COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Coloração de cabelos - I

Quando a Carlinha resolveu mudar a cor do cabelo e eu li que ela estava procurando a cor que estava na cabeça dela (dentro), me toquei que tem muitas coisas que pra mim são óbvias, mas que pra maioria das pessoas não são.

Isto porque, pra quem não sabe, eu já trabalhei nesse ramo (cabeleireiros) e conheço o assunto relativamente bem. E existe muita diferença entre o que a gente sabe, tecnicamente, e o que vem escrito nas caixinhas de tintura pra cabelos pra usar em casa.

Vou ter que dividir o post em partes, porque realmente tem muita coisa pra abordar, e talvez ler tudo isso não seja de interesse de todas, mas pra quem tinge o cabelo em casa, provavelmente vai resolver muita coisa, tenho certeza.

Tinturas X tonalizantes

Pra começar, uma explicação básica sobre a diferença entre tintura definitiva (permanente, ou qualquer outro nome, aquela tintura que tinge mesmo, tintura, o clássico) e tonalizantes.

Qualquer coloração que se coloque no cabelo vai depositar pigmentos nos fios. Teoricamente, os tonalizantes só vão depositar pigmentos, sem retirar os pigmentos naturais dos fios. As tinturas, por outro lado, fazem trabalho duplo: removem os pigmentos naturais (parte deles) e acrescentam outros.

É por isso que, se o tom escolhido for mais claro que o seu natural, o tonalizante não vai funcionar. Pensem em tonalizantes como num papel celofane colorido. Ele vai combinar a cor depositada com a cor que você já tem, então se colocar um vermelho em cima de um loiro, vai ficar bem vermelho, mas se colocar em cima de um castanho escuro, vai ficar super discreto ou só ver o avermelhado no sol, sabem como? Pois é.

É por isso, também, que tonalizantes em cores claras não cobrem cabelos brancos. Assim: se você colocar um vermelho, por exemplo, num cabelo escuro com fios brancos, o que acontece é que os fios escuros não mudam quase nada, e os brancos ficam de um vermelho intenso (lembrem, pensem no celofane em cima da cor original). Mas se a cor usada for próxima da cor natural do cabelo, o resultado provavelmente vai ficar muito bom.

Então, pô, qual a vantagem do tonalizante? Várias.

Primeiro, como ele não clareia, com o passar do tempo, quando for saindo, não vai ficar aquele cabelo desbotado-cor-de-cabelo-de-espiga-de-milho.

Segundo, cabelo quando fica despigmentado fica palha. É por isso que quando a gente tinge de novo, ou retoca as raízes, o cabelo fica mais macio, porque está colocando pigmento nele, de volta. E como o tonalizante não remove os pigmentos naturais, ou remove uma quantidade mínima, ele não dana todo o cabelo na saída.

Terceiro, que é muito menos agressivo, então a textura do cabelo fica muito melhor que com tintura. Fica mais brilhante também.

Quarto: como é muito mais suave, pode ser usado com a frequência que se quiser, e aí de novo vem a idéia do celofane: quanto mais camadas, mais intensa a cor, certo?

Tinturas permanentes?

Pois é, elas são chamadas assim, as tinturas clássicas. Tinturas permanentes. Não gosto desse termo, porque fica a impressão de que você vai tingir e pronto, já mudou a cor e nunca mais precisa fazer nada, ou que os tonalizantes são temporários. Não é bem assim.

O tempo de duração de um bom tonalizante é igual ou maior (dependendo de qual, até muito maior) que de uma tintura “permanente”.

A tintura, e quem tinge os cabelos sabe disso, depois de uns 15 ou 20 dias começa a ficar fosca, amarelada, desbotada, ressecada, cor de espiga, e pede pigmento de novo. Portanto, não é só uma questão de retoque por causa da raiz. Por exemplo: se você tingir seu cabelo de uma cor idêntica à sua natural, o que acontece? A tintura remove os pigmentos naturais e coloca artificiais. Fica beleza. Na hora. Quando sai, sua raiz fica bonitona, e o resto que foi tingido, depois de um mês, fica um lixo, porque o pigmento artificial sai e fica aquele cabelo palha, desbotado, amarelado/avermelhado. Arrrrgh!

O tonalizante é amigo e vai saindo discretamente, deixando o cabelo como estava antes, ou pelo menos com muito menos alterações do que a tintura provocaria.

 

Bom, isso foi assim pra começar. rs  Pretendo dividir a história em partes, sendo as próximas sobre tinturas profissionais x tinturas “caseiras” e outro sobre cores. Espero que sejam úteis.

33 comentários:

Glorinha disse... [Responder comentário]

oie
bom dia
vc faz falta,fico feliz qdo posta
mil bjk

Anônimo disse... [Responder comentário]

Renata,
que ótimo este post!!!
Ando procurando freneticamente blogs com informações úteis sobre coloração e cabelos e... não existem!
O melhor da internet que eu conheço é o fórum do site www.cabeloslindos.com.br. Mas não tem posts assim, pq não é blog... dá pra tirar mil dúvidas, acho até q vc ia gostar de conhecer.

Tava faltando! Boa ideia!
Parabéns pelo post!
Bjão!
(obs: aguardando os próximos!!! Q sejam mtos!)

Daniela disse... [Responder comentário]

Ótimo post!!!
Eu nem pinto cabelo ainda (33 aniiiinhos), mas com certeza será de grande utilidade pública.
Renata, será que vc poderia abordar tb sobre a henna?
Dizem que TODA henna tem chumbo ou metais pesados, mas tem uma marca que vende no Brasil a "surya henna" que vem ESCRITO na embalagem que não tem nenhum metal pesado, nem parabenos e amônia etc, etc...
Mas uma cabeleireira me jurou de pé junto que tem sim metal pesado.
Achei que a henna agrediria menos o cabelo.

Paula Freitas - Blog TodaBeleza disse... [Responder comentário]

Achei super interessante o post e bem esclarecedor. Eu tinjo os cabelos no salão com tintura 'clássica' e a cada 20 dias passo tonalizante para recuperar a cor e cobrir os fios brancos.

Dá super certo e meus cabelos não ficam detonados com o excesso de amônia :)

Bjux,
Paula

Anônimo disse... [Responder comentário]

http://makebafonica.blogspot.com/

Érica Souza disse... [Responder comentário]

Fiquei tão feliz pq vc comentou lá no blog Rê...vc e a Milena são umas queridas, adoro os posts de vocês, ese é muito útil, apesar de eu não pintar as madeichas...^^...beeijo

http://makeupfull.blogspot.com

Lina disse... [Responder comentário]

Adorei o post, muito esclarecedor!
Com certeza esperarei os próximos da série, este assunto muito me interessa....

Bjos!

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Own, Re! Que maravilha!
Estou "me achando" por ter te inspirado!

Lamento o fato de ter perdido a guerra para os fios brancos e também por ter que largar o tonalizante. Usei este tipo de coloração por anos e só tenho elogios!

Como iniciante no mundo da tintura permanente vou adorar ler o resto!

Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Renata, muito legal sua abordagem do assunto, gostaria de pedir que vc fale sobre a diferença entre tonalizantes e tintas no caso dos cabelos brancos. Abraço

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Renata! Eu estou com esse problema. Faço luzes e já tenho alguns cabelos brancos. No mês q faço ficam todos escondidinhos, mas logo começam a aparecer. Faço o cabelo de 4 em 4 meses e queria saber o que posso usar para esconder os branquinhos nesse intervalo. Meu cabelo é castanho claro, por isso o contraste da raiz com as luzes não é muito grande.

ana sk disse... [Responder comentário]

Oi Renata,
adorei o post e vou esperar pelos próximos da série. eu tenho que disfarçar os brancos com tonalizante.
Voce conhece o HiRichese? Uma linha dentro do Richesse que diz clarear um pouquinho o cabelo, se voce souber poderia falar sobre ela. como eu nao entendo nada, acho meio confuso, é tinta ou tonalizante? rsrs
Ah, queria te contar que experimentei a Face and body do outro post, e realmente, voce tem razao é muito boa, estou adorando, só falta um filtrinho solar ali, mas talvez ate por isso ela seja tao levinha. Eu achei ela ate melhor que a Dior Nude Glow, que também é muito boa. Fiquei feliz que nao mudou de cor durante o dia, eu sempre acabo o dia meio laranja quando uso base.
um beijo,

Milena disse... [Responder comentário]

Eu tb tenho disfarçado os brancos com luzes, mas depois de alguns meses acontece o que a Dani falou, o efeito funciona melhor no começo.

Sem contar que eu acho que abusa um tanto do cabelo... Meu cabelo sem dúvida era mais fácil de cuidar antes. Agora, noto que ele está mais frágil.

Eu realmente não queria, mas mais cedo ou mais tarde vou ter que passar pro tonalizante mais escuro.

Oh well... :/

Daniela disse... [Responder comentário]

Uma vez usei o tonalizente richesse e meu cabelo ficou igual cabelo de milho. E não é exagero. O pente não deslizava mais, parecia "rasgar" o cabelo. Coisa mais horrorosa. Joguei o resto fora.
Será que fiz alguma coisa errada? Pq todo mundo elogia a richesse e comigo não deu.
Fiquei pensando depois se eu não deveria ter feito uma mega hidratação antes e outra depois. As vezes nem foi culpa do tonalizante.

Sandra Intini disse... [Responder comentário]

Gente, como é polêmica essa coisa de tinturas e tonalizantes, né? É tão pessoal que não tem como escrever sobre o assunto sem ser parcial! Eu por exemplo gosto de tintura permanente, tonalizante não pega no meu cabelo nem na porretada.
Muito legal que você, conhecedora do assunto, resolveu falar sobre. Fale mais, fale sobre tudo, que esse assunto é beeeem bacana!

Milena, welcome back!

Beijo pras duas!

Ana disse... [Responder comentário]

NOOOOOSSSAAA!!! isso era tudo q eu queria! o problema do meu cabelo é bem sério!!

eu comecei a ter cabelos brancos com 21 anos e hj com 35 minha cabeça está cheia deles, principalmente nas temporas.

eu comecei fazendo reflexo, mas acabou ficando claro demais e eu não gosto. daí foi a via crucis, reflexo-tonalizante, reflexo-tonalizante, mas realmente detona meus fios...:(

é, mas to querendo largar o reflexo novamente e tentar ficar só no tonalizante.

bjs e super obrigada pelas dicas!!

Dáfni disse... [Responder comentário]

Super utilidade pública, Rê! Certamente que a gente não tem estas informações em geral, então... estamos ansiosas pro resto da história!

Beijos

TatE Coelho disse... [Responder comentário]

Mto bom o post. Algumas coisas eu ja sabia mas não sabia dessa das tintas tirarem pigmento natural e os tonalizantes so adicionarem.
;D

Renata disse... [Responder comentário]

Meninas, eu tinha respondendo uma a uma, e o blogger travou e engoliu meu comentário imenso. Que ódio!

Então, desculpem, mas vou dar uma resposta mais geral dessa vez, mas vocês sabem que eu apreciei todos os comentários, né? :-*

Sobre tonalizar entre as tinturas, se for mais claro, é realmente ótimo!

Sobre a henna: não gosto. Não vejo nada de bom em henna: a cor é feia, resseca o cabelo, não cobre branco... De bom, só tem que é natural. Ora, curare também é natural, e não é bom, não! rs

Dani L, é isso mesmo. Não existe solução pra esse caso, não. Pena... É como a Milena comentou aí logo abaixo.

Ana, eu preciso que vc me conte sobre a Dior Nude! Tudoooo! a f&b é melhor? como??? Tava quase comprando essa dior!


Make baphonica, não fui ver seu blog, e se aparecer mais um spam aqui vamos bloquear seus comentários.

Daniela, produto bom não faz isso. Não foi culpa sua não ter recuperado o cabelo depois que uma tintura o detonou. A culpa é da tintura, sim senhora! rs

Renata disse... [Responder comentário]

Sandra, não é bem polêmica. São coisas bastante distintas, tá? Pelo jeito vou ter que escrever mais posts do que eu planejava hahah

bjs, meninas!

Renatinha disse... [Responder comentário]

Muito bom e útil esse post. Sou "escrava" da tintura, por causa dos cabelos brancos... é muuuito chato ter te tingir os cabelos a cada 15 dias.. podiam inventar uma pílula que fizesse parar de nascer cabelo branco.
beijos
PS.: vc pode falar sobre tinturas para grávidas. Obrigada

Gislaine Ceregatti disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Gislaine Ceregatti disse... [Responder comentário]

Estou passando pra deixar minha contribuição sobre o assunto. Depois de uns 3 anos tentando virar ruiva, fiquei expert em tonalizante.

Os 3 anos se devem ao fato de eu ter uns resquícios de relaxamento no cabelo, por isso não podia usar tintura permanente, que era incompatível com a química do alisamento e ia acabar por quebrar legal todo o meu cabelo.

Nessas experimentei quase de tudo que existe de tintura-sem-amônia, desde C. Kamura, Salon Line, Tonalité... até que me encontrei na Soft Color vermelhos especiais. Aplico no cabelo todo a cada 3 semanas e são sinto danificar o cabelo nem um pouco. Ou seja, foi o que a Renata falou, tonalizante não danifica o cabelo como uma tintura.

Assim, faz um ano e pouco que consegui ficar RUIVA mesmo, com tonalizante -- pra quem entende, meu cabelo natural é 4, consegui chegar no tom 5 com o Soft Color, ou seja, dá pra clarear um pouco sim, mas besuntando MESMO o cabelo com a mistura, usei dois tubos pra chegar no vermelho que tenho hoje.

Não testei ainda os da L'oreal profissional, a Richesse ou Hi.Richesse, mas como estou satisfeita com meu vermelho, nem vou tentar. Melhor não mexer em time que tá ganhando.

Helena Porto disse... [Responder comentário]

Oi Renata! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao site de compra kiss and makeup. A venda é através de pay pal. Nunca comprei dessa forma. Vc já comprou? É seguro?

Helena Porto disse... [Responder comentário]

Oi Renata! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao site de compra kiss and makeup. A venda é através de pay pal. Nunca comprei dessa forma. Vc já comprou? É seguro?

Helena Porto disse... [Responder comentário]

Oi Renata! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao site de compra kiss and makeup. A venda é através de pay pal. Nunca comprei dessa forma. Vc já comprou? É seguro?

Helena Porto disse... [Responder comentário]

Oi Renata! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao site de compra kiss and makeup. A venda é através de pay pal. Nunca comprei dessa forma. Vc já comprou? É seguro?

Renata disse... [Responder comentário]

Obrigada, Renatinha! Vou comentar, então, no próximo post sobre esse negócio de tintura pra grávidas - pelo menos o quanto eu sei ;)

Gislaine, é isso aí. Também já fiz isso, fui do 5 pro 6 com Color Touch vermelho. Tonalizantes são cumulativos, não é pela quantidade que vc usa, e sim pela frequência. :)

Helena, muitos sites e vendedores usam o Pay Pal. É super seguro, eu uso direto, acho ótimo ter uma conta no Pay Pal, viu? É facinho, prático, e super útil! Se joga! :D

bjs

Adriana Rodrigues disse... [Responder comentário]

Olá querida!
Adoro seu blog, por ser de utilidade feminina pública!

Já experimentei várias tinturas mas nada de especial.
Estou curiosa para usar o 8.34 da Keune, mesmo tom da Júlia Petit (ruiva natural), para 'manter' meu tom natural, por ser ruiva de nascimento.
A questão é encontrar estas tintas e/ou tonalizantes Keune e Joico (dizem ser ótima tb) no tom 8.34. Saberia me dizer onde compro esta coloração no RJ ou no Brasil, via online?
Obrigadíssima.
BJ
Adriana

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Adriana!

Obrigada!

Olha, essas tinturas são ótimas, especialmente a da Joico. Infelizmente não sei onde se encontra, não. :( Pena... Dá uma busca no The Find, ou no Ebay.

bjs

Rayssa Diniz disse... [Responder comentário]

Tonalizei meu cabelo de preto; mas nao gostei.
Todos me falam q por ser tonalizante ira sair rapido.. mas esta demorando, e eu ja nao aguento essa cor.. o q posso fazer para retira-la sem agredir meus fios?!
ahhh e sem agredir a progressiva q eu tbm fiz..
Obrigadaa

Rayssa Diniz disse... [Responder comentário]

Tonalizei meu cabelo de preto; mas nao gostei.
Todos me falam q por ser tonalizante ira sair rapido.. mas esta demorando, e eu ja nao aguento essa cor.. o q posso fazer para retira-la sem agredir meus fios?!
ahhh e sem agredir a progressiva q eu tbm fiz..
ESTOU DESESPERADAAA!!
me rsponda o mais rapido por favor..se possivel.. pelo me email tbm!
=)
Obrigadaa

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Raissa. Complicado, viu? Melhor vc procurar um cabeleireiro, e um bom. Preto é terror. Sozinha vc não vai conseguir, não. Melhor um cabeleireiro avaliar.

bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá boa noite! Eu tonalizei anteontem mais nai gostei ficou esquisito, a minha dúvida é daqui a quanto tempo vou jogar a tinta? Eu estou usando o tonalzante a um mês ! Obrigada, sucessos

Related Posts with Thumbnails