem muita gente que não conhece esse recurso. Vai no Google Search e digita lá mesmo, no campo de busca, assim: "32dollar=?real" sem aspas. Pode ser usado com qualquer valor, e qualquer moeda.)
O dollar hoje está 1,75 reais, só no câmbio Strawberry ele tá custando 2,22 (só 27% a mais)
Fiquei curiosa pra saber se, na hora de comprar, a gente paga esse valor em reais, ou o valor em dolar.
De todo modo, fiquem espertas.
EDITANDO:
Em vez de falar nos comentários, já que pelo jeito só eu não sabia dessa pataquada, vou emendar aqui. Ainda que o preço seja diferenciado porque a empresa está embutindo nesse preço o reembolso que ela oferece como uma cortesia, pra mim isso contraria as regras mais básicas que norteiam os direitos dos consumidores. É como se duas pessoas entrassem juntas em um restaurante, pedissem a mesma coisa, e pagassem valores diferentes. É imoral e ilegal - pelo menos aqui no Brasil, é.
Claro que, se ainda assim ficar mais barato, pesquisando, vou comprar lá. Mas vou comprar engolindo meu senso de cidadania, minha dignidade de consumidora e meu sentimento de ofensa por comprar de alguém que subestima minha inteligência, cobrando mais de todo mundo (todo mundo=brasileiros) pra cobrir um prejuízo que ela se propôs a assumir por alguns.
Só compro porque a pobreza é maior que meu orgulho. :P
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Meu pitaco:
Alguém mencionou que ACEITAR o reembolso que a loja OFERECIA a seus clientes é má fé. Bom, se esse é o conceito de má fé, eu não sei onde o mundo vai parar. Se fosse assim, qualquer dia o simples ato de pegar uma balinha na saída da churrascaria vai ser sinal de má fé e as pessoas que aceitam esse regalo vão ser responsabilizadas quando o estabelecimento resolver justificar o aumento dos seus preços.
Pra mim, má fé é mentir com o intuito de levar vantagem. Prometer algo, mesmo sabendo que não vai cumprir. Mudar as regra depois do que foi combinado. Essas são algumas das coisas que caracterizam má fé entre outras tantas, e todas são demonstrações de DESONESTIDADE.
Se o Morango acabou não podendo arcar com a OFERTA que fazia aos seus clientes, isso foi erro do seu departamento comercial, que falhou ao não conhecer/analisar as condições e leis do mercado onde atua.
E vale lembrar que a loja não fazia essa oferta porque era "boazinha". Com certeza trata-se de uma estratégia de vendas que foi responsável pela conquista de várias clientes que, em outras condições, nunca teriam comprado na loja. Então, o esquema era vantajoso para ambos os lados.
Se, ao constatar uma margem de lucro menor do que a desejada, a loja optou por mudar os preços para as brasileiras e ficar na ENCOLHA, ou seja, fazer isso caladinha e só responder contando a verdade para aquelas poucas clientes que se ligaram na discrepância de preços e resolveram entrar em contato, quem cometeu ato de má fé aqui foi o Morangão. Porque eu estou pra ver atitude menos ética que essa.
A loja simplesmente mudou a relação comercial que já tinha em andamento com suas clientes e nem ao menos as comunicou.
Pra mandar spam de ofertinhas, eles entopem nossa caixa postal. Mas para comunicar uma mudança importante dessas, eles se calaram e deixaram pra responder só a quem pedisse satisfações. Que me desculpem, mas isso pra mim é coisa de gente safada.
E se o departamento comercial errou ao fazer seu dever de casa básico, o departamento de marketing errou mais feio ainda ao destruir a relação de confiança que havia construído com suas clientes, e optar por manter uma oferta que deveria ser um regalo, a nosso custo. Não se faz cumprimento com chapéu alheio, ou em outras palavras: não se dá presente com o dinheiro dos outros.
Se eles não têm cacife pra bancar esse oferecimento, então que não ofereçam. Cada brasileira que faz compras internacionais está mais do que ciente dos riscos que corre, e nunca nem sonhou em responsabilizar a loja por isso. Melhor correr o risco de pagar mais de vez em quando, do que ter a certeza de pagar mais SEMPRE. Pra que punir TODAS as clientes, em prol de beneficiar ALGUMAS? Deixassem então que arcássemos com nosso próprio prejuízo, ou nos dessem ao menos a opção de escolher.
Em vez disso, o marketing da empresa optou por uma opção demagoga e ainda se fez de morto em relação ao que essa decisão acarretou.
Quem já foi taxada e pediu reembolso NUNCA ESTEVE CIENTE de que isso resultaria numa retaliação nem em uma discriminação de clientes brasileiras. Afinal, a empresa nunca divulgou a percentagem de clientes taxadas e a quantidade de reembolso que eles achavam aceitável para não interferir nos lucros. No que dizia respeito às clientes taxadas, elas podiam muito bem ser a exceção, não a regra.
Dizer que, por aceitar uma OFERTA da loja, a culpa é da cliente, é a mesma coisa que dizer que quando vc aceita um brinde, uma "necessaire grátis na compra de um produto X", ou uma amostra na loja do Boticário (por exemplo) vc é responsável pelo aumento de preços dos outros produtos da loja.
É injusto, é absurdo, não tem fundamento nenhum e ainda tira do comerciante a responsabilidade pela falta de competência e de ética que ele demonstrou.
Eu já fiz algumas compras no Morangão, mas todo o esquema da loja sempre me irritou. Essa coisa de eles nunca terem a linha toda, de venderem cores capengas, de ser um saco achar qualquer coisa no site... Mas apesar do website super mal feito, eu ainda era cliente por causa dos preços.
Agora? Não mais. Sinto muito, mas eu não compro com gente "esperta" que acha que eu sou burra.
Desde que notei a discrepância de preços (Re, nem me ocorreu que vc não sabia, senão teria te avisado, sorry) eu deixei de ser cliente. E, ao contrário das meninas que mesmo a contragosto priorizam preço (nada contra, elas não estão erradas. Isso vai mesmo de cada um), eu nem sequer abro mais a página ou os e-mails do Morangão, que agora vão direto pra caixa de spam. Pra mim, morreu. Ignoro regiamente. Foi pro limbo, junto com a All Cosmetics Wholesale.
Comprei meus 3 passos na Clinique na Droga Raia em 3 vezes no cartão, obrigada.
Mi
35 comentários:
Eu já tinha percebido isso. Li em alguns blogs que o morangão havia aumentado os valores em reais dos produtos devido a frequencia de encomendas extraviadas e taxadas aqui no Brasil. Pelo que elas disseram essa foi a forma deles arcarem com o prejuizo sem parar de vender para cá.
Bjs!!!
Provavelmente é o que a nossa amiga Grace disse. Agora é sacanagem aumentar a cotação do dólar por isso, podiam incluir no frete ou até no valor do produto sei lá, pq o dólar, por mais q a gente não queira sabemos sempre mais ou menos o valor que fechou no dia, na semana....e colocar uma variação na taxa é pura mutreta, desse jeito eles vão perder muitos clientes brasileiros...manipulação total de taxa que é fixada pelo mercado.
nossa nem tinha percebido,ate fiz outra compra essa semana.bjos
queria te convidar para participar do sorteio no meu blog!
bjnsss
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com
Oi, Rê! É isso mesmo que a Grace disse, os preços para o Brasil são diferenciados devido aos prejus que o MOrangão toma com os reembolsos e os extravios por aqui. Por isso só olho o preço em Reais mesmo para não entrar em deprê, kkkkkk.
bjs
Gente, não é nada disso.
Como sabemos, todo e qualquer produto é tributado ao entrar no Brasil, desde que ultrapasse aquele valor de 50 dólares.
O que acontece é que o Morangão está garantindo o valor dessa tributação. Como assim? Se vcs forem tributadas, o Morangão devolve o valor da taxa. Claro que isso tem um preço. Como eles têm a plítica de devolver os valores alfandegários (a-cá, imposto), fica um pouco mais caro por causa disso.
Não tem nada a ver com o risco do Brasil (no caso, o que foi citado que era pq os produtos se extraviavam). Eu já comprei no Morangão e na 1ª vez, não fui taxada. Na 2ª fui, numa compra de 78$ e enviei um e-mail pedindo o extorno do valor taxado e: pumba! Foi devolvido.
No Trendy Twins eles tb falam disso aqui: http://www.trendytwins.com.br/2008/08/morango.html
Eu já li um post mais completo no Trendy Twins, mas não estou conseguindo encontra-lo.
Sem contar que, o Morangão coobra na sua fatura de cartão de crédito em dólares, ok?
É isso msm q as meninas falaram... O Morangão aumentou os preços pro Brasil.
Bjssss
Fernanda,
Como o Morangão é pessoa jurídica, qualquer valor pode ser tributado. Até msm $10!!!! rsrsrs
Só não será tributado qd o valor do produto importado for abaixo de $50 e enviado de pessoa física para pessoa física.
Por isso, ao comprar no Morangão ou qq site, temos q avaliar bem se vale ou não a pena comprá-lo, caso seja tributado.
Foi um post que rendeu muito bafafá no Trendy Twins. O Morangão mesmo respondeu que está com preços diferenciados pro Brasil em teoria pra cobrir os prejus que tem sofrido com os reembolsos dos produtos taxados.
=/
E completando, não tem jeito mesmo, viu... Tentei comprar do paypal, pra compra ficar em dólares, mas eles mudaram o valor (pra cima) até lá. E agora o morangão está cobrando a fatura diretamente em reais no cartão.
É isso, girls...
Esse valor extra no Morangão já está rolando há algum tempo e antes qd eles cobravam em dolares na fatura a gente até pagava um pouquinho a mais, agora pelo menos vem na fatura exatamente o valor q fechou na compra e não tem o problema de qd a fatura fecha e vc paga ter mais variação ainda. Mas mesmo assim ainda tem coisa que vale muuito a pena... outro dia comprei um perfume lançamento la que o maior custava a mesma coisa do que o menos aqui. entao.. tem q fazer a comparação mesmo... por ex clinique vale muito mais comprar na Cosme q sai mais barato lá.
É isso aí mesmo que as meninas falaram, saiu no Trendy Twins e foi um bafafá geral. É claro que a maioria dizia no post que era melhor os preços ficarem mais baixos e não ter reembolso. Mas não sei se alguém fez uma corrente e mandou o pedido das consumidoras para que abaixe os preços e retire o reembolso.
Beijos
Acho que não tem nada a ver com tributação não. De pessoa jurídica p/ física sempre é cobrado 60% do valor do produto referente ao II (Imposto de Importação)então a taxa deveria ser em torno de 2,90 a 3,00 (cotando que o câmbio tem variado entre 1,76 e 1,80) e não 2,22 ou algo perto disso.
Comprava muuuuito no Morango mas depois dessa subida absurda nos preços e a receita pegando todas as encomendas e taxando...penso mais vezes em comprar lá!
Fora que, muitos amigos estão reclamando q eles não reembolsam mais todos os pedidos!
Fica difícil, taxa de 60% + ICMS...
bjossssssssss
Uma outra garota falou num blog sobre isso e eu concordo com ela,se todo mundo conhece a regra do jogo, ou seja ,passou tal limite vai ter imposto, acho muita má fé pedir reembolso..por isso que muitas empresas vão parar de entregar no Brasil..o povo extrapola..sinto muito..
Oi Rê, já deu muito comentário este assunto, acho que vc já deve ter percebido pelo tanto de respostas ao post.
Enfim, o preço para o Brasil é diferenciado. De qualquer forma atualmente o Morango também não trabalha mais com cobranças em dólares (ainda não experimentei, mas recebi um e-mail dizendo que agora o preço na fatura já vem em Reais).
Na época do bafafá, muito se falou e algumas pessoas chegaram a "conversar", o Morangão esclareceu a regra do jogo. Pelo motivo de muitos reembolsos, está distribuindo o prejuízo.
Acho que vai de cada uma verificar se vale a pena comprar ou não, mesmo com este ágio.
Eu já peguei duas ofertinhas por lá de kits Bourjois por 32,00 reais mesmo depois de tudo isto. E em nenhuma outra loja pagaria isto.
Tem que ver o que compensa pra vc. Eu, particularmente, já disse, só compro lá porque reembolsam. A loja oferece e mesmo tendo "prejuízo", sai no lucro.
COMPRA QUEM QUER.
O que me cansa é gente xingar e esbravejar quem solicita uma coisa que a loja OFERECE.
Tô fora, de discussões.
Resumindo, cobra a mais. Mas, ainda é mais barato. Eles não mentiram que estão cobrando a mais. E quem está solicitando reembolso só está exercendo o direito oferecido pelo estabelecimento antes da compra.
Outra coisa que ninguém atentou: não é o pedido de reembolso que fez algumas lojas pararem de vender para o Brasil, porque loja que não combina isto, nunca pagou.
O que fez as lojas pararem de vender para o Brasil foi o fato de que moça fica maluca porque a encomenda demora oito dias e já fica pedindo grana de volta. A loja reembolsa, reenvia e a mocinha fica com dois produtos.
Porque até onde eu saiba, Mineral não sei das quantas, parou de vender por prejuízos de "extravios" e não de reembolso, já que não praticavam.
Beijos!
É, aconteceu isso que a Grace falou!
Mas grande parte da culpa de tanta taxação das encomendas do Morangão feitas por brasileiras era justamente do próprio Morangão.
A caixa deles não era nada discreta, ainda vinha com um laço roxo (que finalmente eles tiraram!), tudo facilitando pro pessoal dar atenção pras caixas que eles mandavam.
Acho que é besteira essa política do Morangão de arcar com os prejuízos das taxações dos compradores, uma vez que eles não têm nada a ver com isso.
E quem compra no exterior, compra sabendo do risco que corre.
Mas no momento que eles preferem pagar o nosso prejú, acho que eles não devem aumentar o valor dos produtos para brasileiros, isso daí já é ridículo.
Muitas vezes eu deixo de comprar em algumas lojas como protesto, o Morangão é uma delas.
Beijos
Nooossa, muitos comentários. Em vez de responder aqui, emendei lá o post, colocando minha opinião sobre tudo que foi comentado aqui.
São muitas opiniões diferentes, a minha é um pouco diferente do que foi dito por algumas, mas é como eu vejo, é como eu me sinto em relação a isso. :)
bjs pra todas!
Bianca, seu comentário entrou simultaneamente ao meu. rs Concordo com vc, também coloco o Morango na minha última opção. Não consigo fazer como vc e boicotar, se precisar vou comprar deles, mas se puder, vou evitar.
bjs
Concordo com vc Renata. Faço minhas as suas palavras...
Beijos
Oi meninas,
Alguém sabe como peço reembolso pelo site da strawberry (morangão).
Bjos e parabéns pelo blog, adoro as dicas e sugestões.
Eu tô meio afastada, estou viajando e portanto sem tempo de responder uma a uma como gostaria. Mas consegui tirar um tempinho pra editar o post e dizer o que eu penso.
Talvez não seja uma opinião popular, mas é como me sinto em relação à situação.
Bjs!
Mi, não é uma opinião popular, mas é muito respeitável. A "coisas do USA" falou em "mutreta", você usou "safado", e eu concordo que esses adjetivos caem bem.
Milena, não poderia concordar mais com vc. Disse extamente tudo o que eu penso.
Nem entrar no site eu entro mais, pra não dar ibope com o meu acesso.
Meninas,
AMÉM!
Concordo plenamente com vcs, o editado do post disse tudo!
Muita gente (não to falando de ninguém aqui, pel'amor) ainda é hipócrita.
Independente de onde faltou dinheiro pro Morangão, da onde saiu mais....eles deveriam ter uma política de preços diferente. Ou até mesmo, colcoar um aviso no site, no fechamento da compra, sei lá..mas algo que fale "taxa de importação" ou "taxa de blablabla", agora manipular a cotação do dólar é muita sacanagem, muita (desculpa) putaria.....e mesmo se o preço ainda for mais baixo, não compro pq isso é enganar o consumidor, é fazer as coisas por debaixo dos panos, e se eles estão perdendo dinheiro com políticas q eles mesmo criaram, I'm so sorry, nós compradoras não temos nada a ver com isso...
Já falei demais né...
Bjos
Amo o blog de vcs.
Cá
coisasdoseua.blogspot.com
É Milena, esse assunto já "antigo" acho que no início de 2010 que foi bem divulgado, a Ana do Trendy Twins fez um post que foi muito comentado.
Fui eu até que passei um email do morangão perguntando pq do valor mais caro só pro Brasil, pois eu sempre costumava fechar a compra em dólar e agora nem é mais permitido, e por email obtive a resposta de que era devido os reembolsos. Pode escrver pra lá que vão te dar essa resposta.
Enfim cada um com sua opinião sobre reembolsos, mas pra mim o que vale agora é pesquisar muito antes e comprar principalmente o que vale a pena, o que pra mim é priorizar o que não é vendido no Brasil.
Bjos
Não tenho nada a adicionar, concordo com TUDO!
A Mi arrasou no que escreveu e está 100% correta!
Outra coisa que não me desce a viverem dizendo por ai que "não adianta reclamar, fora do brasil não tem direito do consumidor então não tem como exigir nada", me sai fumaça da cabeça isso, pois pra mim é simplesmente não entender xongas de direito brasileiro e muito menos da sua aplicabilidade.
Beijos e parabéns pelo post, utilidade pública!
Não tinha percebido isso, sempre paguei em dólares, mas agora essa opção não é mais permitida. É um absurdo! Nunca tive problemas com a alfândega, tenho certeza q a maioria das compras passa sem problemas... Acho que estão é usando isso como desculpa. A nós, resta fazer uma petition on line pra reclamar. o que acham?
OI Meninas.
Eu já comprei bastante coisa no Morangão, mas com a alta dos preços, atualmente, olho bem o que compro. Se valer a pena, compro sim. E das 10 vezes que eu comprei lá só a ultima vez não fui taxada. E em todas as vezes que fui taxada, fui reembolsada.
Fazendo as contas, mesmo com o valor mais alto, o Shampoo Silver que mamãe usa fica pela metade do preço no Morango em comparação com as poucas lojas que vendem aqui ou com o preço que o salão cobra por ele.
Então para mim ainda vale a pena.
Tambem compro o mesmo Shampoo na Feelunique e vale muito a pena porque é ainda mais barato. Mas fico rezando para a Receita não encontrar o meu pacotinho. Se encontrar, fazer o que né, pago e pronto. Tem que ser adulto, consciente e responsavel e assumir o risco.
Mas não vou deixar de comprar no Morango se o preço compensar.
Esse assunto ainda vai render muito comentario... rsrsrs
Bjos
Concordo com tudo, absolutamente tu-do que a Mi escreveu no post editado dela!!
Morangão pra mim agora é última opção, mas sim, ainda é uma opção... :(((
Fato, fiz as contas no protetor solar que comprei esses dias e deu uma cotação de dolar tipo 2,20! Em dolar era $26 e em reais $57. Tou falando do City Block fps40 da Clinique. Só que é foda, vai ver o preço dele por aqui, uns 80 reais, o morangão ainda sai em conta! Acho que a cara é analisar cada produto e ver se vale a pena. Juliana
Não é só isso que muda o preço não! Comprou no cartão?? Tem que ficar de olho no valor do cambio do cartão. Cada bandeira trabalha como um!
Aí tb tem q saber qual a taxa de cambio que eles trabalham, de lá? Daqui? A oficial é que não é, rs
Mas ainda assim..Morangão do meu coração, continua sendo uma ótima opção!
Ano passado tentei finalizar minha compra em dolar e eu não consegui..logo imaginei que era por causa das taxas que eles reembolsavam...
Quem faz compras internacionais sabe que o morangao nao praticava os melhores precos nem antes do aumento absurdo, o que nos fazia comprar é saber que vc teria o reembolso....
Eu compro shampoo na feelunique pq mesmo que eu seja taxada sai mais barato que o preco do morangao....
Eu me lembro que eles colocaram uma caixinha no comeco disso tudo avisando que as compras para o Brasil só poderiam ser concluidas em BRL...
Quem nao gosta muda de loja ué... agora fazer corrente o escambau pra eles deixarem de reembolsar acho demais... afinal eles ganham ai... eu mesmo só comprava por saber que eu seria reembolsada...esse é um diferencial que a loja tem...paga a mais quem ker...
Beijos e eu acho que isso ainda vai render..hehehee
Karina
É claro que é muito fácil para nós brasileiras ficarmos indignadas com a tributação.
O Brasil tributa muito (fato!), assim como a Alemanha e Suíça, por exemplo.
No entanto, os tributos estão previstos na Constituição Brasileira, suas alíquotas são previstas em lei, ou seja, dizer que pagar imposto é exceção é admitir que a sonegação de impostos é legítima e direito de todos os brasileiros. Pensar assim é concordar com todo e qualquer ato de corrupção. Divulgar ideias assim é abrir mão do direito de reclamar das irregularidades que existem na máquina administrativa...
Concordo que o Morangão age, sim, de má-fé. Se a ideia é embutir o valor da tributação no preço final do produto, a exportação para o Brasil deveria ser feita de forma regular, pagando todos os impostos. Do jeito que a coisa está, ela acaba embolsando o valor pago por quem comprou e não foi tributado. Ele conta com a sorte de seus clientes para ganhar um "a mais", alegando que esta diferença paga pelo reembolso.
Ora, das duas uma:
Ou o Morangão paga os impostos e exporta regularmente para o Brasil, embutindo este valor na conta do cliente ou cobre o valor apenas convertido para o real e assume os riscos do seu negócio de perder os clientes que acabariam pagando os impostos...
O que não dá é pra enganar o consumidor...
Eu tb vi isso hj, o dolar esta a 1,83. e concordo totalmente c vc sobre reembolso. Vc trata de assuntos e tem opinioes exatamente como as minhas. Já visitava seu blog antes mas agora esta no meu favoritos.
Poucas pessoas falam as coisas como elas são, vida real.
Bjs
Postar um comentário