Lá no começo de 2010 eu fiz uma resolução de ano novo de diminuir a quantidade de produtos de maquiagem que possuía. Fui uma boa menina e cumpri mesmo minha promessa. Do ano passado para cá, foi-se uma caixa enorme de sapato lotada de produtos. Alguns para desapego, outros para doação e outros foram pro lixo mesmo.
A palavra “coleção” do título está entre aspas porque na verdade eu nunca tive muuuuuuuuuita make, apesar do que a atividade de escrever um blog sobre o assunto possa sugerir. Provavelmente, tenho muito menos do que a maioria das meninas com o mesmo hobby que eu. E agora, tenho menos ainda.
A tal resolução veio por 2 motivos, os 2 ligados ao blog:
- Pra começar, a quantidade de produtos que eu tinha aumentou muito com a rotina de resenhas e testes, e eu passei a comprar com muito mais frequência do que antes, e até mesmo mais do que conseguia usar. Quem tem blog sabe que o ritmo de consumo é maior do que o de uma pessoa com um interesse comum por make (o que é normal). No começo, a gente se empolga com tudo que é lançamento; quer colocar a mão em tudo, testar tudo. Mesmo que eu não estivesse cobiçando algo loucamente, a curiosidade e a empolgação falavam mais alto.
Mas depois de um tempo, eu acabei perdendo o tesão nesse ritmo louco, confesso. Sem querer causar polêmica nem desmerecer ninguém, o que não falta na internet são blogs que mostram lançamentos, tendências, produtos it, né? Então eu hoje prefiro resenhar menos, mas falar de coisas mais originais e/ou que me são mais queridas.
- Outro motivo foi o seguinte: instrução. É impressionante o quanto eu aprendi com os blogs (meu e dos outros). Não que eu fosse uma jeca na aplicação de maquiagem, não é isso. Mas agora eu conheço muito mais a minha pele, as minhas formas, o que me favorece e que tipo de produto serve pra mim. E isso influencia muito no método de tentativa e erro. Eu erro MUITO menos do que antes, e acabo com muito menos produtos encostados.
Meu arsenal ocupa toda a enormidade de 2 micro gavetinhas no banheiro, 1 gaveta da mesa de cabeceira, 1 organizador de acrílico, 1 copo onde guardo os lápis, e 2 porta-trecos onde guardo os pincéis (separo os de olhos dos de rosto).
Fora isso, tenho no armário um organizador onde guardo pincéis que não uso no momento e uma maleta com potinhos vazios, embalagens, aplicadores, esponjinhas, etc.
Falando assim parece muita coisa, mas nem é…
Gaveta do criado-mudo:
Na frente, fica dividido assim:
- À esquerda, as coisas que posso precisar antes de dormir ou durante a noite: cremes para as mãos, descongestionante nasal, protetor de ouvidos, balm, etc.
- No meio, ficam as bases. Essa foi uma seção que diminuiu bastante!!!
- À direita, coisas de cabelo (elásticos, presilhas, etc).
No meio:
- À esquerda, as sombras. Paletinhas pequenas, quartetos, sombras e paint pots avulsos, jumbo pencils, etc.
- À direita, os batons. Fora 4 que eu deixo na gavetinha de “todo dia” e um que fica na bolsa e outro no carro, esses são TODOS os meus batons. Essa foi outra categoria que sofreu uma redução absurda. Fiquei com mais ou menos a metade do que eu tinha.
- No cantinho: kit de pincéis para viagem
No fundo:
- Paletas diversas, lencinhos de papel, esponjinhas avulsas, etc.
Tampo da mesinha:
- Tenho um pote de madeira onde guardo meus pincéis mais usados de rosto, um pote de vidro onde guardo meus pincéis de olhos, e um organizador de acrílico onde guardo as máscaras e os primers de olhos.
Pincéis de rosto:
Pincéis de olhos (com um intruso no meio, rs):
Máscaras, primers de olhos e brush-guards:
Gaveta 1 do banheiro:
Aqui fica tudo que eu uso no dia-a-dia.
- No compartimento de cima: blush favorito do momento, pó (Blot), kit de correção de sobrancelha, corretivos em creme.
- Abaixo, à esquerda: protetor Anessa, os 4 batons favoritos do momento (variam muito), balm, corretivos em bisnaga, líquidos e em bastão.
- No compartimento de plástico à direita: protetores tintos, corretivo em mousse, primer corretor de pálpebras da Stila e sombras em bisnaga.
No fundo da gaveta ficam algumas coisas usadas com menos frequência: sombras em caneta, delineadores em gel, lip plumpers, etc.
Gaveta 2 do banheiro:
Parece bagunçada, mas sou capaz de achar tudo no escuro (rs). Aqui ficam:
- os blushes (em pó, creme e bastão), que são uma miscelânea danada de marcas. Avon, Milani, Tarte, NYX, MUFE, Revlon, Sleek, Jordana, e por aí vai…
- meu outro pó (Revlon ColorStay).
- meu bronzer e meu iluminador (desses últimos, só fiquei com um de cada).
Deu pra ver que blush é um dos meus itens preferidos, né? Haha.
Porta-lápis:
Aqui ficam os delineadores em lápis. Quase todos de olhos, 1 de sobrancelha e 2 ou 3 gatos pingados de lábios.
Fala aí se não é um acervo bem pouco impressionante pra quem escreve um blog sobre maquiagem! Desafio qualquer blogueira a ter menos make que eu, rsrs. E no entanto, eu tô super satisfeita com essa quantidade. Ainda tem coisas que eu uso muito pouco, mas isso se deve ao fato de terem cores menos neutras e não por eu não gostar do produto (não é todo dia que a gente usa sombra roxa, mas ela merece seu espaço, né?).
Lógico que vou continuar comprando coisas novas (no momento, eu tenho pelo menos umas 3 bases na wishlist, rs). Mas a meta é tentar não aumentar muito o número de produtos, porque eu tô achando ótimo esse lance de não perder o controle da coleção.
É difícil, mas vou tentar manter tudo nos eixos tirando um produto antigo para cada novo que entrar. É preciso disciplina… Muita disciplina, hehehe.
Ah, depois que eu voltar do Rio, vai rolar desapego por aqui. Inclusive com produto da MAC. Afinal, tenho que abrir espaço. :P

PS: só uma fotinho do Enzo pro pessoal que pede… Sonecando na cama enquanto eu arrumava as malas. ^^