COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Eu odeio maquiagem: “Ai, tô opaca!”

 

 

sea-glass  Imagem: Celia Pearson

 

 

Tem umas coisas que me irritam. Tipo pele opaca. Aquela coisa quando a base fica com aspecto de tinta latex, sabem? Ainda mais que minha pele sendo clara, parece mesmo cal de passar na parede, se vacilar.

Isso acontece porque eu não consigo usar base de pouca cobertura, com bastante transparência. Aí às vezes eu fico irritada quando a base fica assim.

Outra coisa que eu não gosto é pele mate. Engraçado, antes eu preferia, usava até primer matificante. Não sei se porque os protetores que eu usava deixavam minha pele brilhando (brilho oleosos), ou se minha pele mudou, ou se meu gosto mudou. O fato e´que agora não gosto mais de pele mate.

Um acabamento acetinado é legal, mas mate, mate mesmo acho que fica artificial.

Assim: a pele da gente ao natural não é brilhante de óleo, né? Ou pelo menos não deve ser. Mas também não é mate.

Aí a base e o corretivo tiram a transparência natural da pele, o pó matifica demais… E dá-lhe tentar usar mais coisas pra parecer que usou menos rs

Tem alguns jeitos pra fazer isso. Pra tirar o aspecto artificial muito opaco ou muito fosco da pele. Eu uso vários recursos diferentes. Mas como ia resenhar umas coisas aqui, vou contar como dá pra fazer isso com iluminadores e pós.

Pra começar vou logo dizendo que sou neném no mundo dos iluminadores. Só recentemente comprei alguma coisa que eu pudesse usar, porque não arriscava comprar coisas que me pudessem me deixar com cara de Ziggy Stardust.

Li trocentas resenhas, mas é difícil, uma fala que tem zero glitter, outra fala que tem muito… É confuso, porque “muito”, “pouco” e “demais” são conceitos tão relativos!

 

nautiluspearly

Imagem: www.seashell.com

 

Tanto que vai ser difícil explicar o que eu, por exemplo, acho demais. O efeito que eu persigo é de uma leve transparência, um brilho acetinado, levemente perolado, no máximo. Não brilho; transparência, dimensão, e eu não sei como explicar. rs É difícil. Eu busco é tirar o aspecto opaco que eu mencionei lá no começo desse post.

Tá, e o iluminador nessa? O iluminador não funciona pra mim. Por quê? Ora, porque é demais rs Acho que não é discreto, não dá uma aparência natural. “Ora”, direis, “é porque você não sabe usar!” Pode ser. Mas ando experimentando. É divertido brincar com eles, mas também é perigoso. Não dá pra brincar quando se tem hora pra sair, porque é bem possível ter que tirar tudo e começar tudo de novo se “aquele jeitinho novo que eu aprendi no youtube” não funcionar.

Esse post vou fazer diferente dos outros. Vou deixar o capítulo aberto pra comentários, pra saber se vocês também perseguem isso, se esses efeitos ultra matificados e opacos também incomodam vocês, e depois eu vejo como vou prosseguir no assunto.

Esses dias, por exemplo, descobri que a Carlinha também andava cismada com esse efeito “cal” que bases em pó dão à pele. Tem vários jeitos de contornar isso, e se interessar a vocês eu posso falar deles. Caso não, eu mostro as fotos do produtinho só pra vcs verem o fofo brilhando, pra quem gosta do brilho, afinal a moda é mate, eu sei.   :)

30 comentários:

Iza Vieira disse... [Responder comentário]

Compreendo... Não gosto tb.
Ando experimentando iluminadores... mas... apesar do brilho... é ainda um pó. Não sei... a depender da quantidade pra mim a pele fica parecendo ainda mais opaca... só que com uns gliters... não sei explicar

Duda disse... [Responder comentário]

Re, eu tbm não sou mto fã desse efeito pele perfeita totalmente sem brilho, acho mto artificial e grita "amigas, eu uso maquiagem!!". Me lembra de qdo eu era criança e as mulheres usavam pancake rsrs tenho horror a cara de reboco. Acho que a grande busca em relação a usar maquiagem é conseguir deixar a pele com aspecto o mais natural possível.
Agora, iluminador é uma coisa complicada, pq na hora que vc aplica não dá pra ver direito o efeito. Dependendo do produto vc erra a mão e sai toda trabalhada no brilho!! rsrs afinal a idéia é ficar bem sutil, de modo que as pessoas pensem que vc nasceu assim mesmo e não está usando nada, não?

Fala sim sobre modos de contornar pele total matificada e mostra seus iluminadores! bjos.

Sheila disse... [Responder comentário]

Então... eu tenho três iluminadores: aquele em bisnaguinha furta-cor da Avon, a base iluminadora da Vult e o duo da Vult - iluminador e bronzer. Gosto dos três e ainda não tive coragem de gastar mais moedinhas no do Duda Molinos - meu iluminador sonho de consumo.

Eu acho menos complicado acertar com iluminador que com blush, por exemplo. O do duo da Vult é super-discreto e uso sem medo. O outro da Vult eu acho legal quando tô mais bronzeada e o da Avon, passado "com parcimônia" fica lindinho.

Agora, cara matte total não rola. Muito artificial!

Beijocas e bom fds.

Cindy disse... [Responder comentário]

Eu acho assim. Existem bases e bases. Ou seja, pra cada (milhões) de gostos e funcionalidades. Eu não sou fã do rosto opaco, nunca fui, acho que tira um pouco da "vivacidade" da pele. Por isso, achei minha base-dos-sonhos: Face&Body. É carinha, mas vem bonitos 120ml pra eu usar por uns 10 anos. Eu acho que ela deixa um aspecto de pele uniforme, pele bonita. Ela é molhadinha, eu adoro isso. Deixa a pele normal, mas com um negócio a mais que ninguém sabe o que é, mas faz diferença.

E tem o iluminador. Iluminador deixa a gente com pele de rica. Aí é outra história. Linda história, aliás. aheiuha

Bjoss!

Luísa disse... [Responder comentário]

Eu vivo em uma relação de amor e ódio com pele opaca. Acho lindo um dewy, glowy look... Nas outras. Em mim fico achando que pareço oleosa. E, pior que opaca, é oleosa (IMO). haha

Mas, por algum motivo, comprei dois iluminadores (que eu amei!), e depois comprei mais um (Smooth Merge). O Smooth Merge ainda não usei pois chegou ontem. Mas o Candlelight... Ah, estou apaixonada. E eu nem usava iluminador (tinha, mas não usava e acabei desapegando)! Sou bebê ainda nesse quesito, então não posso falar muito. Uso nas bochechas, e vou subindo pelo lado do rosto, fazendo um "C". Essa noite saí com o Houshyar e usei um pouco no nariz e no queixo também... Ficou lindo! Mas na próxima vez não usarei no queixo, para não ficar correndo risco de parecer oleosa.

Beijos

Clara disse... [Responder comentário]

O meu truque favorito pra evitar o efeito mate total é misturar um pump do Strobe líquido da MAC à base, normalmente a Dermablend de bisnaga!

Ele não afeta a cobertura, que continua sendo mais alta, mas faz com que a pele fique iluminada!

Renata disse... [Responder comentário]

Iza, eu te entendo. De certa forma eu também acho esquisito. Estou explorando e tentando fazer funcionar. Às vezes dá certo :)

Duda, então... Complicado mesmo. Por mais que eu tente, aplicar iluminador do jeito que eu vejo nos tutoriais acaba deixando o efeito mais artificial, em vez de mais natural. Pode muito bem ser porque eu não achei o iluminador que eu preciso. Tem tantos diferentes! Quero aprender, por isso vou escrever alguma coisa a respeito, o feedback sempre é legal e sempre tem sugestões ótimas de quem já aprendeu.

Carina, já namorei a F&B, mas se eu fosse comprar, compraria a da MUFE. Sempre namoro essas bases com efeito dewy, mas não tenho nenhuma assim. Se você quiser compartilhar com a gente qual iluminador vc usa, e como, vou achar o máximo :)

Sheila, eu experimentei esses iluminadores que vc falou, e não curti nenhum. Especialmente o da Avon, tenho aqui e não rola, não consigo usar. :/ Como vc usa? Conta!

Malu, queria saber mais sobre esse Smooth Merge. Querendo compartilhar sua experiência, estamos por aqui! :D E se não quiser reativar seu blog, o MP tá disponível pra vc usar o espaço se quiser fazer uma resenha (não necessariamente do smooth merge, vale pra o que vc quiser, tá?)

Ah, e eu não acho que o brilho do iluminador se confunde com o brilho da oleosidade. Mas muita gente que tem pele oleosa acha isso. Talvez porque eu não tenha essa oleosidade natural eu não tenha tanta resistência com um pouco de dewyness :)

Clara, isso é o que eu gostaria de tentar, na verdade. Misturar um iluminador líquido à base. Acontece que não tenho um ainda! Tem fotos do strobe? Tem blog?

beijocas!

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Nossa Rê, quantas opiniõs, bem que você disse sobre os pontos de vista de cada um serem bem diferentes.

Por exemplo, o iluminador da Avon, para usar no C do rosto, como iluminador mesmo, é o meu preferido. Vou até olhar para ver não saiu de linha!

Eu espalho ele, bem pouquinho com o dedo, quase nada e ele acaba se misturando com toda a tralha recem passada na pele. Não sei explicar direito, só sei que é o que mais gosto!

E tem agora o Météorites, mas ele não é um iluminador, ele é um "ativador da luminosidade natural", sem o óleo do mal (palavras tuas, que adorei) que toda pele saudável tem!


Aguardando ansiosa os outros posts, porque cara matificada demais não rola, me sinto aquelas tias de antigamente como a colega Duda já citou.

Beijos!

renata959 disse... [Responder comentário]

Rê, eu sou do tempo em que o "certo" (como se existisse isso, kkk) era o efeito matte. Mas de um tempo pra cá tenho visto justamente o contrário, umas bases acetinadas (nem sei se o termo certo é esse). Não me acostumei ainda com isso, mas acho bonito, saudável, mais natural. Só nunca tentei em mim, entende?

Sobre iluminadores, nem sei usá-los direito. Tenho medo daqueles brilhos, hehehe, mas é ignorancia minha mesmo, simplesmente nao sei usar. Ontem vi um vídeo da Julia Petit aplicando iluminador e decobri pra que serve aquele pincel que veio no kit do sigma e tava encostado há séculos na gaveta, pois parecia ser de sombra, mas ele é mto grande pra isso. aí descobri que ele é pra aplicar iluminador, hahaha! Vivendo e aprendendo...

Bjs! Tô esperando o post com as fotos do efeito glowy (e wondering que diabos será esse tal efeito dewy?! rsss!).

Luísa disse... [Responder comentário]

Oi Rê,

Quando tiver uma opinião sobre o S.M., compartilharei minha experiência com vocês. Até agora o máximo que eu fiz foi passar o dedo pra ver como ele é hehehe

Ele foi da coleção de Julho de 2009, Colour Craft. Engraçado que vi um site vendendo custando os olhos da cara, e no nome (para justificar o preço, talvez?!) dizia "raro"... Mas ainda tem disponível no site canadense da MAC, na parte de Goodbyes, e pelo preço normal. hehe

Obrigada pelo espaço. ;)

Deve ser paranóia de gente oleosa/mista. hahaha Mas, de fato, o 'glow' do iluminador não ficou nem parecido com brilho de oleosidade.

Beijos, bom final de semana :*

Vivian disse... [Responder comentário]

Se essa cobertura que vc deseja tivesse um acabamento de batom acho q seria satin... rs. Eu encomendei um beauty powder da coleção Liberty pra usar como iluminador durante o dia, vamos ver se funciona, espero q seja mais sutil o efeito....

Duda disse... [Responder comentário]

Ah dei pitaco e esqueci de comentar sobre os meus produtos! ahaha
Eu uso iluminador quase todo dia, costumo finalizar a maquiagem com ele. Aplico com o pincel 168se da MAC no C, um pouco acima das maçãs, meio que encontrando com o blush, e o que sobrou no pincel no ossinho do nariz.
Tenho o Délice de Poudre da Bourjois, que deixo pra usar durante o dia. Eu gosto do efeito acetinado pq fica bem discreto e ainda por cima o cheiro do produto é mto bom!
E pra festas cheias de glamour rsrs eu tenho o Silver Dusk da MAC, mas ele é mto poderoso então tem que dosar a aplicação pra não ficar uma coisa meio desfile de carnaval.
Tbm tenho o iluminador candeia da Natura, que é naquela embalagem de gloss. Esse não uso tanto quanto o da Bourjois, deixo pra dias de festa pra iluminar o canto interno e abaixo da sobrancelha.

Falam super bem do Copabacana da NARS mas sei lá, acho que me dou melhor com produtos em pó pq consigo dosar com mais facilidade. Tô de olho no Belightful da MAC e no Albatross da NARS, mas me parece que o Belightful é no estilo do Délice de Poudre, então tô esperando o meu acabar pra poder comprar o da MAC rsrs ai são mtas opções!!

bjos

Clara disse... [Responder comentário]

Oi, Renata! Não tenho blog nem fotos do strobe, mas se quiser posso tirar e te mandar por email!

Bjos!

Dáfni disse... [Responder comentário]

Rê,

Olha, eu também não gosto muito de ficar parecendo que passei um reboco no rosto. Mas a Dermablend vai deixar assim, e por isso que uso ela em ocasiões especiais: casamento, por exemplo, onde todo mundo VAI ESTAR com cara de maquiada!

A Normateint eu tenho usado no dia a dia, e estou gostando muito. Ela deixa um aspecto mais natural que a dermablend, e aquilo que ela não esconde, dá-lhe corretivo. Pra mim está sendo perfeito.

E pegando uma carona no que a Carlinha disse, se quiser um brilho discreto, discreto mesmo, tenta o pó Météorites. Muita gente reclama que como iluminador ele não serve, porque não aparece. Mas, pelo que escreveu no post, acho que seria perfeito pra vc!

Beijos

Renata disse... [Responder comentário]

Carlinha, eu amaria o Meteorites, eu sei. Mas acabei de comprar um bem desse estilo da Estee Lauder (é um compacto, mas o efeito é maravilhoso), então tenho o suficiente pra um bom tempo. Daqui a pouco solto o outro post, to terminando lá.

Renata, na minha cabeça o efeito 'glowy' é aquela coisa etérea, tipo um brilho 'áureo' hahaha Dewy eu penso que é mais uma coisa assim "úmida", sei lá. Viajei? rs

Valeu, Duda, vou ficar de olho nesses :D

Clara, se vc tiver um tempinho pra me mandar fotos, eu vou amar!!! O email tá do lado, no blog, na pin up "contato". Super obrigada!

Dáfni, tenho usado iluminador embaixo da dermablend, ou até de corretivo, e fica ótimo. De dia mesmo ela fica bem menos "fechada" do que se passar direto na pele. E eu imagino que do jeito que a Clara falou (acima) deve ficar melhor ainda! Quero um iluminador líquido, a-go-ra! rs Você deve ter algum aí, pode tentar, né? ;)

Ah, e eu não iria de Normateint, minha pele vai mais pro normal, e no inverno fica meio ressecada. Por isso eu uso a Flexilift, da Vichy também, que é mais hidratante, vitaminada pra peles hmmmm maduras, e, suponho, menos matificante. Mas é como vc descreveu, mais natural, eu adoro! E o Meteorites, vou sonhando. rs Um dia eu compro hehe Por enquanto ainda tenho o meu da Estée Lauder (shimmering shell powder) que dá um super acabamento legal, imagino que seja do estilo do da Guerlain. :)

Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Shimmering shell (estee lauder):

http://shop.nordstrom.com/S/2971809

Sheila disse... [Responder comentário]

Oi Renata,

Então, do iluminador da Avon, eu usei no inverno, quando tava mais clarinha. Colocava mini-gotinhas em C nas têmporas e misturava. Gosto muito, inclusive em fotos - é o único iluminador que eu vejo em fotos.

Mas, isso é tão pessoal, né? Comigo deu certo e em uma amiga que experimentei também, mas já ouvi muita gente criticando ele.

Da dica do da Revlon, amei! Moro em Foz do Iguaçu e é tão barato Revlon no Paraguai - preço da net, normalmente.

Beijocas e bom domingo.

Boudoir de Beauté disse... [Responder comentário]

Re,
eu ainda sou iniciante no assunto iluminador e tbm to apaixonada pela base da MUFE, mas é mt difícil encontrar pra entrega no brasil =/

FALANDO EM PÓ, o que deixa a pele com acabamento natural com um certo brilho natural e eu amoooo é o Mineral Skinfinish Natural da MAC.
Não é opaco como o blot, é fininho e não dá muita cor, fica lindo!!!

Beijosss
Nane

Renata disse... [Responder comentário]

Sheila, eu acho estranho que esse iluminador da Avon fica um rosa muito intenso quando aplico. É engraçado, ele muda de cor, vai de branco a rosa intenso na pele. :O Não deu... Mas até vou tentar de novo haha Vc não é a única que gosta dele, vi nos comentários.

Nane, legal vc falar isso do MSF natural. Eu imaginava que era assim, mas não tinha certeza. Vai já pra lista de futuras aquisições. rs

bjs!

Renata disse... [Responder comentário]

Carlinha, o iluminador da Avon não fica super rosa na sua pele? :O Pra mim fica!

dricolina disse... [Responder comentário]

Eu uso o iluminador em bastao da nars, o copacabana que eh multi uso. Comprei numa promocao que tb veio o bastao da orgasm e um bronzeador, mas todos sao iluminadores. Acho que da mais dimensao a pele, e prefiro dos que sao em po. Tb uso o under eye photo up ( acho que eh esse o nome) da smashbox, mas o efeito eh discreto demais. e tenho stb aquela canetinha iluminadora da dior. "pele com radiancia", eles todos prometem, eu nao sei se consigo, mas sigo tentando.
abcs

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Não Re, não fica super rosa não! Ele some a cor e fica só o brilho sem ser glitter e por ser cremoso me dá o "glow" desejado.
E eu uso muuuuito pouco. Um pinguinho e espalho bem.

Milena disse... [Responder comentário]

Cara, eu tinha escrito um comment imenso, dei "visualizar" em vez de "publicar", e fechei a janela. ÓDIO.

Anyway, vou tentar resumir o que eu tinha falado...

Acho que esse equilíbrio é mais difícil pra quem precisa matificar certas áreas, mas gosta de brilho em outras. Quem tem pele muito seca se joga na hidratação 100%, e quem tem pele muito oleosa precisa controlar geral o brilho.

Já vi esse efeito de pele "morta" e sem vivacidade em algumas pessoas. Mas acho que quem tem pele *verdadeiramente* oleosa (não incluo aí pele mista, há um mundo de distância entre as duas) não passa por isso, mesmo que opte por matificar totalmente a pele. Pelo menos comigo é assim.

Mesmo que eu não acrescente cor, só de matificar a minha pele fica mais bonita, mais homogênea, mais aveludada...
Sei lá, com efeito acetinado, "glowy" ou "dewey", eu acho que cada poro/buraquinho/carocinho/relevo da pele ganha uma seta em neon dizendo "É AQUI, Ó". Só consigo notar essas coisas. Nos outrso ainda consigo achar legal, mas em mim eu tenho neura.

O problema não está na ausência de brilho em si, mas acredito que nos produtos usados para atingir esse objetivo.
O Blot, por exemplo, cumpre o que promete: matifica. Mas deixa a pele com um aspecto pesadíssimo, super artificial. Mesmo sendo praticamente invisível em termos de cor, a textura dele é muito fake e ruim.

Tenho testado uma base nova da Revlon e estou gostando do efeito.
Experimentei também a Dermablend e achei o máximo (Dáfni, eu achei que ela dá um acabamento natural, se vc usar pouquinho), e ainda vou investir na Normateint.
Todas essas matificam, mas acho que o resultado continua sendo uma aparência de "pele", não de pancake.

Karina disse... [Responder comentário]

Eu uso uma base da Dior com efeito matificado e pra fugir do efeito massa corrida uso O Eyeko Cream misturado com a base. Aliás, adoro fazer misturas com a base. Geralmente coloco meia porção de hidratante e meia porção de base. dosar a mãe na hora da base também ajuda.

Além disso, apesar de ter a pele um pouco oleosa, raramente uso pó. Para retoques prefiro um lencinho matificante a um blot.

Renata disse... [Responder comentário]

Dricolina, eu ouço falar tanto do The Multiple! A questão é que ando experimentando primeiro com uns mais ace$$iveis, pra ver se, no fim das contas, eu gosto ou não de iluminador. Por outro lado, é muito mais fácil gostar de um iluminador porreta assim, acho, né? Ainda to avaliando o investimento, mas dizem que ele é tuuuudo! Especialmente o Copacabana me interessa.

Carlinha, vou testar de novo. Depois eu conto. :D

Mi, qual base da dermablend vc testou? A líquida?

O efeito que eu falo que é "do mal" é justamente esse que vc comentou do blot. Pra mim, que tenho pele normal, tem vários produtos que dão esse efeito que vc descreveu. Vários pós, e algumas bases ficam assim. É questão de equilíbrio, acho, sua pele sendo oleosa compensa sozinha (até demais, suponho...), mas a seca.. Vc passa o troço e ele fica lá, daquele jeito, várias horas.

Karina, eu misturo muito também! Mas o Eyeko Cream eu não gostei. Achei seco, sei lá... Esquisito. Às vezes eu misturo com primer, e até mesmo com protetor solar. Quando a base é muito matificante, misturar com protetor solar fica perfeito. :)

bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vou contar uma pequena história: uma vez fui na Contém 1g e comprei uma sombra em mousse que tinha cor de nada. Achei que seria ótimo para usar todo dia, mas não rolou, porque a cor era tão nada que era a mesma coisa que não passar... Então ficou lá encostada.
Eu tenho pele oleosa e caí no conto da Dream Matte Mousse, a base milagrosa que sai no telefone, na gola da blusa e eu todo lugar que você pode pensar...
Daí eu li acho que num fórum de maquiagem que as meninas misturam hidratante na dream matte pra dar uma segurada maior na pele.
Somei a sombra encostada, a dream matte e o DDMG da Clinique, o hidratante perfeito, um pouquinho de cada, na mão e com os dedos mesmo, passo na pele e pronto, fica super fofo!

Re, você não tem pele oleosa, mas experimenta fazer isso com os produtos que você usa! Se você ainda não tem o iluminador líquido ou cremoso, testa com uma sombra cremosa, ou raspa um pouquinho de pó iluminador só pra testar, porque eu acho que é isso que você está procurando!
Beijo!

Dois amigos-primos, que pensam muita coisa sobre quase tudo disse... [Responder comentário]

Oii
Já tentou o iluminador natura cadeia?
Já tô no 3º vidrinho.
Não sei explicar a textura é algo meio liquido,na pele fica discreto e é facinho de aplicar
POr ser liquido parece uqe "diliu" um pouco o pó e deixa discreto

Beijos

Renata disse... [Responder comentário]

Ligia, adorei as suas dicas! Vou testar, sim! E quanto à base da Maybelline, vc tem razão, ela cobre TUDO! Inclusive o telefone, a roupa e a cara do seu namô. rs

Raira, pois é, outra pessoa também comentou desse iluminador. Não testei, mas vou dar uma olhada nele, sim.

Obrigada pelas dicas, meninas! :-*

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Tá bom Re, depois conta, mas é assim eu uso só no "C" do rosto e não uso sempre.
Para tirar o efeito "muito aveludado" que os pós que eu tenho estão me dando o Météorites está dando conta do recado!
Ah, a Milena me deu um "iluminador" (na embalagem está escrito sombra) que parece este seu do post, usando no mesmo C também está funcionando legal, passo com os dedos espalhando bem para não ficar marcado.
Em todo o caso, tanto o da Avon que é um gel creme e o em pó, as pessoas só reparam que tem algo "brilhando" em mim se eu peço para olhar de perto e aponto.
Acho que iluminador em pontos estratégicos usando de forma moderada tem mais um efeito psicológico do que visual, haha!

Acesso Vida Real disse... [Responder comentário]

Concordo total.
Tenho um dilema ainda pior, pois minha pele é seca, diferente da pele de todas as blogueiras do mundo *__* , quero dizer, as blogueiras so falam de pele oleosa, so existe pele oleosa, rsrs e quem tem pele seca sofre pq pra ficar com o efeito opaco nao precisa fazer esforço nenhum, e bases que deixam aspecto brilhoso me salvam.
BJs

Related Posts with Thumbnails