COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMUNICADO IMPORTANTE: os blogs e os avisos de vírus

Quem tentou acessar o blog nos últimos dias levou um susto: deu de cara com uma alarmante página vermelha que avisava que o site possuía “malware” e podia danificar seu computador instalando programas/vírus sem permissão. Claro que ninguém vai se arriscar e clicar para entrar num site com um aviso desses, né? Eu também não entraria.
Muitas leitoras e amigas avisaram pra gente sobre o que estava acontecendo e eu, que tinha passado o dia fora, só pude começar a resolver o problema no domingo à noite. Levou cerca de 24h para tudo voltar ao normal.

Como isso aconteceu?

Bem, o Makeupalooza nunca distribuiu malware ou vírus, claro. Fomos pegos – junto com outros milhares de blogs, também inocentes – nessa advertência do Google por tabela.
Utilizávamos um aplicativo simples de um site notório por fazer scripts para blogs. Esse site foi hackeado alguns dias atrás e, em questão de horas, resolveu o problema eliminando a falha de segurança. O Google saiu marcando todos os blogs que tinham qualquer aplicativo feito pelo site. Como esse processo é automático, continuou acontecendo mesmo depois de o problema original ter sido resolvido.

Gostaria de agradecer a todos os leitores pelos avisos e pela preocupação e paciência de esperar tudo voltar ao normal. Com o apoio e o carinho de vcs, esses obstáculos ficam bem mais fáceis de serem superados. :)

 

A parte a seguir não é de muito interesse para as leitoras, é direcionada às outras blogueiras que também foram afetadas e não sabem o que fazer:

Guia super rápido para quem está enfrentando o mesmo problema:

O chato é o seguinte: o Google classifica os blogs como inseguros, mas para sair dessa lista o dono do blog tem que pedir uma revisão de status. A advertência é automática, mas a sua remoção não. Então, mesmo o blog estando limpo, o aviso só cai se o dono fizer uma série de procedimentos. Isso leva um tempinho.

1. É preciso fazer uma conta no Ferramentas para Webmasters, do Google.

2. Cadastre seu(s) blog(s) lá. Sugestão: se vc tiver um domínio .com ou .com.br, cadastre-os também. Explicando melhor: eu cadastrei tanto o makeupalooza.blogspot.com quanto o makeupalooza.com

3. Vc vai precisar verificar a titularidade do seu blog. É só seguir as instruções, acho que o método mais fácil é escolher a opção de verificação pelo código do Google Analytics. É automático e rapidinho.

4. Quando vc receber a confirmação, é só voltar ao menu, clicar em “Diagnóstico” e depois em “Malware”.
Se estiver tudo OK, a mensagem será “O Google não detectou malware neste site.” (como vcs podem ver na imagem abaixo, tirada ontem à noite).

print_diagnostico

Se houver algo errado, haverá uma explicação na tela.
O que pegou todo mundo de surpresa foi o blogutils.net. Se esse for o problema descrito no seu blog, é só pedir revisão do status que em breve tudo voltará ao normal. Se o problema for outro, vc terá que seguir essas recomendações.

Obs: sugiro fazer o procedimento tanto para o domínio .com quanto para o blogspot.com. Senão é capaz de o Google liberar um, mas manter o outro travado.

Bem, é isso. Além de dar um susto e afastar leitores que podem perder a confiança e não retornar ao blog, todo esse processo gera um estresse danado, né? Até blogs amigos que continham links receberam avisos e acabaram afetados, sendo obrigados a retirar os links. Muito, muito chato isso tudo.

Por conta dessa corrente de avertências paralelas, eu retirei temporariamente o blog roll da coluna lateral. Mas vou colocar os blogs amigos de volta, ok?

Beijos, eu e Re agradecemos mais uma vez! ;)

13 comentários:

Diana disse... [Responder comentário]

Que chato isso hein! Pra pegar o contato de vocês eu cliquei no continuar e depois passei antivirus no pc...vai saber ne rsrsrs Só assim consegui enviar mail pra vocês pq nada abria.
Que bom que foi só um susto e que já foi resolvido!

Bjs
Diana

Karen Lommez disse... [Responder comentário]

Nossa Milena, um horror! Tive que tirar meu blog roll tb e vou seguir as instruções, assim como divulgar seu post! Tomara que se resolva. Tb fiquei triste e estressada aqui. Uma sacanagem ter que tirar os links dos blogs que adoro, inclusive o seu. Não tenho mais relógios e contadores de visitas alheios ao Blogger, nem terei mais. Bem vamos ver se todas resolvemos! Obrigada pela dica! BJ

Simone Makeup disse... [Responder comentário]

Que chateação...
Que bom que tudo foi resolvido (com um pouquinho de trabalho), mas foi.
Imagino o stress de saber/achar que o blog esta contaminado...
Adoro o blog de vocês!
Bjos,

Karen Lommez disse... [Responder comentário]

Segui tudo o que vc falou,até tive que incluir o código do Google analytics no meu blog, mas deu tudo certo. Apareceu a mesma mensagem que colocarei no blog para minhas leitoras, assim como vcs. Uma vez que tenha feito isso está tudo resolvido? BJ

adri disse... [Responder comentário]

nossa, ainda bem que está tudo bem!!! eu fiquei super triste uns dias atrás, qdo entrei aqui e vi o aviso do malware.

Mas retornei sim e pude ler esta explicação sobre o fato :-)

obrigada pelo tutorial ajudando a consertar, tenho um amigo que está com o mesmo problema e vou correndo mostrar seu post pra ele, rsrs

beijao

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Milena, com meu blog está acontecendo a mesma coisa. Retirei tudo dele...e estou aguardando o resultado da análise.
Estou a mais de duas semanas cm esse problema e sem saber o que fazer. Muito obrigada pelo tutorial. Eu já estava quase eliminando meu blog.Eles demoraram para responder sobre a análise do blog ? Beijos e novamente muito obrigada

Claudia disse... [Responder comentário]

Nossa, que susto!
Ainda bem que o pessoal da Suri-emu me avisou e a Diana me passou o link de voces! Agora ta tudo normal.
Obrigada, gente! As dicas foram otimas

Renata disse... [Responder comentário]

Afff, achei, por uns momentos, que o blog ia morrer. Já pensou? Todos esses arquivos que a gente usa pra consulta, pra registrar opiniões...

Ainda bem!

Amanhã coloco um post novo pra comemorar. Dois produtos espetaculares, por sinal :D

bj

Carlinha disse... [Responder comentário]

Menina cadê vocês????????
Nunca mais postaram nada...
Adorando esse blog!!
Beijos

creme de tratamento disse... [Responder comentário]

Meninas cadê vcs? Acompanho e me oriento com os posts de vcs, torço para que voltem a postar.

Dáfni disse... [Responder comentário]

Milena, foi um super pesadelo né? Aff, fiquei um FDS inteiro tentando entender o que estava acontecendo... nada melhor que amiga blogueira que entende das coisas! :)

Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Gente!

Queria agradecer muitão a paciência que vcs tiveram quando esse incoveniente aconteceu!


Diana,

Muito legal a confiança que vc depositou na gente, obrigada! Eu também passei o antivirus aqui e não deu nada, hehe. ;)




Oi Karen

Desculpe não ter respondido antes. Te afetou tb, né? Foi muita gente! Pois é, o blogroll voltou tem pouco tempo aqui tb. Mas vc viu que foi fácil de resolver, né? AInda bem!
Acho que o problema não foi dos contadores em si, e sim do Google que saiu marcando todo mundo à toa. Mas eles tavam em mudanças tb, acho que não deve acontecer mais (pelo menos não tão cedo, haha).
Seu blog já voltou à nossa lita, tá?



Oi Simone

Obrigada! Pelo menos o estresse passou relativamente rápido, e o pessoal ajudou bastante. :)




Oi Adri

De nada, eu tb fiquei perdidinha, por isso espero ter ajudado.




Oi Suave Veneno

Não respondi a tempo, né? Espero que tenha tudo dado certo (e rápido) pra vc. Pra gente foi rapidinho.
Quando algo assim acontecer, não se desespere, tem sempre alguém que descobre como dar um jeito, hehe.




Oi Claudia

Todo mundo foi pego de surpresa mesmo, hehe.




Oi Re

O Google adora matar a gente do coração... rs.




Oi Carlinha

Tamos sumidas mesmo, né? Eu não respondia comentários há quase um mês... Afe! Mas tô voltando, hehe.




Oi Creme de Tratamento

Andei um pouquinho afastada, aí o blog deu uma caidinha. Mas já tô de volta... :)




Oi Dáfni

Pois é, muito chato. Pior é que o Google lasca um bloqueio e nem pra explicar, né? Lá vai a gente revirar a internet pra entender o que acontece, hehe.
Valeu pela força, tá?


Beijos, meninas!

Ale Lima disse... [Responder comentário]

Aconteceu comigo..
Várias fotos horrorosas e obscenas..Fiquei arrasada..
Agora que tô retornando ao normal

Que bom que vcs resolveram !

Bjs

Ale Lima

Related Posts with Thumbnails