COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Papo nada a ver pra terminar bem a semana – filme de humor que eu AMO!


Hoje em dia o humor descambou um pouco pro escatológico, e já houve época em que predominava o pastelão... São várias as formas de fazer rir! Eu gosto de comédias. O último que vi foi “Se Beber, Não Case” e sim, ri à beça!

Mas se eu puder escolher, o humor nonsense com uma dose de ironia, sarcasmo e crítica é aposta certeira. Quem faz isso muito bem são os ingleses, de maneira geral. Não é à toa que John Cleese e David Niven (tenho certeza que muita gente não vai saber quem são, o que me dá uma ponta de tristeza e faz eu me sentir velha rs) são 2 dos meus atores favoritos do gênero.

Eu agradeço à Sessão da Tarde por ter me apresentado várias obras primas, em especial uma delas que, até hoje, é um dos melhores filmes de humor que eu já vi:
Assassinato por Morte (Murder by Death - 1976).

murder_by_death_poster

O nome não faz sentido? Pois é, haha. Espere até ver o resumo da história!

Os 5 detetives mais famosos do mundo são convidados para um fim de semana em uma mansão, onde ocorrerá um assassinato. Para aquele que solucionar o crime, o prêmio de 1 milhão de dólares e – talvez a recompensa mais importante - a reputação de ser melhor que seus colegas.
O convite parte do milionário Sr. Twain, que se ressente dos romances policiais nos quais os detetives sempre brilham e o leitor é enganado com truques sujos de narrativa (como personagens que só aparecem nas últimas 5 páginas do livro, pistas não reveladas com o propósito de induzir ao erro, etc).
Em nome dos leitores ludibriados, ele pretende se vingar apresentando o crime perfeito e insolúvel, arrasando assim a reputação e a carreira dos arrogantes detetives.

O elenco é simplesmente fantástico, e os personagens são muito divertidos, rs:

  • O anfitrião milionário Sr. Twain é interpretado por Truman Capote e não tem mindinhos. Não é que ele tenha 8 dedos, ele tem 10. Só não tem mindinhos.kkk

capote  

  • Duas das melhores coisas do filme são a cozinheira surda/muda e o mordomo cego, interpretado por ninguém menos que Sir Alec Guiness (o Obi Wan da trilogia original de Star Wars).

maid  mordomo

Os detetives do filme tiram barato de ícones do Romance Policial:

  • Os atores David Niven e Maggie Smith (adoro ela, o pessoal hoje a conhece pelos filmes do Harry Potter) são Dick e Nora Charleston (paródia de Nick e Nora Charles)

niven smith

  • O detetive Milo Perrier (paródia do detetive Hercule Poirot, de Agatha Christie) leva como acompanhante o seu choffeur (interpretado por James Cromwell, de Baby – o Porquinho Atrapalhado).

perrier

  • Peter Sellers é o chinês Sidney Wang (paródia do detetive Charlie Chan), que leva seu filho adotivo japonês número 3, kkk.

wang

  • Jessica Marbles (paródia de Miss Marple, de Agatha Christie) leva sua enfermeira.
  • O ator Peter Falk é Sam Diamond (paródia de Sam Spade), e leva sua secretária/amante wannabe.

sam

O cenário lembra a atmosfera daquela tradicional capa do jogo Detetive (quem lembra?): mansão de pedra, escadarias, suítes, diversos aposentos/ambientes e sala de jantar suntuosamente decorada.
Pra quem gosta de ler Agatha Christie (como eu!), Conan Doyle, etc, o filme é obrigatório. rs

Assisti a primeira vez há mais de 20 anos e, sempre que pegava passando na TV, eu acabava assistindo de novo. E só fui sossegar quando, anos mais tarde, foi possível baixar a versão com o som original (só conhecia dublado) e gravar um DVD que hoje faz parte da minha coleção.

Apesar de ser engraçado mesmo dublado, muitas piadas e trocadilhos eram perdidos na tradução. Como a excelente passagem onde o mordomo conta seu nome, Jamesir Bensonmum, haha.
Quem fala inglês leva vantagem nesse aspecto, com certeza, mesmo com legenda em português.

Muito sarcasmo + nonsense + um time de atores nota 10 + interpretações e diálogos primorosos fazem desse filme um ícone pra mim.

Aqui está um vídeo de 10 minutos, com a primeira parte.
Pelo que vi, dá pra assistir o filme inteiro pelo Youtube, inclusive com uma resolução razoável. Pena que não consegui achar uma versão legendada.
Mas pra quem está acostumado a baixar Torrent, fica a dica. É risada garantida, do começo ao fim. :D

Eu vou me ausentar até meados da semana que vem, então deixo um beijão e desejo um bom fim de semana pra vcs! :)

5 comentários:

Roberta Mello disse... [Responder comentário]

Excelente filme, muito engraçado, que lembrança boa Milena!! Beijocas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parece ser engraçado mesmo..rsrs..Vou ver!
=1

Renata disse... [Responder comentário]

Nossa! Faz uns mil anos que eu vi esse filme umas 3 vezes! hauhauhauh

Queria ter te dado um telefonema hoje, mas cheguei agora. Se vc estiver online me dá um toque, se ainda der tempo de falar. Se não, super bom fds!

bj

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Peter Sellers, eu gostei tanto de um filme dele, O Convidado Trapalhão, que passava nos Corujões antigamente e deve ter queimado nos arquivos da Globo. Gostei tanto do filme que comprei dois DVDs, um pra mim e outro pro meu pai, já que nós dois choravamos de rir com a comédia.
Hoje parece bobinha, mas muito melhor que as forçadas comédias atuais.
Este filme eu não vi, mas só pela presença do "chinês" já me fez colocar seu post nos favoritos para um futura busca para assitir.
Beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Roberta!

Eu gosto tanto desse filme que fico contente quando encontro alguém que já viu, hahaha.



Oi Ligadona

É razoavelmente fácil de achar, meu irmão encontrou até legenda em Pt Br. Acho que vc vai gostar, rsrs.



Oi Re

Eu faço questão de ver pelo menos uma vez por ano, hehehe.



Oi Carlinha!

Cara, vc ia rolar de rir então com o Peter Sellers nesse filme... Ele tá muito bem, o papel é ótimo, haha.

Um Convidado Bem Trapalhão é um clássico (outro que eu conheci através da Sessão da Tarde, belos tempos!), mto engraçado tb. Tb é nonsense, mas vai mais pelo pastelão.

Outra série com o mesmo ator que talvez vc goste de ver é a Pantera Cor de Rosa, em que ele faz o Inspetor Clouseau. De chorar de rir, tem cenas clássicas.

Agora estão refilmando a série, com o Steve Martin. Mas os filmes antigos são bem superiores.

Beijos!

Related Posts with Thumbnails