COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O melhor sabonete para meus pincéis

 

sabonete-pele-sensivel Imagem: cetaphil.com.br

 

Algum tempo atrás, porque minha pele estava muito seca e fina, comprei o sabonete Cetaphil para peles sensíveis (Galderma). No rosto, sinceramente, não gostei muito, não. Achei esquisito, minha pele fica… estranha. Mas limpa bem e não resseca. Aí voltei a usar meus óleos pra limpar a pele, e a barra de sabonete ficou lá, quase inteira.

Bom, se é um sabonete delicado e para pele sensível, imaginei que eu poderia usar pra lavar meus pincéis delicados. Alguns deles foram caros, né, tem que cuidar direito. Não uso qualquer coisa pra lavar meus pincéis, não!

Eu fiquei muito surpresa com o resultado. Esse sabonete limpa todos os meus pincéis, sem deixar nenhum resíduo. Até os pincéis de corretivo e base, que vocês sabem que são terríveis pra lavar. E batom? Que inferno é lavar pincéis de batom? Com outros sabonetes/limpadores, sempre fica um restinho – ou um monte. Aí vai álcool, vai sabonete líquido, vai shampoo, vai detergente, vai Omo, Veja, e o troço não sai de todo. (Pelamor, não levem a sério isso que eu escrevi, é só pra ilustrar.)

E nem precisa muito esforço. Na primeira lavada já sai tudo. Quase inacreditável, né? Mas sai mesmo. E não deixa os pincéis secos. Ficam macios! (Nos de cerdas naturais – não todos  - eu às vezes uso um tiquinho de condicionador também.)

Minha felicidade é maior com a extrema facilidade com que ele remove totalmente bases e corretivos dos pincéis, como eu disse. Quase qualquer uma, de qualquer pincel. Com bases mais resistentes, ou quando o pincel está mais saturado, lavando duas vezes já deu, também. Fica parecendo novo.

Só tem uma base e um batom que até agora ele não removeu. A base é a HD da Make Up For Ever. Aquilo é um bicho ruim pra tirar dos pincéis. Até hoje o melhor modo que encontrei de fazer isso é lavar com óleo de limpeza, o mesmo que eu uso no rosto, usando o mesmo método (coloco óleo no pincel, massageio, adiciono água, emulsiono, enxáguo bem, massageando). Aí sai tudo. Depois lavo com o sabonete pra remover qualquer resíduo de óleo que acaba ficando nas cerdas. Lógico que isso eu só faço com os pincéis sintéticos, porque eu não sou maluca de encostar um pincel de cerdas naturais naquela base louca. O batom é o OCC Lip Tar, aquele batom louco, que eu tenho que remover dos pincéis do mesmo jeito, com óleos.

 

Esse sabonete é fácil de encontrar em qualquer farmácia. O preço varia entre 20 e 30 reais, e dura um milênio.

Eu realmente recomendo muito que vocês experimentem. É barato, é rápido (mais rápido que produtos líquidos, eu lavo um monte de pincéis rapidinho), é fácil de achar, é extremamente eficiente. Não dava pra ser melhor.

Ah, essa é a versão para peles sensíveis, mas tem um pra peles oleosas. Não testei este último, mas eu acho que a coisa funciona mesmo porque ele age “dissolvendo” as crost.. digo, os resíduos, e não pela ação de adstringentes mais fortes. Obviamente to dizendo isso “de orelhada”, porque não sou química, vocês sabem. Só sou palpiteira. De todo modo, prefiro esse, porque meus pincéis são sensíveis! :P

Sério, vai lá na farmácia e compra um. Sério.

 

20 comentários:

Coisa Phynna disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
HELENA disse... [Responder comentário]

Gente, nunca teria pensado em lavar meus pincéis com sabonete facial! Adorei, vou testar! bjo

Renata disse... [Responder comentário]

C.P., infelizmente tive que remover seu comentário porque continha anúncio. Mas obrigada por comentar.

Helena, já testei vários sabonetes faciais nos meus pincéis, mas é que esse é melhor que os outros, por algum motivo.

bjs

Marcia disse... [Responder comentário]

Oi Renata, gostei da dica. Eu faço o mesmo, já testei vários, realmente alguns limpa melhor do que outros. Em geral os com muita glicerina não limpam bem, mas estes com ativos emolientes são ótimos.

Vou testar com outros para pele sensível, este de 30 reais ainda está meio caro para o meu orçamento.

Maria Clara disse... [Responder comentário]

Obrigada pela dica, Renata.

Mas gostaria de saber se a longo prazo você notou algum tipo de ressecamento nos pincéis de pelo natural.

Eu estou começando e investir em marcas mais luxuosas de pincel e vários dos que tenho escolhido são de pelo de esquilo. Por isso, acabo tendo um pouco de receio na hora de lavá-los. Continuo usando o velho e bom shampoo infantil, mas estou sempre em busca de novos métodos.

A Hakuhodo sugere limpar os pincéis com sabão para lã dissolvido em água morna, mas eu confesso que não tenho coragem de lavar os meus com sabão para roupas, embora eu já tenho visto em vídeos e blogs várias mulheres lavando seus pincéis com sabão em barra.


Enfim, creio que já tenha falado demais.

Beijos

Maria Clara disse... [Responder comentário]

Ah! Renata, perdoe-me pela impertinência, mas gostaria de dar uma sugestão.

Há algum tempo resolvi me aventurar e comprar pincéis diferentes e, por causa de uma resenha lida no Delicate Humminbird, acabei comprando o pincel de blush RMK, marca de uma maquiadora japonesa.

Renata, o pincel, feito a mão com pelo de esquilo azul (creio que não cortado), é uma das coisas mais macias que já senti na vida, apesar do preço compatível com pincéis da MAC.

Além de tudo, por causa do material mais suave, com elasticidade e resistência ideais e boa quantidade de cerdas, ele distribui o blush de maneira mais delicada e suave, tornando quase impossível errar aplicação até dos blushes mais pigmentados.

Ademais, os pinceis da RMK são produzidos pela Chikuhodo, uma das melhores fabricantes de pinceis do Japão (eles também fabricam os luxuosos pincéis da Suqqu).

A única grande diferença que notei entre ele e os meus pincéis da Hakuhodo é a qualidade do cabo, visto que o da RMK é bem mais leve e me parece ser mais simples).

Mas isso pouco importa na aplicação.

Ah! Para completar, a loja em que pedi o pincel entrega com frete gratuito em compras a partir de U$30,00 e declara a compra como gift (minha encomenda chegou na minha casa em surpreendentes duas semanas! Mal acreditei quando vi o pacote me esperando).

Enfim, segue o link para a resenha que me levou a comprar essa pequena jóia: http://delicatehummingbird.blogspot.com.br/2011/07/brush-weekend-rmk-cheek-brush.html

Beijos.

Ps.: Comprei o meu na loja indicada na resenha.

Karina disse... [Responder comentário]

Melhor coisa pra lavar pincéis com base:
Dove cream oil shower.
Sai tudinho, tenho um flat top e a base do sai com esse dove.

Beijos

Karina

Agora que sou mãe. Branca disse... [Responder comentário]

So lavo meus pincéis com detergente neutro, e por ultimo algum xampu pra finalizar, agora to usando o detergente e após xampu de bebê. Fica limpo sem nenhum respiduos, inclusive as esponjas. detergente neutro pra mim o melhor.

Renata disse... [Responder comentário]

Márcia, acho que o truque é esse mesmo: sabonetes mais "hidratantes" e emolientes devem funcionar melhor pra derreter os resíduos. Boa sorte na busca! ;)

Maria Clara, Não falou demais, não! Fica à vontade. Se eu tivesse um pincel desses, eu também seria mais prudente. Olha, sabão em barra é igual a sabonete líquido no seguinte sentido: um pode ser totalmente diferente do outro. Poucos são iguais, aliás. Que nem tudo, né? Shampoo, creme... A diferença é na fórmula de cada um. Sobre Hakuhodo, uma coisa que sempre ouvi dizer foi que os caras conhecem muito sobre o que fazem, então se eles recomendarem uma coisa, eu acreditaria. Porém, esse "sabão pra lã" parece uma coisa bem específica, deve ter alguma fórmula diferenciada. Provavelmente estão se referindo a alguma coisa que existe lá no Japão, algum sabonete mais delicado ou com algum componente específico que eu nem imagino o que seja. Não arriscaria um dos nossos "sabões para roupas". Mas o assunto vale uma pesquisa pra ver o que as pessoas que têm Hakuhodo, Suquu, Chikuhodo usam. :)

Maria Clara, não é impertinência, não! Eu sou tentada por esses pincéis há muito tempo. rs E realmente, não acho tão caros (exceto alguns que realmente são uma exorbitância mesmo, mas compreensível por conta da arte que a manufatura deles envolve). Eu acredito mesmo que sejam "super-pincéis", e ainda vou ter um - ou alguns haha Me conta, onde você comprou? Hakuhodo eu sei que manda pro mundo todo, mas os outros não sei onde encontrar. Quero guardar a loja pro futuro - espero que próximo. :) Ah, o Delicate Hummingbird é um blog que eu adoro e sigo. A Gaia, do The Non Blonde, também tem várias resenhas de pincéis, ótimas. Outros blogs que eu gosto e que também têm várias resenhas desses pincéis: The Black Panties, Drivel About Frivol, Glossed in Translation. Perdição total. haha Um dia desses vou ter um pacote desses me esperando. (suspiro...)

Karina, já usei o Dove, esse mesmo que você falou. Mas esse Cetaphil tira mais rápido ainda :O Aquele sabonete tipo óleo da Nivea também é campeão pra tirar bases, especialmente de esponjas. É mara!

Pink Mix, pessoalmente não gosto de nada muito adstringente pra lavar pincéis, especialmente os naturais.

beijos!

Dani Cano disse... [Responder comentário]

Tenho metade de uma barra guardada lá em casa. Como minha filha tem dermatite atópica vivo variando de sabonete p/ ver se ela se adequa a algum. Quase todos ressecam a pele dela, inclusive esse.
Vou usá-lo p/ lavar meus pincéis já que o shampoo da johnson´s que eu usava acabou.
Hoje ela está usando o cetaphil restoraderm sabonete líquido, mas ele tem um cheiro horrível (diz q é sem cheiro, mas eu sinto um cheiro ruim - "olfato sensível é foda").

bjo!!

Maria Clara M. disse... [Responder comentário]

Oi, Renata,

muito obrigada por me responder.

eu comprei o meu RMK aqui: https://ssl9.chi.us.securedata.net/bonboncosmetics.com/merchantmanager/product_info.php?products_id=685.

Eu já conhecia o The Non Blonde e o Glossed in Translation (escolhi alguns Hakuhodo com ajuda das fotos de lá.), muito obrigada pelas outras indicações.

Olha, eu acho que vale muito a pena investir em bons pincéis. É incrível como eles conseguem transformar alguns produtos (especialmente blushes e bronzers)

Bom, eu comecei a investir em pincéis há algum tempinho. Comecei com os da MAC, mas hoje me arrependo do dinheirão que gastei em alguns pincéis da marca - que na minha opinião cobra muito caro pela qualidade oferecida por grande parte de seus pincéis.

Alguns, como o 217, 239, 222 165 e 182, são realmente excepcionais, mas para a maioria dos outros é possível encontrar opções de qualidade muito superior por preço bastante similar.

Agora tenho começado a me arriscar com a Hakuhodo, RMK, Trish Mcevoy e Paula Dorf e com esses a diferença de aplicação é realmente gritante, principalmente nos pincéis faciais.

Mas cabe salientar que eu sou muito branquinha (Siberia na Nars), então para mim a principal qualidade em uma ferramenta de maquiagem é a aplicação delicada de produtos pigmentados.

É gritante a diferença na aplicação de um blush com um pincel de pelos de cabra da MAC comparada com um de pelos de esquilo. Quando aplico blush com um pincel de esquilo (ou misto de esquilo com cabra) eu obtenho um véu de cor translúcido de acabamento delicado. Por outro lado, pincéis mais grosseiros, como o 129 da MAC, são garantia de efeito palhaço (embora o 129 seja um dos meus pincéis de aplicação favoritos).

Enfim, ando meio alucinada por pincéis e tenho preferido gastar mais dinheiro neles que em maquigem.

Acho que vale mais a pena, porque a gente acaba acumulando tanta coisa que não consegue usar tudo antes de estragar. Os pincéis, se bem cuidados e de qualidade, podem durar uma vida e transformar um produto mais ou menos em algo genial.

Mais uma vez acabei falando demais e de forma desordenada. Acho que o meu amor pelo assunto acaba me cegando.

Beijos

Maria Clara

Renata disse... [Responder comentário]

Dani, eu acho o shampoo Johnson's muito adstingente. Nem no cabelo eu gosto. :/ Ó, eu usei um sabonete líquido pra pele sensível que achei bem legal, chama Fisiogel (Stiefel). Talvez seja legal pra sua filha. ;) Ah, não tem cheiro ruim.

Maria Clara, eu também acho que vale a pena esse investimento. Até o fim desse ano não posso gastar muito, mas depois vou investir num desses, pra pó, por causa do que você falou mesmo. Eu quero um que aplique de leve, sem bagunçar base, sabe? E um pra blush, claro. E... Bom, a lista tende a ficar grande. rs

Concordo com você sobre a MAC. Tenho alguns e acho a qualidade bem "mais ou menos". Não valem o que custam, melhor gastar um pouco mais e pegar um pincel bom pra valer. AAAh, eu também uso "Siberia". TÃO difícil achar cor clara assim, né? Eu sei exatamente do que vc está falando, sobre aplicação de blush. Os meus duram uma vida, porque só dá pra encostar o pincel, senão fica demais.
Não se preocupe com comentários grandes, pode escrever que é legal!

bjs!

Karen Lommez disse... [Responder comentário]

que ótima dica heim? trabalhando com maquiagem eu sempre tenho muitos pincéis para lavar e os de base e batom dão muito trabalho! Vou testar! bj

Renata disse... [Responder comentário]

@Karen LommezKaren, é tão bom que eu nem tenho mais preguiça de lavar meus pincéis! hahahah Batom é inferno pra tirar do pincel, sim! Foi aí que eu vi o quanto esse sabonete é melhor. Se vc testar, depois, se lembrar, conta aqui se gostou?

bjs

Yas disse... [Responder comentário]

Renata, adoro suas resenhas! comprei esse sabonete por causa da sua indicação e testei hoje nos pincéis. achei mais ou menos, os de corretivo e batom tive que dar uma forcinha com meu cleansing oil e dois pincéis de blush ficaram meio manchadinhos. em compensação, um de sombra que eu jurava que ia ficar manchado ficou limpinho e tirou todas manchas de base/corretivo da minha esponja! vai entender...
mas foi a primeira vez lavando, vou tentar mais vezes prq gostei muito de como ficam as cerdas pós lavagem e por ser fácil de enxaguar. geralmente eu uso o dove shower cream oil e funciona legal com tudo. beijo!

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Yas! Sério? Os meus não ficam manchados, não... Achoq ue depende do tipo de cerdas? Os naturais ficaram bem brancos, sem esforço. Ah, e sabe de uma? Em pincéis sintéticos, às vezes, eu uso óleo pra limpar, também. Mas não gasto meu óleo facial, eu uso aquele óleo de banho da Nivea, ele é como um 'sabonete/óleo', e funciona também que é uma beleza. Não acho muito prático, barra é mais fácil pra mim, então uso mais. É, o Dove usei muito tempo, mas por algum motivo a barra me dá menos preguiça de lavar. Sei lá! haha

bjs

Yas disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Yas disse... [Responder comentário]

Oi, Renata! Ahhh, faz todo sentido! Realmente o pincel de blush que ficou meio manchadinho era de cerdas sintéticas (mas só usei com blush em pó). Vou observar melhor essa diferença na próxima lavagem!
Quando você fala do óleo de banho da Nivea você diz aquele sem cheiro? Eu comprei o de melão (yummy!) e o lily-alguma-coisa pra usar no corpo no inverno, tinha achado estranho prq eles deixavam minha esponja esquisita, meio ressecada. Um dia lavei os pincéis com o de melão, limpou super bem mas ficaram bem ressecadinhos. Resolvi com um condicionador, mas não gostei muito da textura estranha que deixou. Fiquei na dúvida se aquele sem cheiro deixava assim também.
Beijo!

Renata disse... [Responder comentário]

Escrevi um monte e apaguei. grrr.
Yas, sobre o que vc disse antes, tem razão, o Dove é mais chatinho de enxaguar, acho que é por isso que me dá preguiça.

O da Nivea que eu falo tem cheiro, sim, e é uma delícia. Uso no banho também. :) É esse: http://www.nivea.com.br/Produtos/Cuidado-para-banho/Natural-Oil
Já falei dele aqui no blog mas a foto sumiu. Acho que antes chamava Nivea Bath Care, agora é Nivea Natural Oil. Mas só uso nos pincéis sintéticos!

bjs

Yas disse... [Responder comentário]

Ahhh! Obrigada :D

Beijo, Renata!

Related Posts with Thumbnails